quinta-feira, 7 de maio de 2015

Combo: Sistema Operacional

5 Oblivion (2013) isso aqui já é um SPOILER já que um dos grandes segredos dessa ficção científica estrelada por Tom Cruise é que Sally (com voz e imagem de Melissa Leo) não é uma pessoa encarregada de chefiar a missão dos personagens, mas um sistema operacional que se considera uma espécie de deus perante uma humanidade condenada a viver num planeta extinto. Quem conhece o gênero verá que a personagem é um amálgama de outros Sistemas Operacionais da cultura pop e que funciona muito bem em sua missão de mascarar a realidade. 

 4 Lunar (2009) Se eu pudesse escolher um Sistema Operacional para me fazer companhia em qualquer planeta ou satélite solitário, eu escolheria GERTY! Espirituoso e com expressões representadas por Smileys variados, ele é o encarregado de fazer companhia ao astronauta Sam Bell (Sam Rockwell), que depois de um longo período sozinho na Lua começa a ter problemas de identidade bastante... concretos! Acreditem, sem GERTY por perto (a voz de Kevin Spacey em seu papel mais simpático) a situação poderia ser muito pior!

3 Homem de Ferro (2008) Sabemos que Tony Stark (Robert Downey Jr.) criou J.A.R.V.I.S. (a voz de Paul Bettany), mas o que seria do alter-ego heroico do empresário se não existisse o seu (mais que eficiente) Sistema Operacional? Iron Man e Jarvis são como Batman e Robin! Uma dupla dinâmica que fica ainda mais legal quando levamos em consideração que J. nem uma máquina é! O software mais cool das histórias em quadrinhos - e o mais confiável do cinema - recebeu ainda mais destaque no segundo filme dos Vingadores, ganhando uma versão de carne e osso, quero dizer, vibranium!

2 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968) Hal foi por muito tempo o Sistema Operacional mais famoso do cinema, não apenas por ser um dos vilões mais arrepiantes, mas por conta da genialidade de Stanley Kubrick em tornar sua antológica aparência inanimada em algo realmente maquiavélico. O que torna HAL tão inesquecível é justamente sua capacidade quase humana de refletir (e que torna-se perigosa justamente quando sente-se traído pelos seus companheiros astronautas). Até ele sabe que a vingança é um prato que se come frio... e no meio do espaço ele se torna ainda mais gélido!

1 Ela (2013) Além de ter feito um homem (Joaquin Phoenix) se apaixonar por ela, Samantha está no primeiro lugar por dois motivos bem simples: o primeiro é que Scarlett Johansson foi a única atriz a ser indicada ao prêmio do Sindicato de Atores por emprestar sua voz para um sistema operacional, o segundo é que a história de amor entre Samantha e Theodore rendeu a Spike Jonze o Oscar de roteiro original! Precisa dizer mais alguma coisa? Ah, claro, um bando de marmanjos queriam ter um sistema operacional com a voz de uma das maiores beldades de Hollywood. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário