sexta-feira, 3 de abril de 2015

Combo: Tente Outra Vez...

Depois de assistir No Limite do Amanhã (2014) era inevitável lembrar de outros filmes onde seus personagens tem a chance de retomar os rumos de sua história para alcançar seus objetivos. Os cinco longas que me vieram a memória foram os seguintes: 

5 Corra Lola, Corra! (1998) O filme do alemão Tom Tykwer virou sensação com sua protagonista de cabelos vermelhos qu
e precisa correr para salvar a vida do namorado... Lola (Franka Potente) não consegue, mas a narrativa do filme lhe garante outras chances de resolver a pendenga. Tykwer nem perde tempo com explicações para o fato, apenas apresenta a situação como um videogame onde a personagem tem várias vidas para mudar cumprir o objetivo e mudar de fase. Não satisfeito, o diretor ainda utiliza cenas em animação e faz sua personagem ter a habilidade de soltar agudos ensurdecedores. O filme tornou-se cult - e tem gente que curte, assim como tem gente que acha uma grande perda de tempo...

4 Questão de Tempo (2013) Uma anomalia genética permite ao pai que transmite ao filho a capacidade de voltar no tempo e consertar algumas coisas que não funcionaram. Usar essa premissa para uma comédia romântica funciona melhor do que parece nesse longa, onde o simpático britânico Tim (Domhall Gleeson) tenta conquistar a americana Mary (Rachel McAdams) e manter família e amigos sempre seguros. A fantasia amorosa  consegue lidar com bastante humor (como no momento da conquista ou a primeira noite repetida inúmeras vezes) as desventuras de seu protagonista. Para quem curte romances despretensiosos e divertidos.  

3 Contra o Tempo (2011) Aparentemente seria na ficção científica que a premissa de voltar no tempo (ou estar preso num tempo específico) deveria funcionar melhor. Duncan Jones conta a história do homem que vivencia várias vezes os oito minutos finais de um trem prestes a explodir. Colter Stevens (Jake Gyllenhaal) e a plateia demoram para entender o que está acontecendo, mas percebem que Colter tem a missão de impedir a explosão. Jones faz um filme quase brilhante, o quase fica por conta dos pontos que perde ao ceder a pressão de um final feliz para a história (o que transforma um filme enxuto em uma grande confusão).

2 Efeito Borboleta (2004) Sempre acho que esse filme da dupla Eric Bress e J. Mackie Gruber foi bastante subestimado (prova disso é que a dupla ainda não lançou um longa desde então). Ashton Kutcher surpreende como o jovem Evan, que tem a capacidade de voltar no tempo e mudar seus dramas e de seus amigos, o problema é que sempre que ele muda um fato, as consequências parecem torna a realidade pior, gerando novos transtornos. Bem amarrado e sem medo de ser hardcore (ainda que tenha mudado o final, onde o protagonista voltava ao período uterino e provocava o aborto de si mesmo), o filme ainda traz uma atuação memorável de Amy Smart como a amada de Evan. 

1 Feitiço do Tempo (1993) o falecido Harold Ramis ganhou o BAFTA de melhor roteiro original ao contar a história de Phil (Bill Murray), jornalista encarregado de cobrir o inusitado Dia da Marmota, um evento anual que ele despreza (celebrado no dia dois de fevereiro nos EUA e Canadá, onde uma marmota determina o término do inverno). Portanto, parece um castigo que Phil passe a acordar no mesmo dia fatídico várias vezes sem qualquer explicação. Aos poucos, o protagonista percebe que pode mudar suas ações para melhorar não apenas o dia, mas sua vida (inclusive no campo amoroso). O filme alcançou um sucesso inesperado e ainda é lembrado como um clássico dos anos 1990!

Nenhum comentário:

Postar um comentário