domingo, 24 de maio de 2015

Combo: Só pensam Naquilo

5 Na Cama (2005) Provavelmente pouca gente conhece esse filme chileno baratíssimo, mas, acredito que muita gente conhece sua versão brasileira (piorada) estrelada por Reinaldo Giannechini e Paola Oliveira - chamada Entre Lençóis/2008. A ideia é bem simples: Daniela (Blanca Lewin) e Bruno (Conzalo Valenzuela) se conhecem numa festa e resolvem curtir algumas horas num motel. Entre algumas cenas tórridas, o casal conversa sobre amizade, ex-relacionamentos, camisinhas, tempo de "recuperação masculina" e até lendas urbanas sobre esse tipo de estabeleciomento... Às vezes o diretor Matias Bize exagera, mas o longa tem um frescor latino irresistível (bem diferente da insossa versão tupiniquim). 

4 Paixão e Sedução (2000) Jonathan Teplitzky escreveu e dirigiu seu primeiro filme contando com a ajuda de um casal de atores que além de simpáticos também são bastante desinibidos - e o mais importante, deixam tudo tão natural e espontâneo que você nem se dá conta que a maior parte do tempo eles estão sem roupa (diante de uma câmera muito cuidadosa). Josh (David Wenhan) é um fotógrafo australiano que vive em Londres, mas está aproveitando um feriado em Sidney. Lá ele conhece Cin (Susie Porter) e os dois decidem aproveitar o feriado juntos. Durante os três dias em que dividiram o mesmo quarto, os dois irão pensar nos prós e contras de ter uma relação com dia marcado para terminar. 

3 Intimidade (2001) Ele (Mark Rylance) trabalha num bar que tenta ser mais sofisticado que os outros, ela (Kerry Fox) é uma verdadeira incógnita. O fato é que os dois desconhecidos se encontram toda quarta-feira para, digamos, aliviar a tensão da semana... Patrice Chéreau utiliza os textos de Hanif Kureishi para falar sobre a intimidade de um casal que não quer intimidades para além do relacionamento sexual. No entanto, um percebe no outro uma espécie de salvação da monotonia de suas vidas cotidianas. Conforme se aprofunda, o filme revela uma rede de sentimentos complexos que acabam envolvendo outras pessoas - que poderão ser afetadas drasticamente quando o mundo dos casais se revela aos demais. 

2 Uma Relação Pornográfica (1999) Poucos filmes sobre amantes conseguem ser tão envolventes quanto esse. Dirigido por Frédéric Fonteyne, muita gente ficou desapontada quando percebeu que só havia uma cena de sexo no filme e ainda assim, bastante discreta. Porém, o diretor cria uma obra fascinante sobre um homem que responde o anúncio de uma revista e começa a ter encontros sexuais com uma mulher mais velha - sendo que a única regra é não falarem sobre suas vidas pessoais. Aos poucos os dois se apaixonam - e as atuações precisas de Nathalie Baye e Sergi Lopez fazem com que o público sinta o mesmo até o final irônico.

01 O Último Tango em Paris (1972) Bernardo Betolucci lançou um emaranhado psicológico que até hoje rende discussões entre os cinéfilos do mundo inteiro. O encontro entre o maduro  Paul (Marlon Brando) e a jovem Jeanne (Maria Schneider) acontece por acaso quando ambos vão visitar um apartamento em que estão interessados, não demora muito para que a forte atração entre os dois os faça mergulhar numa tórrida relação temperada pelos tormentos de ambos. Dizem que o filme é baseado numa fantasia de Bertolucci (com o próprio Brando, então com 48 anos). O resultado é um filme que tenta se equilibrar entre a obscenidade e a beleza e que deixou seus dois atores atormentados por muito tempo. O Último Tango em Paris é mais do que um clássico polêmico, trata-se de uma verdadeira Caixa de Pandora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário