sábado, 17 de novembro de 2018

APOSTAS PARA O OSCAR 2019: Capítulo I

Sim meus amigos, a temporada de ouro já chegou e as especulações para as premiações já estão a todo vapor! Com algumas listas e premiações aparecendo por aí, a dúvida é quem tem fôlego para encarar a temporada de pesos pesados e manter o fôlego até a divulgação dos indicados ao maior prêmio do cinema americano. Alguns filmes que já estrearam por aqui tem chances de serem lembrados - sobretudo os recentes Nasce uma Estrela e Bohemian Rhapsody, dois filmes de quatro palpites que tem a música correndo nas veias nesta temporada. A animação Os Incríveis 2 tem como maior oponente o genial Ilha dos Cachorros que poderá dar a Wes Anderson seu primeiro Oscar! Também não podemos esquecer de Charlize Theron (e o roteiro) de Tully, o sucesso Pantera Negra e os arrepiantes Um Lugar Silencioso e Hereditário (é verdade que a Academia não é muito chegada a filme de super-herói ou terror, mas vai que...). A partir de hoje destacarei aqui no blog os filmes que despontam como favoritos ao careca dourado mais cobiçado do mundo:

Roma 
O oscarizado Alfonso Cuarón (Gravidade) corre sério risco de ser novamente premiado por ter feito o filme mais elogiado do ano. Premiado no Festival de Veneza e produzido pela Netflix, Roma é um verdadeiro passeio pelas memórias de infância do diretor e o resultado é dotado de uma atmosfera que tem encantado espectadores por todo o mundo. Ambientado na Cidade do México em 1970, não sei se a Academia premiaria um filme falado em espanhol na categoria principal, mas o Oscar de filme estrangeiro já tem mãos certas. 

 As Viúvas
Fosse dirigido por um cineasta mais convencional, este filme faria boas bilheterias colheria alguns elogios e ficaria por isto mesmo. Sorte que o estúdio teve o bom senso de querer fazer algo mais e convidou o autoral Steve McQueen para fazer bonito. No elenco,  Viola Davis, Michelle Rodriguez, Elizabeth Debicki e Cynthia Erivo são as personagens do título que juntam forças para superar as dificuldades financeiras deixadas pelos maridos criminosos. Misturando drama, suspense e ação, o filme é um dos mais elogiados do ano. 

A Favorita
Este é outro filme aclamado no Festival de Veneza deste ano - saiu com os prêmios de melhor atriz (a ótima Olivia Colman) e grande prêmio do júri. O filme conta um inusitado triângulo amoroso no século XVIII que acontece em paralelo à guerra entre Inglaterra e França. Existe uma batalha muito particular entre duas mulheres (Rachel Weisz e Emma Stone) que disputam o posto de pessoa mais influente na corte da rainha (Colman). O mais curioso desta comédia que capricha no humor negro é que se trata do primeiro filme do grego (e denso) Yorgos Lanthimos sem um roteiro feito por ele. 

Vox Lux
Parece que Natalie Portman está de volta ao páreo. Depois de ser indicada ao Oscar por viver uma stripper, ganhar um Oscar por sua performance como bailarina transtornada e concorrer novamente como uma icônica primeira-dama americana, Natalie agora vive uma estrela do mundo pop que tem uma boa cota de fantasmas para exorcizar. Dirigido por Brady Corbet, o filme oferece um olhar bastante ácido para o mundo pop - que é capaz de transformar até a experiência mais traumatizante em algo capaz de produzir fama e dinheiro.

A Esposa 
Falando em voltar ao páreo, não seria ótimo ver uma atriz tão magnífica como Glenn Close ganhando seu merecido Oscar pela primeira vez. A atriz veterana já foi indicada seis vezes à estatueta e nunca foi premiada! Ao que parece sua elogiada atuação neste filme do sueco Björn Runge pode lhe fazer justiça. Ela vive a discreta Joan Castleman que acompanha o esposo, Joe Castleman (Jonathan Pryce) para receber o Nobel de Literatura. Em quarenta anos de casamento muitos dos seus sonhos e ambições ficaram para trás e... as frustrações ganham força durante o filme. 

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