Angier: Jackman e os sacrifícios pelo ofício
Entre suas aventuras com Batman, Christopher Nolan lançou O Grande Truque que só não fez mais sucesso porque foi lançado num ano onde filmes sobre mágicos estavam na moda ("O Ilusionista" e "Atos que Desafiam a Morte" foram lançados no mesmo ano, mas este é sem dúvida o melhor dos três). Mais uma vez, Nolan prova que cinema pode ser arte e diversão ao mesmo tempo, além disso foi o filme em que o diretor mostrou que estava construindo uma espécie de "patota" em Hollywood. Escalou Christian Bale e Michael Caine (com quem trabalhou em Batman) e arranjou espaço até para Wolverine, ou melhor, Hugh Jackman (que atravessava o melhor ano de sua carreira). O filme começa com Bale sendo acusado pela morte do ilusionista conhecido como Grande Danton (Hugh Jackman), no decorrer do filme descobrimos o que aconteceu antes do suposto crime. Robert Angier (Jackman) e Alfred Borden (Bale) eram parceiros em shows de ilusionismo, mas quando um erro causa a morte da esposa de Angier o desejo de vingança se torna maior que a amizade. Além da vingança, os dois começam a disputar quem é o ilusionista mais brilhante numa guerra de egos onde existem segredos que serão revelados apenas no final - mas até chegar lá, existirá muita coisa para entreter a plateia. O roteiro de Christopher e seu mano Johnatan transforma o livro de Christopher Priest em um exercício metafílmico, já que por mais que faça referência ao mundo dos ilusionistas (o próprio título vem daí, o tal "prestígio" é o último truque, aquele que encerra o show e deve deixar a plateia perplexa e com o desejo de rever o espetáculo até que descubra como se faz aquilo), na verdade é sobre o próprio filme e sua relação com a plateia que o roteiro trata. Portanto, fique atento à cena de Angier se recusa a fazer um truque em que mata um pássaro - por não querer sujar as mãos de sangue - ele não faz ideia do que a trama lhe reserva. O auge da disputa entre os dois rivais é um truque de Borden, conhecido como "o homem transportado", onde uma explicação plausível para o que os olhos veem se torna uma obsessão para Angier - pelo menos até que ele crie sua própria versão do truque. Além do interesse pelo que acontece nos números de mágica, os bastidores vividos pelos personagens também mantém o público atento. Menos por conta de Angier contratar uma loura voluptuosa (Scarlett Johannson) para distrair os olhares da plateia e mais por conta do triângulo amoroso que se forma entre a moça, Borden e sua apaixonada esposa (Rebecca Hall, que aqui já chamava atenção, mas fez sucesso somente anos depois em Vicky Christina Barcelona/2008 de Woody Allen). Falar mais que isso compromete o maior segredo do filme - mas se você ficar atento a todas as referências que o roteiro faz à importância das distrações desviando o olhar da plateia do que não deve ser visto, você pode até imaginar o que está por vir. Além da trama pessoal de Borden, existe a de Angier na busca por truques cada vez mais impressionantes - ao ponto de recorrer a um sósia bebum (o próprio Jackman) e um mago de verdade chamado Nikola Tesla (David Bowie) que flerta com a descoberta da eletricidade e atrai a ira de muita gente. Ou seja, assunto é o que não falta no filme, mas Nolan consegue construir uma narrativa fluente onde tudo se torna pista para que o espectador monte o grande mistério que está por vir. Houve quem achasse o filme ofensivo por afirmar que "o público gosta de ser enganado", na verdade, ele quer ser surpreendido e isso Nolan consegue fazer ao mostrar todo tempo que conseguiu desviar nosso olhar de uma vida nas sombras e outra de horrores, onde se morre e mata todo dia pelo ofício escolhido. O filme concorreu ao Oscar de direção de arte e fotografia, mas quem merecia mesmo aparecer nas premiações era Hugh Jackman que dá conta de um papel multi facetado com a mesma desenvoltura que interpreta Wolverine.
O Grande Truque (The Prestige/EUA-Inglaterra-2006) de Christopher Nolan com Hugh Jackman, Christian Bale, Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Michael Caine, Andy Serkis e Piper Perabo. ☻☻☻☻
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