terça-feira, 16 de agosto de 2011

PRÉ CANDIDATOS AO OSCAR 2012

Mês que vem começa a temporada dos filmes com declaradas pretensões oscarizáveis, mas no decorrer do ano alguns (poucos) filmes começaram a ganhar pontos para a disputa do careca dourado do ano que vem. Dos que já estrearam por aqui, os que andam sendo apontados (em suas diferentes vertentes) pela crítica especializada são os seguintes:

1- Meia-Noite em Paris 

A maior bilheteria de um filme de Woody Allen não deve ser esquecida pela Academia. Entre as comédias lançadas até aqui é a que reina absoluta (o que deve lhe render o Globo de Ouro na categoria e ampliar seu fôlego no Oscar). A história do escritor (Owen Wilson) em crise criativa - que cruza com nomes que fizeram de Paris uma capital cultural do mundo vem colecionando fãs ardorosos. O roteiro de Allen voltando à fantasia de tempos idos de suas tramas, deve ser lembrado nas premiações e deve sobrar até para alguém do seu elenco formidável - que conta ainda com Marion Cotillard, Rachel McAdams, Adrien Brody e Alisson Pill.

2- Rio 

Até agora a animação do brasileiro Carlos Saldanha é a mais aclamada do ano, seu visual e simpatia devem ajudar ao diretor responsável pelo sucesso da trilogia Era do Gelo que nunca recebeu sua devida atenção em longas-metragens (foi indicado somente a melhor curta por Gone Nutty/2003). A história de amor entre as duas araras azuis em meio ao tráfico de animais silvestres (e outras aventuras) não deve ser esquecida na categoria de animação. Seu maior concorrente, até agora, é Rango. Mas resta saber se a técnica apurada de Gore Verbinski fará a Academia esquecer as esquisitices do filme. Para completar o páreo da categoria só falta o TimTim de Steven Spielberg estrear. 

3- Árvore da Vida 

Fresquinho nos cinemas brasileiros, a saga intimista e delirante de Terrence Mallick faturou a Palma de Ouro em Cannes e já tem o seu lugar garantido entre os candidatos ao Oscar. Com seu estilo reflexivo, contemplativo e existencialista ao contar a história de uma família após a morte de um filho, o filme tem causado admiração por onde passa. O elenco conta com Sean Penn como filho, Brad Pitt, como o pai rigoroso (e sua interpretação de expressão pesada pode ser indicada a coadjuvante) e Jessica Chastain como a mãe amorosa (outra aposta certa como coadjuvante). Já tem eleitores garantidos para ser o filme de arte da cerimônia 2012.

4- Melancolia 

Igualmente recém estreado no Brasil o novo filme de Lars Von Trier é uma das maiores incógnitas da temporada. O filme intimista sobre o eminente fim do mundo tem sido elogiado pela forma radical como opõe as perspectivas de duas irmãs sobre a catástrofe que está por vir. Kirsten Dunst foi premiada em Cannes pelo papel da noiva que descobre que o mundo acabará após seu casamento, Charlote Grainsburg é sua irmã otimista que acredita que o mundo sairá ileso dessa ameaça e Kiefer Sutherland interpreta seu complexo esposo. Triste e filosófico, Melancolia tem como seu maior oponente a língua falastrona de seu diretor que causou polêmica em Cannes por dizer-se nazista numa brincadeira infeliz. Destinado a ser mais um cult do diretor, será que a Academia irá ignorar a atuação da ex-menina prodígio Kirsten Dunst?

5- Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2 

Não acho que o desfecho da saga do bruxinho tenha fôlego para tanto, mas há quem acredite que a vaga no páreo de melhor filme seria um reconhecimento pelo sucesso da saga nas telonas. O encontro final de Potter (Daniel Radcliffe) com lorde Voldemort (Ralph Fiennes) pode ser o representante da fantasia entre os indicados à categoria principal - seu maior oponente seria Super 8, mas com chances ainda mais reduzidas. Há quem aposte que acontecerá com o filme o mesmo que ocorreu com O Senhor dos Anéis (quando o episódio final levou o prêmio de melhor filme pela saga inteira em 2004), mas isso já é fantasia demais para minha cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário