sexta-feira, 29 de junho de 2012

Combo: Animal

De vez em quando aparece um coadjuvante especial que rouba a cena num filme: o bicho de estimação! Geralmente eles não tem diálogos e estão ali só para despertar a simpatia do público, mas alguns conseguem algo mais e criar cenas memoráveis. Fazer essa lista foi um bocado complicado e utilizei inúmeras variáveis, levando em conta a originalidade das cenas em que aparecem, carisma e expressividade. Os cinco campeões foram:

5 Fúria de Titãs (1981) Sei que não se trata de um animal de verdade, mas quem não gostava quando aparecia na tela a coruja de Atena no Fúria de Titãs original? Feita de metal e cheia de efeitos sonoros ela está sempre disposta a observar a jornada de Perseu e informar aos deuses as últimas proesas do protagonista. Uma ideia que pode até parecer tosca nos dias atuais (e foi até ridicularizada na refilmagem desse clássico), mas trata-se de uma das criações mais carismáticas do diretor Ray Harryhausen que ficou famoso pelos seus efeitos especiais em stop-motion. De todos os filmes baseados na mitologia grega, esse é o meu favorito e talvez a simpática coruja tenha alguma relação com isso. 

4 Alien - O Oitavo Passageiro (1979) Em tempos de Prometheus eu revi o clássico de Ridley Scott e fiquei fascinado com aquela cena do close no felino que sobrevive ao lado da Tenente Ripley (Sigourney Weaver). Precisa contar a história? A tripulação de sete astronautas é dizimada por uma criatura desconhecida que possui ácido correndo nas veias e consegue ser gerado dentro do organismo de suas presas. A única que mostra-se páreo para ele é a durona Tenente Ripley (você sabia que o personagem foi concebido para ser feito por um homem?) - testemunhando a bravura da protagonista está o bichano arregalando os olhos. A mistura de ficção científica com terror foi uma novidade que gerou diversas cópias e ainda consegue conquistar novos fãs. 

3 Água para Elefantes (2011) Embora Robert Pattinson e Reese Witherspoon não tenham feito desse filme de circo um sucesso, eles conseguiram conquistar uma legião de fãs quando o longa chegou em DVD. Feito à moda antiga pelo diretor Francis Lawrence, um dos grandes trunfos é a elefanta que consegue unir os dois pombinhos num romance proibido. Maior e mais expressiva do que muito ator de Hollywood, ela possui cenas em que parece disputar o coração de Pattinson com a legalmente loura. Com o carisma que pesa uma tonelada as cenas em que sofre nas mãos do proprietário do circo e a que se rebela ao fim da sessão valem mais do que qualquer beijinho dos protagonistas

2 Cavalo de Guerra (2011) No livro de Michael Morpurgo a Primeira Guerra Mundial é mostrada sob o olhar de um cavalo. O livro, ainda que voltado para o público infanto-juvenil, denuncia a matança de milhões de cavalos durante a guerra. Spielberg preferiu focar em outros aspectos e concentrar-se na relação do cavalo Joey com seu dono Albert (Jeremy Irvine). Sobra boas intenções e bons atores ingleses no filme, mas o que vale mesmo é o cavalo que consegue expressar toda sua opinião sobre o mundo com seu olhar desiludido. Ou será que é Spielberg que consegue editar tudo de forma que o cavalo esbanja expressividade?

 1 Toda Forma de Amor (2010)  O filme de Mike Mills teve a ideia genial de legendar os pensamentos do cãozinho do personagem principal - e o mais engraçado é que o cachorro parece estar pensando aquilo mesmo. Trata-se de um Jack Russel Terrier, um cão que costumava ser utilizado em caças mas que foi domesticado - e que cai como uma luva para os dilemas vividos pelo designer interpretado por Ewan McGregor (que tenta lidar com um novo amor pouco depois da morte do pai vitimado pelo câncer). Christopher Plummer ganhou vários prêmios pelo papel do patriarca, mas o cãozinho merecia alguns também por conta de pérolas como o momento em que pergunta ao seu dono se eles finalmente se casaram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário