quinta-feira, 14 de setembro de 2017

MOMENTO ROB GORDON: Narizes

A preocupação com a estética é mais do que comum no mundo das celebridades, ainda mais quando falamos sobre cinema - e se for na telona, que deixa tudo ainda maior, a coisa complica mais ainda. Sorte que diante dos padrões de beleza sempre existem aqueles  artistas que desafiam a ordem estabelecida dos traços delicados e simétricos. Este Momento Rob Gordon é inteiramente dedicado aos artistas que sempre foram reconhecidos não apenas pelo talento mas também um traço marcante: o nariz. Sem se render aos comentários maldosos ou  apelar para cirurgias plásticas, vários artistas foram capazes de tornar esta característica pessoal como sua marca registrada. 

#5 Sofia Coppola
Embora pouca gente saiba, Sofia estreou no cinema com apenas um ano de idade no primeiro filme da saga O Poderoso Chefão (1972) na pele do bebê Michael Francis Rizzi. Papai Francis Ford Coppola é tão coruja que também escalou sua herdeira para atuar no segundo filme da trilogia como uma das crianças que aparecem em cena, até aí tudo bem, o problema foi dar para a filhota o papel de destaque no terceiro e último filme da cultuada cinessérie. A crítica foi implacável e massacrou Sofia, não apenas por sua performance, mas também por sua aparência. Sofia entrou em crise, se dedicou ao mundo da moda por um tempo até resolver ser cineasta. Desde então foi a primeira diretora americana indicada ao Oscar (por Encontros e Desencontros/2003, que também lhe rendeu o Oscar de roteiro original),já foi premiada no Festival de Veneza (por Um Lugar Qualquer/2010) e recentemente foi premiada como melhor diretora no Festival de Cannes por O Estranho que Amamos/2017. Quanto ao nariz, as pessoas nem lembram mais dele...  

#4 Barbra Streisand
Barbara Joan Streisand repetiu diversas vezes que não faria plástica alguma no nariz para não prejudicar a qualidade de sua voz. Levando em consideração que a cantora, produtora, compositora, diretora e atriz é uma das pessoas mais bem-sucedidas do shobizz americano,  nunca entendi a relevância de tal pergunta para uma diva de seu quilate. Bem que poderiam apreciar sua carreira e deixa-lo em paz: indicada duas vezes ao Oscar de Melhor Atriz (sendo premiada por Funny Girl/1968), duas vezes ao de Melhor Canção Original (levou para casa pela canção de Nasce uma Estrela/1976) e uma pela produção de O Príncipe das Marés/1991, Barbra transformou seus traços em sinônimo de uma beleza diferente, forte e única, que não se rende aos padrões e que sempre deixa sua marca. No entanto, isso não impede que os críticos de cinema vivam pegando no pé dela. 

#3 Gérard Depardieu
Com mais de duzentos filmes no currículo, Depardieu é uma espécie de patrimônio do cinema francês. Pode se dizer que o ator já fez de tudo: comédias, dramas, romances, fantasias, nu frontal (quando era um jovem galã e quando já era um senhor bastante acima do peso). Antes de começar na carreira de ator no final da década de 1960, o jovem Gérard quase se perdeu na delinquência juvenil, depois trabalhou como caminhoneiro, mas não demorou muito para que os diretores percebessem que seu talento era proporcional ao seu notável nariz (não por acaso ele encarnou o famoso narigudo Cyrano de Bergerac/1990 e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator). Embora o auge de sua carreira tenha passado, ele ainda é um dos atores mais requisitados do cinema mundial - e atualmente está envolvido em oito produções para o cinema. 

#2 Rossy de Palma 
Rosa Elena García Echave foi descoberta pelo cineasta Pedro Almodóvar pelas ruas de Madri e bastou ela aparecer em seus primeiros filmes para que a classificassem como uma mulher com rosto "cubista". Não sei se isso era um elogio, o fato foi que Rossy de Palma nunca ligou para esses comentários, pelo contrário, sempre colocou seus traços peculiares em evidência, sendo muito requisitada como modelo nos anos 1990 e participando de vários editoriais de moda (basta procurar no Google). Logo Rossy se tornou uma das musas mais marcantes do universo almodovariano, eles trabalharam juntos em sete filmes (por Kika/1993 e A Flor do Meu Segredo/1995 ela foi indicada ao Goya de melhor atriz coadjuvante), mas não são poucos que consideram a amarga empregada de Julieta/2016 o seu melhor trabalho ao lado do diretor.  

#1 Adrien Brody
Acredito que nenhum ator soube capitalizar melhor o tamanho do nariz como Adrien Brody - e há quem diga que seu nariz é por si só uma indecência, mas as fãs não tem do que reclamar. Brody se tornou o artista mais jovem a ganhar o Oscar de melhor ator (por O Pianista/2002) e depois de ser garoto propaganda de lojas chiques, participar de editoriais de moda e posar de galã em algumas produções, a carreira de Brody pode até não ter o mesmo fôlego de antes, mas ele continuar destilando charme nos papéis em que contracena com belas mulheres. Os diretores só precisam lembrar que Adrien é um ator muito versátil e que não sabe apenas fazer papéis dramáticos de homens em situações sombrias (Wes Anderson e Woody Allen já perceberam isso, mas os outros ainda parecem ignorar). Eu até gostaria de vê-lo em uma comédia romântica das boas, ou até fazendo um herói descolado, feito o Homem-Borracha, num futuro próximo da Liga da Justiça, ou um herói maldoso feito Princípe Namor nos próximos filmes da Marvel.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário