domingo, 11 de fevereiro de 2018

PL►Y: Doentes de Amor

Zoe e Kumail: a vida real como uma comédia romântica. 

Aclamado como um dos melhores filmes de comédia do ano passado, fiquei surpreso em saber que Doentes de Amor foi exibido no Brasil em meados de outubro e ninguém deu muita atenção. O filme foi indicado ao Globo de Ouro, foi considerado a melhor comédia do ano pelo Critic's Choice Awards e culminou sua carreira com a indicação ao Oscar de melhor roteiro original. O texto é assinado pelo comediante Kumail Nanjiani e a esposa Emily V. Gordon baseado na história real do casal, por isso mesmo, não é por acaso que o próprio Kumail vive ele mesmo diante da câmera, ou pelo menos, uma versão de si. Para defender o papel de Emily foi escolhida a ótima Zoe Kazan. Os dois se conhecem numa casa em que se apresentam comediantes de stand up e, desde que ela é percebida na plateia, o vínculo é quase imediato.  O que Emily não imagina é que além de ser comediante durante a noite, Kumail também é motorista de Über e tem uma família que leva muito a sério as tradições paquistanesas, ao ponto de toda semana no jantar de família e mãe lhe apresentar uma jovem conterrânea que estava passando por acaso na vizinhança com uma foto na mão. A família está desesperada para casar o filho, de forma que ter envolvimento mais sério com Emily é desde o início algo terminantemente proibido. O fato é que no coração não se manda e os dois se apaixonam cada vez mais até que lá pelo meio da história, o rompimento é inevitável... e a coisa piora. Diante do que vem a seguir, o protagonista terá que fazer a maior escolha de sua vida tendo com lidar com os pais de Emily, o casal Terry (Ray Romano) e Beth (Holly Hunter, que foi lembrada em alguns prêmios de atriz coadjuvante durante a temporada), além de imaginar a ausência de Emily pelo resto da vida. Doentes de Amor é de fato uma comédia romântica, mas que foge daquela cartilha manjada do casal que discute o filme inteiro e no fim quer nos convencer que viverão felizes para sempre. Aqui a ideia é um bocado diferente e a autenticidade se deve ao caráter espontâneo que os roteiristas imprimem à história. Ajuda muito também o filme contar com um elenco formado por atores nos lugares certos conduzidos por uma direção espirituosa (cortesia de Michael Sowalter) quem mantém o ritmo nem quando tudo poderia escorregar para o melodrama. De bônus, vemos Kumail (conhecido pelo seu trabalho na série Silicon Valley da HBO) ter a oportunidade de demonstrar ser mais prendado do que a maioria dos fãs poderia imaginar. 

Doentes de Amor (The Big Sick/EUA-2017) de Michael Sowalter com Kumail Nanjiani, Zoe Kazan, Holly Hunter, Ray Romano, Anupam Kher, Zenobia Shroff e Bo Burnham. ☻☻

Um comentário:

  1. Cheguei ao filme por acaso e adorei a história que conta. Kumail Nanjiani fez um personagem adorável, ele é um ótimo ator. Seus dubs são muito bons, o que ele fez em Lego Ninja Go foi excelente. Sempre fui fã do desenho animado filme, eu gosto por que em cada produção procuram incluir uma mensagem e não somente para os pequenos, pois podemos aprender muito destas produções e nos divertir ao mesmo tempo. Juro que vale muito a pena ver, por que apesar de que é uma historia feita completamente para crianças, sente que esta muito bem adequada para que qualquer membro da família possa ver e ficar encantado com a história.

    ResponderExcluir