domingo, 20 de janeiro de 2013

INDICADOS AO OSCAR 2013: ATRIZ COADJUVANTE

AMY ADAMS (The Master), não parece, mas já tem 38 anos e é a concorrente com mais indicações no currículo da categoria. Sempre como coadjuvante, a moça já foi indicada por suas atuações como a grávida de Retratos de Família (2005), como a freira fofoqueira de Dúvida (2008), como namorada de lutador em O Vencedor (2010) e agora como a esposa de um polêmico líder religioso no novo filme de Paul Thomas Anderson. Sua atuação internalizada e sutil serve de contraponto para seus colegas Joaquin Phoenix e Phillip Seymour Hoffman, sem perder complexidade.  Querida pela Academia, o fracasso do filme nas bilheterias deve prejudicar suas chances de colocar as mãos na estatueta. 

ANNE HATHAWAY (Os Miseráveis) é a favorita na categoria (e suas chances aumentaram ainda mais depois que levou para casa o Globo de Ouro). Tanto favoritismo se deve à sua interpretação a mãe solteira Fantine que come o pão que o diabo amassou depois de ser abandonada pelo seu amante na obra clássica de Vitor Hugo. O curioso é que a cena que lhe deve render os maiores prêmios da temporada é a que, mesmo tuberculosa, encontra forças para cantar aos prantos. Esta é sua segunda indicação ao Oscar, antes ela concorreu como melhor atriz por O Casamento de Rachel (2008), nada mal para quem ainda teve o desafio de ser a Mulher Gato de O Cavaleiro das Trevas Ressurge no ano passado. 

HELEN HUNT (As Sessões) já tem uma estatueta na estante por Melhor É Impossível (1997). Famosa pelo papel no seriado Mad About You (1992-1999), houve um tempo em que a atriz fazia um filme atrás do outro com nomes consagrados como Robert Zemeckis, Woody Allen e Robert Altman, mas com alguns problemas pessoais ela acabou afastada das grandes produções. Agora ela retorna como uma espécie de terapeuta sexual que ajuda um cliente deficiente a reencontrar a masculinidade. O mais curioso é como esse filme elogiado perdeu força e cravou somente essa indicação ao Oscar. Será que o retorno da estrela nesse sucesso comoverá a Academia?


JACKI WEAVER (O Lado Bom da Vida) ainda é pouco conhecida do grande público, mas esta é a segunda indicação ao Oscar no currículo desta veterana nascida na Austrália. Antes ela concorreu ao prêmio (na mesma categoria) como a avó nada inocente de Reino Animal (2010). Seguindo a carreira de atriz desde a década de 1960, Jacki interpreta a mãe que zela pelo filho bipolar (Bradley Cooper) e o esposo viciado em apostas (e com traços de transtorno obsessivo compulsivo). No universo de personagens psicologicamente complicados, ela é uma espécie de porto seguro. Infelizmente, apesar de toda sua competência (e indicações), Jacki ocupa a desconfortável posição de azarão.

SALLY FIELDS (Lincoln) é outra que está retornando às cerimônias do Oscar. Esta é sua terceira indicação ao prêmio e, nas outras vezes em que concorreu, levou o prêmio para a casa. O primeiro Oscar de atriz veio em 1979 como a sindicalista Norma Rae, o segundo foi por Um Lugar no Coração, onde era a viúva de um xerife morto por acidente que tentava prosseguir com a produção de algodão em sua fazenda com a ajuda dos amigos durante a Grande Depressão. Depois de um jejum de quase trinta anos na premiação (nos últimos anos ela ficou mais conhecida como a matriarca do seriado Brothers & Sisters), a atriz retorna em grande estilo como Mary Todd Lincoln. A primeira dama é mais uma mulher politizada em seu currículo. 

 A ESQUECIDA: NICOLE KIDMAN (The Paperboy) Desde que o filme de Lee Daniels foi exibido em Cannes todos clamaram por uma indicação ao Oscar para Kidman, no entanto, seus esforços como a loura profana apaixonada por um assassino e metida numa confusão com um jornalista homossexual teve fôlego para chegar somente ao Globo de Ouro e ao Prêmio do Sindicato dos Atores. A repercussão dividida do filme deve ter colaborado para que o filme ficasse de fora do Oscar, apesar de ser considerado um dos mais ousados do ano. Talvez a Academia prefira a Nicole mais dramática... seja como for, ela ainda tem o Oscar de As Horas (2002) na estante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário