quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DVD: Abutres


Darín e Guzman: amor, violência e golpes em seguradoras. 

O nome Abutres pode até parecer que anuncia um filme de terror, mas na verdade é um drama de grande conotação marginal.  O filme foi exibido em Cannes rodeado de grande expectativa, já que é estrelado pelo alpha galã local Ricardo Darín, que estava ainda mais em alta depois que O Segredo dos Seus Olhos (2009) deu o Oscar para a Argentina. Abutres pode não ter feito o mesmo sucesso que o seu premiado longa anterior, mas é um programa interessante para conhecermos um golpe que aqui no Brasil não é tão popular, pelo menos não que eu saiba que por trás das mortes no trânsito exista uma máfia que movimente milhões em golpes contra as seguradoras. Logo no início do filme somos apresentados às assustadoras 8.000 mortes no trânsito da Argentina. Caçando brechas legais nesses casos está Sosa (Darín), um dos abutres do título, um advogado sem licença para exercer a profissão e que aplica esses golpes em pessoas acidentadas e com pouco esclarecimentos sobre seus direitos. Assim, as idenizações robustas acabam ficando em maior parte com a própria companhia em que trabalha. O problema é quando Sosa conhece a paramédica Luján (a bela Martina Guzman, esposa do diretor), uma jovem recém chegada do interior e que se depara com os clientes de Sosa. É visível a reprovação de Luján ao trabalho de Sosa, mas os olhos brilhantes de Darín irão falar mais alto. Mas as coisas só pioram quando ela desconfia que um dos golpes de Sosa acarretou a morte de um paciente. Vai passar um bom tempo até que os dois se reencontrem e ele tentar convencê-la que deixou os golpes para trás. Se Sosa quer deixar o passado para trás, a recíproca não é verdadeira. A máfia dos golpes sobre as seguradoras aparece de forma aburdamente realista e contundente após um acidente com um ônibus que deixa vários clientes em potencial e uma disposição violenta pelo dinheiro que isso pode gerar. O filme é fiel ao estilo cru em que os cineastas argentinos se tornaram especialistas nos últimos anos. Conduzido como um suspense policial, Abutres só peca mesmo perto do final onde uma série de acontecimentos espetaculares  comprometem o desfecho da trama. Até se meter a ser hollywoodiano demais o diretor Pablo Trapero (de Leonera/2008) consegue envolver o espectador em sua tensão crescente. O filme causou tanto impacto na Argentina que mudou até as leis do país que favoreciam o trabalho dos Caranchos. Pensando bem, o filme é mesmo de terror!

Abutres (Caranchos/Argentina-2010) de Pablo Trapero com Ricardo Darín, Martina Guzman e Carlos Weber.

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