segunda-feira, 5 de março de 2018

PREMIADOS OSCAR 2018



Ontem a temporada de ouro do cinema chegou ao fim com a entrega dos Oscars e, embora não tenha acontecido muitas surpresas, foi uma festa emocionante para quem curte cinema. A Academia acertou no tom e nas escolhas, evidenciando que percebe o quanto o cinema é um reflexo dos tempos em que vivemos. Fora isso, também disse que tem opinião própria sobre aquele que considera o melhor filme do ano. A seguir comento todos os premiados e marcando os meus acertos com o tradicional ☻ :

Melhor Filme: A Forma da Água
Se você acompanha o blog, viu que o primeiro filme que citei como um dos favoritos na temporada de prêmios foi A Forma da Água. Embora Três Anúncios para um Crime se tornasse o mais premiado desta temporada, era evidente o apelo que esta fantasia de Guillermo del Toro teria sobre os votantes. O romance de uma mulher muda por um monstro evoca todos os gêneros cinematográficos (sem deixar até o musical de fora) e fala um pouco da história do próprio cinema enquanto reflexo da realidade, seja através da fantasia ou do realismo. Goste ou não, A Forma da Água é o tipo de filme que será lembrado por muito tempo. 

Com Martin McDonagh fora do páreo de direção, eu já esperava que a festa seria de Guillermo. Seu estilo de cinema ainda causa estranhamento, mas... vai dizer que não é interessante? O melhor de tudo é que sua premiação completa a trinca de hermanos com um Oscar de direção na mão. Alfonso Cuarón  e Alejandro González Iñárritu devem estar comemorando.

Ninguém tinha dúvidas de que chegava a hora de Oldman colocar as mãos na estatueta. Incrível como um ator de tantos recursos foi indicado somente uma vez antes de ser premiado. Obviamente que eu gostaria que ele não precisasse utilizar aquela maquiagem transfigural de Churchill, mas está valendo! Se você chorou por Thimothée Chalamet não levar, não se preocupe, o moço terá muitas chances de levar no futuro. 

Outra unanimidade da temporada, Frances já tinha um Oscar em casa por Fargo (1995) e agora fez um par. O melhor de tudo foi ver seu estilo peculiar (ela faz o tipo de que não está nem aí para a fama) fazendo discursos que misturava o ar entediado com gracinhas ("de vez em quando acham que eu mereço um desses aqui", "vocês deveriam lembrar das mais jovens para motivá-las", "essa temporada de prêmios vai durar para sempre" e por aí vai). No Oscar ela se superou ao pedir para que todas as indicadas ficassem de pé para destacar que todas tem projetos a serem financiados e que merecem atenção dos produtores. Que assim seja.

Melhor Ator Coadjuvante: Sam Rockwell (Três Anúncios para um Crime)
Embora muita gente considere que Rockwell fez aqui o que sempre fez na carreira, vale lembrar que o Oscar nunca deu bola para ele, portanto, já estava na hora, mesmo que fosse por um policial execrável que se torna bonzinho ao longo da história.  

Melhor Atriz Coadjuvante: Allison Janney (Eu, Tonya)
Janney levou todos os prêmios da temporada e foi merecido. É o tipo de atriz que fazia tempo que merecia ser descoberta pela Academia. Sua atuação como a mãe da patinadora Tonya Harding consegue ser engraçada e assustadora ao mesmo tempo. Simplesmente sensacional! 

Melhor Roteiro Adaptado: Me Chame pelo seu Nome
Um dos filmes mais elogiados do ano não poderia sair de mãos abanando. Além disso, a Academia teve a ótima oportunidade de honrar a carreira de James Ivory - que já teve três indicações ao Oscar antes desta aqui e nunca levou. Parabéns, James. 

Melhor Roteiro Original: Corra!
Outro que também não poderia sair de mãos abanando. O mais curioso é que o terror de Jordan Peele tem inspiração no universo de Quero Ser John Malkovich (1999) - que também concorreu na mesma categoria e não levou. Misturando crítica social e surrealismo, Peele se tornou um autor para se ficar de olho. 

Melhor Filme em Língua Estrangeira: A Fantastic Woman (Chile)
Foi bastante pontual a escolha do filme chileno na categoria! Ele é bastante afinado com o discurso que a Academia ainda precisa repetir para seus membros e lembra bastante os filmes que Almodóvar poderia ter feito se não houvesse se perdido nos últimos anos. Bom trabalho, vizinhos!

Melhor Design de Produção: A Forma da Água
Os visuais de del Toro são sempre imbatíveis, mas eu ainda achava que ampliar o mundo de Blade Runner levaria esta. 

Melhor Fotografia: Blade Runner 2049
Eu chorei ao ver Roger Deakins quebrar a maldição de ser um dos maiores perdedores do Oscar. Foi necessário ser indicado a décima terceira vez para ser reconhecido pelos votante. Além disso, serviu de consolo para os fãs do incompreendido filme de Denis Villeneuve. 

Melhor Figurino: Trama Fantasma
Nada mais coerente na categoria do que dar o prêmio para um filme ambientado no mundo da moda. 

Não era minha favorita, mas tinha um apelo irresistível para os vontantes (ainda mais com a celebração mexicana que apareceu em vários momentos). Eu torcia para Mistery of Love de Me Chama Pelo Seu Nome, mas só de ver Sufjan Stevens tocando no palco com a St. Vincent eu já fiquei feliz. 

Melhor Edição: Dunkirk
Sou um dos que tem algumas ressalvas com relação à edição caótica de Dunkirk, mas também não posso dizer que se trata de um equívoco. Eu ainda preferia a cadência de Em Ritmo de Fuga que era muito mais inovadora. 

Melhor Mixagem de Som: Dunkirk
Esta era merecida. No cinema a mixagem realmente impressiona ao nos transportar para o campo de batalha. Tive uma baita dor de cabeça...

Melhor Edição de Som: Dunkirk
Espero que a sequência de Em Ritmo de Fuga tenha mais sorte...

Melhor Animação: Viva: A vida é uma festa
Surpresos? Não mesmo...

Melhor Curta de Animação: "Dear Basketball"
Quando eu vi o traço original, quase feito em esboços eu imaginei que a Academia iria adorar. Além disso a paixão pelo basquete ajuda bastante!

Melhor Curta: "The Ailent Child"
Geralmente não temos muito acesso aos curtas indicados ao Oscar, mas só o fato da  diretora subir ao palco para pegar a estatueta e traduzir seu discurso para a linguagem de sinais, já merecia um outro Oscar. 

Melhor Trilha Sonora: A Forma da Água
Segundo Oscar para Desplat. Esta foi sua sétima indicação ao prêmio - e o cara é um gênio (ainda que eu preferisse a de Trama Fantasma). 

Melhor Documentário: Ícaro
Surpresa!!! Ninguém imaginava que um filme da Netflix iria desbancar um filme da Agnès Varda. Não acho Ícaro tão interessante, mas valeu para quebrar os preconceitos com as produções distribuídas pelo serviço de streaming

Melhor Documentário em Curta-Metragem: "Heaven is a traffic jam on the 405"
Outra surpresa, mas desta vez foi boa. O curta sobre uma artista atormentada e sua ligação com a arte é realmente fascinante. Vale procurar. 

Melhor Maquiagem e Penteados: O Destino de uma Nação
Só pelo o que fizeram com o rosto Gary Oldman o filme já merecia. 

Melhores Efeitos Visuais: Blade Runner 2049
Queria tanto ver Blade Runner 2049 se consagrar no Oscar, mas... tive que me contentar com duas estatuetas. Por criticar sei que estarei reclamando de barriga cheia então... o prêmio está nas mãos certas!

Placar:
A Forma da Água: 04
Dunkirk: 03
Três Anúncios Para um Crime - 02
O Destino de Uma Nação - 02
Blade Runner 2019 - 02
Viva: A Vida é Uma Festa - 02
Trama Fantasma - 01
Corra! -  01
Me Chame Pelo Seu Nome - 01
Eu, Tonya - 01

Número de Acertos: 
 16 acertos em 24 categorias 
Um a menos que ano passado... putz!
Ano que vem eu melhoro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário