terça-feira, 29 de maio de 2018

MOMENTO ROB GORDON: The Smiths Soundtracks

Além dos álbuns inesquecíveis, The Smiths também é responsável por algumas participações espertas em trilha sonora que fazem a felicidade dos fãs quando escutam os acordes de uma canção da banda. Este Momento Rob Gordon destaca cinco bons usos das canções de Morrissey & Cia que sempre merecem ser lembradas

05 "Panic" 
(Todo Mundo Quase Morto / 2004)
No filme a música aparece por um segundo quando o personagem de Simon Pegg muda de canal na TV e descobre que o mundo está se acabando durante uma invasão zumbi. Não existe uma canção com título mais apropriado para embalar este momento (especialmente pelo que diz o primeiro verso). A brincadeira funciona tão bem que os fãs até prepararam um clipe com cenas do filme ao som do clássico da banda. Panic faz parte do primeiro álbum ao vivo dos Smiths, Rank, lançado originalmente em 1988 - um ano após o fim do grupo. 
04 "How Soon is Now?"
(Closer - Perto Demais / 2004)
Há quem considere impossível lembrar da música que está tocando quando os personagens de Natalie Portman e Clive Owen se encontram pela última vez neste filme de Mike Nichols. No entanto, os mais espertos irão perceber a mudança de tom quando as batidas eletrônicas do Prodigy dão espaço para a guitarra distorcida de How Soon is Now?. A conversa se torna mais sutil e até assustadora... a música cai como uma luva para uma das cenas mais emblemáticas do texto do dramaturgo Patrick Marber. A pouco convencional How Soon is Now? foi lançado em algumas edições do álbum Meat is Murder (1985) e se consagrou de vez na coletânea Hatful of Hollow (1984).
03 "Please, Please, Please, Let Me Get What I Want"
(Curtindo a Vida Adoidado / 1986)
Eu fiquei surpreso quando descobri que a versão que toca no clássico filme de John Hughes é uma versão instrumental da canção dos Smiths feita pelo grupo The Dream Academy. A versão bastante fiel à original funciona muito bem na visita ao museu ao lado de Ferris e seus amigos. A singela Please, Please, Please foi lançada originalmente como B-Side do single de William, it was really nothing (1984) e também ganhou destaque na coletânea Hatful of Hollow lançada no mesmo ano. 
02 "Asleep"
(As Vantagens de ser Invisível / 2012)
Este é um caso de música que é tão presente no filme que acaba fazendo parte da história. Eu perdi a conta do número de vezes que a música toca nesta adaptação de Steven Chbosky para o seu livro homônimo. O filme funciona que é uma beleza e a canção melancólica parece feita sob medida para o protagonista. Asleep foi lançada como B-Side da clássica The Boy With a Thorn in his Side (1986) e foi escolhida para fechar a coletânea Louder Than Bombs de 1987. 
01 "There's a Light That Never Goes Out"
( 500 Dias com Ela / 2009)
A minha música favorita de todos os tempos aparece numa das cenas mais marcantes desta deliciosa comédia romântica de Marc Webb. Embalando o início do romance de Tom e Summer, There's a Light that Never Goes Out foi outro caso de canção tão bem utilizada que motivou fãs a criarem um vídeo do filme embalado por ela. A canção está no clássico The Queen is Dead (1986), álbum considerado por muitos como a obra-prima da banda e, mesmo que embalasse somente os créditos finais, mereceria estar nesta lista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário