domingo, 10 de maio de 2020

10+: Filmes para Minha Mãe

Como muitas pessoas, passarei este Dia das Mães longe da minha matriarca. Estamos duzentos quilômetros distantes um do outro. Já que não estaremos juntos neste dia, resolvi fazer esta lista sobre dez filmes que assistimos juntos e que ela gostou bastante. Vale ressaltar que minha mãe é imprevisível quando assiste  a um filme. Geralmente o que você acha que ela gostará, ela detesta e do nada ela gosta de um que você nunca imaginaria que ela fosse chegar perto na vida. Esta lista destaca dez (em ordem alfabética) que ela iria gostar de rever hoje com os três herdeiros sentados ao lado dela e, ao final, vê-la sorrir  dizendo: "Gosto tanto deste filme"! 

Minha mãe sempre diz que não tem paciência (e coluna) para ficar sentada vendo um filme. Pois este aqui tem três horas e talvez seja  o que ela mais gosta. A trama sobre um homem com poderes miraculosos condenado à cadeira elétrica é daqueles que emociona sempre que é revisto - e ajuda muito a atuação do finado Michael Clarke Duncan num daqueles trabalhos que entram para a história do cinema. Para quem não sabe este drama emocionante é baseado num livro de Stephen King. 

Impossível não se apaixonar por Jamie Bell na pele do pequeno bailarino deste filme de Stephen Daldry. Minha mãe até hoje quando vê o ator crescido, o identifica como Billy Elliot. A história do menino filho de carvoeiro que luta, ou melhor, dança contra os preconceitos com a ajuda de sua severa professora (a atuação da vida de Julie Walters) é realmente um filme para guardar no coração. 

O casal Denise Fraga e Luiz Villaça sempre fazem filmes simpáticos, mesmo que de vez em quando errem na dose de açúcar. Este aqui talvez seja o melhor deles, além de ter uma história bacana (um casal que mesmo divorciado permanece com proximidade e o laço afetivo), visualmente ele é bastante moderno em sua ambientação urbana com seus ângulos, cortes e cenários. Gostoso de assistir, foi o último que vi com a minha mãe - e ela fala sobre ele até hoje. 

#04 Escola de Rock de Richard Linklater (2003)
Este vai para a lista daqueles que nunca imaginei que minha mãe gostaria. Para começar ela não gosta de comédias e detesta atores careteiros (o que, teoricamente, compromete o gosto por Jack Black), mas quando ela sentou para ver este filme comigo, uma verdadeira mágica aconteceu e ela adorou  -não só o filme como a atuação de Jack Black como o professor impostor que monta uma banda de crianças. Ela recomendou para várias amigas que nunca passaram perto do filme...

#05 "Gaiola das Loucas" de Mike Nichols (1996)
Apesar deste filme ser uma refilmagem, minha mãe nunca assistiu ao original. Ainda lembro quando ela assistiu este e riu sem parar. O filme sobre um casal gay (vivido aqui por Robin Williams e Nathan Lane, ambos perfeitos!) que precisa fingir ser um casal hétero no jantar de noivado do filho prestes a casar com a filha de um político conservador. Diverte e faz pensar sobre os preconceitos que se tornaram ainda mais evidentes nos dias atuais. Mamãe adora!

Este aqui talvez seja a maior surpresa da lista. Filme melancólico e até sombrio sobre um jovem professor viciado em crack (que rendeu a primeira indicação ao Oscar para Ryan Gosling numa época em que ele não tentava ser inexpressivo). É o tipo de filme indie que eu assisto naturalmente, mas está bem longe de ser o tipo de filme que minha mãe gosta. Seu realismo desconcertante a agradou de forma surpreendente. 

Outro filme enorme da lista! É o único filme de David Fincher que minha mãe aprecia. Baseado num conto de F. Scott Fitzgerald, o filme foi indicado a treze Oscars e levou três para casa (direção de arte, maquiagem e efeitos especiais) e poderia ter levado mais. É o filme que sempre a faz lembrar de Brad Pitt e chorar quando lembra da trajetória do personagem que nasce envelhecido e rejuvenesce até a morte. Um filme fantástico que é sempre bom rever. 

#08 "Olga" de Jaime Monjardim (2004)
Este foi o primeiro filme que assistimos quando minha mãe comprou o nosso DVD. Eu já tinha visto no cinema (com a minha tia) e minha mãe tinha a maior curiosidade. A história de Olga Benário Prestes rende um filme ancorado na forte interpretação de Camila Morgado que está ótima em cena. Fora isso, a produção capricha na ambientação da história - ainda ouço minha mãe dizendo "eles fizeram nevar em Bangu". Incrível...


Se perguntarem para minha mãe qual foi o melhor filme de 2012 ela dirá que foi este drama baseado em uma inacreditável história real. Judy Dench está magnífica como a mulher separada do filho quando nova e que, sem rancores, segue a vida ao ponto de transformar sua dor em uma causa para a vida. Dirigido na medida certa pelo renomado Stephen Frears, o filme tem um roteiro muito bem construído pelo humorista Steve Coogan (que atua contido ao lado de Dench). Filmão. 

Outra surpresa da lista, eu nem gostei tanto desta fantasia um tanto desconexa do Ozon, mas minha mãe adorou a história da família que precisa lidar com um bebê que nasce com asas. O filme tem lá suas simbologias com a ideia de um bebê ser angelical (e ao mesmo tempo ter contratempos por isso) e minha mãe curtiu todas. A interpretação "espiritual" que ela fez do filme fez toda a diferença. Eu te amo, mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário