sexta-feira, 17 de abril de 2015

PÓDIO: Joaquin Phoenix

Bronze: o imperador psicótico
GLADIADOR (2000)
Nascido em Porto Rico em 28 de outubro de 1974, Joaquin sempre foi bom ator (desde os tempos em que assinava Leaf Phoenix até Parenthood/1989), mas o sobrenome sempre o deixava à sombra do irmão, o lendário River Phoenix (que faleceu em 1993 aos 23 anos). Joaquin tinha 25 anos quando foi indicado ao Oscar pela primeira vez (como coadjuvante) pelo seu trabalho como o imperador romano Commodus. Sem escrúpulos, a sede de poder do personagem beira a psicopatia - e Joaquin deixa claro como se diverte no papel cheio de ambiguidades (trai o protagonista, assassina o pai, flerta com a irmã...) tudo o que o ator precisava para cravar seu nome entre os melhores de sua geração. 

Prata: o apaixonado. 
ELA (2013)
Adepto a papéis estranhos, o ator pegou todos de surpresa quando viveu o romântico Theodore no último filme de Spike Jonze. Num futuro, não muito distante, Theo tenta sobreviver ao divórcio enquanto ganha a vida escrevendo cartas para pessoas que nem conhece. Sua vida passa a tomar outro rumo quando ele se apaixona por um sistema operacional chamado Samantha (com voz de Scarlett Johansson). O filme revela-se uma das melhores histórias de amor dos últimos anos - e mostra que o ator é mais versátil do que a maioria dos seus críticos imaginava. 

Ouro: Johnny Cash. 
1º JOHNNY & JUNE (2005)
Sei que muita gente estava contando com a atuação perturbada em O Mestre/2012 (que lhe rendeu outra indicação ao Oscar de ator) nesse pódio, mas eu considero que a atuação do astro foi prejudicada pela narrativa irregular do filme. Por isso, prefiro a personificação do ator como Johnny Cash. Pode-se dizer que a versão do casal Cash no filme é mais branda que da vida real, mas o fato é que sempre que Joaquin segura o violão e solta aquele vozeirão eu realmente penso que ele é o verdadeiro homem de preto! Some isso à química com Reese Witherspoon e o filme funciona muito bem. Pela atuação Phoenix foi indicado ao Oscar na categoria de ator principal pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário