domingo, 10 de maio de 2015

10+ DIA DAS MÃES (E FILHAS ATRIZES)

10 Gracie Gummer & Meryl Streep & Mamie Gummer 
Muitas filhas resolvem ser atrizes seguindo os passos da mãe, mas isso deve ser assustador para quem divide os genes com Meryl Streep. Com dezenove indicações ao Oscar, três estatuetas na estante (a última por A Dama de Ferro/2012), Meryl motiva a carreira de sua filhas - que até o momento fazem pequenos papéis em vários filmes independentes. Meryl interpretou o papel de Mamie mais velha em Ao Entardecer (2007) e Grace Gummer viveu o papel de sua mãe jovem em A Casa dos Espíritos (1993).

09 Blythe Danner & Gwyneth Paltrow
Danner atua desde a década de 1970, em décadas de carreira já trabalhou com os mais variados atores e diretores (tendo vários longas com Woody Allen no currrículo). Indicada a um Globo de Ouro e a vários Emmys, os passos da veterana foram seguidos por sua filha, Gwyneth que ganhou o Oscar de melhor atriz em 1999 por sua atuação em Shakespeare Apaixonado. As duas apareceram juntas em Sylvia - Paixão Além das Palavras (2003). 

08 Janet Leigh & Jamie Lee Curtis
Janet ficou famosa por sua inesquecível cena no chuveiro de Psicose/1960 (que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Coadjuvante), já Jamie Lee  fez de tudo em sua carreira de atriz, de strip-tease em True Lies (1994), roubo atrapalhado de diamantes em Um Peixe Chamado Wanda (1988) entre outras peripécias que a tornaram uma das atrizes mais populares das décadas de 1980 e 1990. 

07 Natasha Richardson & Vanessa Redgrave & Joely Richardson
Vanessa é uma unanimidade quando o assunto é atuação, sendo que suas filhas precisaram de muita coragem (e talento) para se sobressairem na mesma profissão da mãe. Infelizmente Natasha (que era casada com Liam Neeson) faleceu num acidente em 2009 após atuar em filmes de sucesso como Nell (1994) e Operação Cupido (1999).  Coube a Joley continuar o legado da mãe trabalhando no cinema (O Patriota/2000, Os Homens que Não Amavam as Mulheres/2011...) e produções para a TV (como a série Nip/Tuck). Vanessa Redgrave tem cinco indicações ao Oscar, sendo que levou um para casa somente em 1970 por sua atuação em Julia de Fred Zinnemann)

06 Debbie Reinolds & Carrie Fisher 
O relacionamento das duas já virou até filme (Lembranças de Hollywood, estrelado por Meryl Streep e e Shirley MacLaine). A presença em vários clássicos do porte de Cantando na Chuva (1952) tornou Debbie num patrimônio de Hollywood, Carrie não fica atrás, já que carrega para sempre um personagem inesquecível no currículo: a princesa Léa da saga Star Wars (1977)

05 Jennifer Ehle & Rosemary Harris 
Elas podem não ser muito conhecidas, mas Jennifer Ehle é uma das melhores atrizes do cinema americano atual, basta vê-la em Contágio (2011) e A Hora Mais Escura (2012) para entender o motivo. Ela até contracenou com a veterana mãe em Sunshine (1999). Rosemary ficou conhecida do público jovem interpretando a tia Mae nos filmes do Homem-Aranha (2002) estrelados por Tobey Maguire. Atuando desde a década de 1950, sendo uma das favoritas de Alfred Hitchcock, Harris foi indicada ao Oscar por sua atuação em Tom & Viv (1994)

04 Goldie Hawn & Kate Hudson
Louras e festeiras, Goldie e Kate fazem o estilo melhores amigas e são muito queridas. Kate foi indicada ao Oscar de coadjuvante por sua atuação em Quase Famosos (2000) e está sempre em cartaz com algum filme, Goldie tem o Oscar de coadjuvante na estante pelo seu filme de estreia, Flor de Cacto (1969) onde contracenou com os consagrados Walter Matthau e Ingrid Bergman quando tinha apenas vinte e três anos. Goldie também esteve em vários sucessos, sendo indicada ao Oscar de atriz por A Recruta Benjamin (1980). 

03 Dakota Johnson & Tippi Hedren & Melanie Grifith
A medalha de bronze fica para o trio de atrizes que já faz parte da história do cinema americano. Tippi Hedren foi uma das musas de Hitchcock (presente em seus últimos clássicos: Os Pássaros/1964 e Marnie/1964), Melanie anda em baixa, mas está em clássicos dos anos 1980 como Dublê de Corpo/1984 e Uma Secretária de Futuro/1988 - que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de atriz. a filha de Melanie e neta de Tippi, Dakota, ficou conhecida recentemente por ser a elogiada protagonista da adaptação do best seller 50 Tons de Cinza

02 Diane Ladd & Laura Dern
Ladd e Laura já apareceram juntas em vários filmes, estiveram em Coração Selvagem (1990, onde Ladd foi indicada ao Oscar de Coadjuvante), As Noites de Rose (1991, em que Laura foi indicada ao Oscar de melhor atriz e Diane como coadjuvante), Ruth em Questão (1996) e na série Enlightened (que rendeu a Laura o prêmio de melhor atriz cômica no Globo de Ouro de 2011). Vale lembrar que Laura foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante desse ano por sua atuação em Livre.

01 Fernanda Torres & Fernanda Montenegro
Pode parecer um nacionalismo bobo, mas dá orgulho de saber que Fernanda Montenegro foi a primeira atriz latino americana indicada ao Oscar (por Central do Brasil/1998) e que sua filha tem na estante um prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por Eu Sei Que Vou Te Amar/1986 de Arnaldo Jabor - isso sem falar na infinidade de outros prêmios nacionais e internacionais que as duas já colecionaram em décadas de carreira! Tal mãe, tal filha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário