sábado, 3 de março de 2018

INDICADOS AO OSCAR 2018: Melhor Filme

Com o Oscar prestes a acontecer amanhã, vale a pena lembrar quais são os nove filmes que disputam a estatueta mais cobiçada da noite, a de Melhor Filme! Desta vez resolvi destacar os filmes na ordem dos que menos gostei para os que eu mais gostei, lembrando ao final daquele que poderia ter fechado a lista de dez indicados deste ano... vamos a eles! 

O Destino de Uma Nação foi o que eu menos gostei entre os indicados a Melhor Filme do ano. Achei o filme bastante previsível e convencional ao mostrar os dias mais tensos da carreira política de Winston Churchill. É o tipo de filme que tem grandes admiradores e votantes no Oscar. O filme concorre em seis categorias, sendo o favorito aos prêmios de melhor ator (Gary Oldman e ele vai ganhar mesmo) e maquiagem. Além disso concorre às estatuetas de fotografia, design de produção e figurinos.  

The Post deixou muita gente surpresa quando apareceu entre os candidatos a melhor filme do ano. O filme se Steven Spielberg concorre apenas em duas categorias (a outra é de melhor atriz para Meryl Streep), mas não chega a ser favorito em nenhuma delas com a história dos papéis que chegaram ao Washington Post e colocaram seus responsáveis no dilema sobre o que deveriam fazer com as verdades por trás da Guerra do Vietnã. 

Dunkirk é o filme que poderá dar o Oscar para Christopher Nolan (e foi feito para isso). A ideia foi pegar um gênero que os votantes mais conservadores do Oscar adoram e lhe dar uma roupagem espetacularmente moderna (para seduzir os membros mais recentes). Curiosamente a batalha de Dunquerque também é citada em outro concorrente ao prêmio. O longa está no páreo de direção, trilha sonora, edição de som, mixagem de som, direção, fotografia e design de produção. 


CORRA! Aqui a coisa começa a complicar entre os favoritos. O filme de terror de Jordan Peele só não ficou melhor posicionado porque não curti suas partes mais cômicas. Imagino que sem elas a tensão da história do jovem rapaz que descobre uma trama surreal e macabra na casa da namorada seria ainda mais inquietante. O longa ainda concorre aos prêmios de direção, ator (Daniel Kaluuya) e roteiro original. Ele não era favorito a nada, mas agora há quem acredite que pode levar até o prêmio de Melhor Filme. Será?

Lady Bird se tornou o filme mais querido nos EUA ao final do ano passado. O filme de Greta Gerwig ganhou força pela sinceridade como aborda os conflitos de uma adolescente que vive entre discussões com a mãe, aulas de teatro, namoros e raiva da cidade onde vive. Aos poucos a garota aprende que a vida adulta é mais complicada do que imagina. O filme concorre a melhor direção, atriz (Saoirse Ronan), atriz coadjuvante (Laurie Metcalf) e roteiro original.

Trama Fantasma foi a grande surpresa da categoria - já que todo mundo esperava apenas uma indicação para Daniel Day Lewis em sua alardeada despedida do cinema. Provando que a Academia adora o cinema de Paul Thomas Anderson, a estranha história de amor entre um estilista e sua jovem musa concorre ainda a outros cinco prêmios: direção, ator (Lewis), atriz coadjuvante (Lesley Manville),  trilha sonora e figurino. Se levar será a maior surpresa dos últimos anos.

A Forma  da Água ganhou fôlego nas últimas semanas e se tornou o favorito da categoria. A história de amor entre uma mulher muda e uma criatura marinha é a grande favorita na categoria de melhor direção e concorre em outras onze: atriz (Sally Hawkins), atriz coadjuvante (Octavia Spencer), ator coadjuvante (Richard Jenkins), trilha sonora, fotografia, roteiro original, figurino, edição, design de produção, mixagem e edição de som. É o filme mais indicado nesta edição do Oscar.  

Me Chame Pelo Seu Nome está longe de ser o favorito ao prêmio, mas faz bonito ao contar a melhor história de amor da temporada e, por acaso, ela acontece entre dois homens. Aclamado desde o Festival de Sundance o filme tem grandes chances de levar para casa o prêmio de roteiro adaptado, além de ter grande torcida para o prêmio de melhor ator  (para o novato Timothée Chalamet). O filme também concorre a melhor canção original.

Três Anúncios para um Crime foi o grande premiado da temporada, mas será que a Academia curtiu o filme? A história da mãe que se perde entre a justiça e a vingança pela morte da filha não conseguiu emplacar uma indicação para o diretor Martin McDonagh, mas é o favorito aos prêmios de atriz (Frances McDormand) e ator coadjuvante (Sam Rockwell) - que concorre com o colega de cena Woody Harrelson. O longa ainda concorre  aos prêmios de trilha sonora, edição e roteiro original.

O ESQUECIDO: Eu, Tonya poderia não ser a melhor aposta para ser indicado a melhor filme (muita gente acreditava no ótimo Mudbound e até Mulher Maravilha!), mas poucos filmes da temporada conseguiram prender a minha atenção de forma tão intensa! Esta versão da história de Tonya Harding é interessantíssima em sua abordagem do american way of life e traz uma atuação matadora de Margot Robbie (indicada a melhor atriz). O filme é o favorito na categoria de atriz coadjuvante (Allison Janney) e até a edição foi lembrada. Merecia mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário