quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

MELHORES DO CINEMA EM 2015

FILME
Birdman
Da primeira vez achei tudo muito estranho, exageradamente elétrico, nervoso demais, ousado até a medula em sua simulação de plano sequência e exercícios metalinguísticos. Assisti uma, duas, três, quatro... sempre que vejo considero o filme ainda mais genial! 
Outros favoritos (sentido horário)

DIREÇÃO

✰ Alejandro González Iñárritu (BIRDMAN) 
Foi um ano concorrido na categoria, mas Alejandro fez um trabalho impressionante em Birdman, afinal, o diretor mexicano se reinventou, se afastando dos dramas pesadões e fazendo uma das comédias mais elaboradas de todos os tempos. Por criar uma tensão crescente e arrancar excelentes atuações do elenco, foi o diretor do ano.
Outros favoritos (sentido anti-horário) 
Damien Chazelle (Whiplash)✶Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?)✶Jeremy Saulnier (Blue Ruin)✶ Miroslav Slaboshpitsky (A Gangue)✶J.C. Chandor (O Ano Mais Violento)

ATRIZ COADJUVANTE
✰ Julianne Moore (Mapas para as Estrelas )
David Cronenberg resolveu fazer uma comédia cáustica em seu último trabalho e conseguiu uma aliada de peso: Julianne Moore - ela  já nos comoveu muitas vezes, mas desta vez ela causa risos nervosos na pele de uma atriz decadente infantilizada que faz rir e assusta ao mesmo tempo. 
Outros favoritos (sentido anti-horário) 
Jessica Chastain (O Ano Mais Violento)✶Alicia Vikander (Ex-Machina)✶Tilda Swinton (O Expresso do Amanhã)✶Suzanne Clément (Mommy)✶Emma Stone (Birdman)

ATOR COADJUVANTE
✰ J.K. Simmons (Whiplash)
J.K. Simmons já estava acostumado a ser coadjuvante, mas bastou lhe dar um professor nada ortodoxo nas mãos para ele provar o que era capaz de fazer com todo som e fúria que tem dentro de si. Sua atuação é um dos elementos principais para Whiplash ser o filme surpreendente que é. 
Outros favoritos (sentido anti-horário) 
Michael Fassbender (Frank)✶Alfred Molina (O Amor é Estranho)✶Idris Elba (Beasts of no Nation)✶Oscar Isaac (Ex-Machina)✶Channing Tatum (Foxcatcher)

MELHOR ATRIZ
✰ Camila Márdila & Regina Casé (Que Horas Ela Volta?)✰ 
Acho que elas foram as donas das atuações mais comentadas do ano, a relação entre mãe e filha deu muito o que falar no aclamado filme de Anna Muylaert. E como separar a química perfeita entre as duas atrizes? Impossível.
Outros favoritos (sentido anti-horário) 
Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite)✶Anne Dorval (Mommy)✶Julianne Moore (Para Sempre Alice)✶Charlotte Rampling (45 Anos)

MELHOR ATOR
✰ Michael Keaton (Birdman)✰ 
Admito que sempre achei Michael Keaton um ator apenas razoável, mas se ele fosse transformado em um pássaro no último ano, ele seria a Phoenix! Ressurgido das cinzas como o ator que sonha ser levado a sério ao protagonizar uma peça difícil, Keaton emociona e faz rir, mantendo a tensão de um sujeito a beira do colapso. 
Outros favoritos (sentido horário) 
Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)✶David Oyelowo (Selma)✶Oscar Isaac (O Ano Mais Violento)✶Ian McKellen (Sr. Holmes)✶Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação)

MELHOR ROTEIRO
✰ Divertida Mente✰ 
Fico imaginando como foi complicado tornar compreensível uma história como a de Divertida Mente. Transformar sentimentos em personagens, emoções e identidade em aspectos concretos da narrativa. Some amigos imaginários, os conflitos do crescimento e a importância em saber lidar com a tristeza para crescer. Tornar elementos tão abstratos em algo compreensível faz de  Divertida Mente um dos melhores filmes de todos os tempos. 
Outros favoritos (sentido horário) 
O Ano Mais Violento✶Acima das Nuvens✶Birdman✶Que Horas Ela Volta?✶Ex-Machina

ELENCO

✰ BIRDMAN✰ 
É sempre interessante ver um filme onde todos seguem o mesmo ritmo e em Birdman isso é fundamental, dada a experiência de simular um plano sequência durante toda a narrativa. Com um elenco respeitável, o filme impressiona em vários momentos. 
Outros favoritos (sentido horário) 
A Teoria de Tudo✶O Ano Mais Violento✶O Expresso do Amanhã✶Foxcatcher ✶O Jogo da Imitação

Sei que você deve concordar com alguns e discordar de outros, mas esses são apenas os meus favoritos! Quais são os seus?
 Faça sua lista! 
Os meus favoritos de 2015 foram a CAPA do blog durante o mês de dezembro!


FELIZ ANO NOVO! 
NOS VEMOS EM 2016!

Nenhum comentário:

Postar um comentário