terça-feira, 5 de junho de 2012

COMBO: Os Melhores do MTV MOVIE AWARDS

Quando surgiu em 1992, o MTV Movie Awards queria homenagear os filmes que faziam sucesso perante o público adolescente e que acabavam ficando de fora das grandes premiações. Apesar dessa premissa, a sua trajetória se cruzou com os ganhadores do Oscar algumas vezes, como foi o caso de  Titanic em 1998, Gladiador em 2001 e Sr. dos Anéis - O Retorno do Rei em 2004, verdadeiros arrasa-quarteirões que desbancaram o flerte que a premiação tinha com filmes indies. A premiação ainda marcou época pelas suas paródias de filmes feita pelos apresentadores da noite (até o Oscar copiou a gracinha) e inspirar diversas premiações (entre eles o Teen Choice Awards). Entre as curiosidades, vale a pena perceber entre os ganhadores que até hoje nenhum filme inspirado em HQs levou o cobiçado prêmio principal e que, apesar dos milhões de fãs, nenhum dos oito episódios de Harry Potter conseguiu levar prêmio de Melhor Filme  para casa. A seguir os meus ganhadores favoritos do prêmio 

5 Pânico (1996) O filme de Wes Craven revitalizou o gênero terror na década de 1990 e ainda gerou uma série de cópias disfarçadas que misturavam sangue com humor - pena que nenhum deles gerou algo tão interessante quanto essa espécie de manual dos filmes de horror. Sidney Prescott (Neve Campbell, que ganhou o prêmio de Melhor atriz pela continuação no ano seguinte) é um verdadeiro ímã para psicopatas, a razão disso pode estar associada ao passado promíscuo de sua mãe. Enquanto os seus amigos vão morrendo pela cidade de Woodsboro existe todo tipo de explicações sobre a receita do gênero: as virgens que sobrevivem, os adolescentes que se acham mais espertos do que são, a festa que acaba mal e outras coisas do gênero. A cena com Drew Barrymore (que assina a produção) já é clássica! O filme rendeu três continuações e o mais recente (lançado ano passado) trazia do elenco original somente Campbell, Courtney Cox (como a jornalista Gale Weathers) e David Arquette (como o policial bonzinho Dewey). 

4 O Senhor dos Anéis (2001/2002/2003) Quem conhece sabe que a trilogia de Peter Jackson forma um único filme de nove horas de duração, portanto, nada mais justo que colocar os três por aqui - até por conta da façanha de todos terem recebido o Movie Awards. Meu favorito é o último, O Retorno do Rei, onde toda a saga se fecha na jornada da Sociedade do Anel para destruir esta jóia tão poderosa que é capaz de destruir aquele que o possui. Sabe aquela história de "quer conhecer alguém, dê poder para ele"? Pois é, aqui basta dar o anel! Em meio ao esmero da criação da Terra Média, Elijah Wood ficou conhecido mundialmente como Frodo (o encarregado de destruir o precioso), no elenco da trilogia ainda estão Viggo Mortensen, Liv Tyler, Ian McKellen, Orlando Bloom, Sean Austin, Cate Blanchett e Andy Serkis na pele de Smigle - uma das mais fascinantes criações digitais que o cinema já viu. O Retorno do Rei foi um dos raros casos em que o público MTV e o Oscar concordaram no quesito filme do ano!

3 Exterminador do Futuro 2 (1991) Apesar de ter ganho o Oscar, o Globo de Ouro e o MTV Movie Awards com Titanic/1997, meu filme favorito de James Cameron ainda é O Exterminador do Futuro 2, que deve ser um dos melhores filmes de ação de todos os tempos (além de um dos raríssimos casos em que a continuação supera o original). Desta vez, Arnold Schwarzenegger vive um Terminator enviado para proteger o adolescente John Connor (Edward Furlong, que deve ser o mais marcante dos que viveram o papel) e sua mãe Sarah (Linda Hamilton que, merecidamente,  ganhou o Movie de melhor atriz). Apesar dos efeitos especiais impressionantes, o ritmo impecável e a medida certa de influências apocalípticas, o que torna o filme mais legal é a forma como consegue mostrar a transformação que seus personagens sofreram após o primeiro filme. O primeiro saco de pipoca dourada do Movie Awards está em boas mãos!

2 Pulp Fiction (1994) Deve ser o único caso que um filme ganhador da Palma de Ouro em Cannes foi premiado pela MTV! Algo me diz que isso jamais acontecerá novamente! Quem não lembra do discurso de Quentin Tarantino dizendo que estava cansado de ser derrotado por Forrest Gump (que concorria ao prêmio e perdeu)? A mistura de tramas policiais inspirada nos livretos baratos de bancas de jornal rendeu o status de ícone pop para QT, ressuscitou a carreira de John Travolta, colocou Samuel L Jackson no mapa dos estúdios e ainda rendeu aquela cena de dança inesquecível com Uma Thurman. A mistura de comédia bizarra e violência já havia rendido o Oscar de roteiro original para Quentin pelo seu universo de gangsters, viciados e boxeadores que se misturam numa montagem ágil, moderna e propositalmente embaralhada. O prêmio ainda demonstrou, mais uma vez, que o público estava antenado com o que acontecia fora dos grandes estúdios (no ano anterior o ganhador foi o pouco lembrado "Perigo Para Sociedade" dos irmãos Hughes - que recentemente fizeram O Livro de Eli/2010) 
  
1 Se7en (1995) O filme de David Fincher ficou em primeiro por conta do desprezo que recebeu nas outras premiações - mesmo tendo aparecido em listas de melhores filmes do ano (o Oscar rendeu a ele somente uma indicação pela trilha sonora). O maior problema do filme deve ser o fato de ter estreado em uma década onde toda semana era lançado um filme de psicopata, mas equívoco mesmo é pensar que o filme de David Fincher é apenas isso. Este era seu segundo filme e serviu para mostrar seu esmero técnico na criação de cada cena. Mesmo quando não acontece nada em cena, a atmosfera é tão opressora que é impossível não ficar tenso com o que se vê na tela. Na jornada de dois policiais (Morgan Freeman e Brad Pitt, ótimos) para encontrar um assassino que se inspira nos sete crimes capitais, Fincher é puro estilo! O final surpreendente entrou para a história e jamais teria sido feito num grande estúdio! Para completar, o cineasta (vindo dos video clipes) se divertiu em seu discurso de agradecimento dizendo que: "Sempre disseram que meu filme era voltado para o público MTV, bem, qual é o problema disso?". Precisa dizer mais alguma coisa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário