Apesar da longa greve de atores e roteiristas, as apostas para o Oscar já começaram! E com a temporada de ouro logo ali, com cada vez mais filmes sendo apresentados e cogitados para o prêmio, o blog resolveu dividir as apostas da temporada em três postagens. Se Oppenheimer era o filme mais cotado até agora para levar o careca dourado para a casa e Barbie ganhou chances em várias categorias, saiba quem são os outros que devem entrar na disputa por uma estatueta:
"Assassinos da Lua das Flores" de Martin Scorsese
Acabando de chegar nos cinemas brasileiros, o novo filme do mestre Martin Scorsese é elogiado desde que estreou no Festival de Cannes. O filme é baseado no best-seller de David Grann e conta uma triste história de amor em meio à uma trama sórdida de traições, cobiça e crimes adotados para dizimar o povo originário americano Osage. Com Leonardo DiCaprio e Robert de Niro no elenco, os maiores elogios ficam por conta do trabalho de Lily Gladstone, que está cotada para o Oscar de melhor atriz, uma das várias indicações que o filme deve receber rumo à consagração na categoria principal.
"Past Lives" de Celine Song
Sabe aquele filme indie que começa a ser querido pelo público e começa a chamar cada vez mais atenção? Este é o caso deste filme sobre uma história de amor cheia de camadas muito bem exploradas pela direção, elenco e roteiro. Vivendo dois amigos de infância que se encontram em Nova York depois de 20 anos, Nora (Greta Lee) e Hae (Teo Yoo) começam a revisitar o sentimento que sentiam um pelo outro, mas no meio do caminho tem Arthur (John Magaro), o marido de Nora. Delicado e sutil, o filme se tornou a aposta da A24 depois do naufrágio (merecido) de Beau tem Medo.
"Pobres Criaturas" de Yorgos Lanthimos
Considerado o melhor filme do Festival de Veneza, o novo filme do badalado cineasta grego chega com força para as premiações. Obviamente que a versão feminista de Frankenstein vem carregada com elementos que devem desagradar os mais conservadores, mas a estética e o trabalho do elenco (com aquele estilo seco que o diretor adora) deve garantir indicações para melhor filme, direção, atuações, roteiro adaptado e categorias técnicas. Emma Stone é a favorita ao Oscar de melhor atriz no momento. Será que leva? Ainda no elenco estão Mark Ruffalo e Willem Daffoe, que devem ser indicados a coadjuvantes.
"Anatomia de Uma Queda" de Justine Trier
Falando em festival, o ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes tem tudo para ser o filme de língua não inglesa a figurar na categoria principal do Oscar. O filme sobre a truncada investigação de um assassinato colecionou elogios desde que foi exibido no Festival, mas surpreendeu ao não ser o filme indicado da França pra categoria de filme estrangeiro. Não que faça diferença, o filme deve figurar nas categorias principais e render para a alemã Sandra Hüller uma indicação ao Oscar de Melhor atriz pelo papel da mulher que precisa lidar com as suspeitas em torno da morte do esposo.
"American Fiction" de Cord Jefferson
Meses atrás este filme nem apareceria entre os nomes fortes da temporada, mas bastou ser exibido no Festival de Toronto para sair de lá premiado e com as expectativas lá em cima! Eleito o melhor filme do Festival pelo público, o longa conta de forma esperta uma trama sobre a hipocrisia do mundo literário. No elenco está Jeffrey Wright (que merece ser lembrado no Oscar faz tempo) como o escritor com a carreira estagnada por seu texto não ser "negro o suficiente". Dirigido pelo estreante Cord Jefferson e baseado no livro de Percival Everett, trata-se de um daqueles filmes que pode surpreender nas categorias mais robustas.
"Are You There, God? It's me, Margaret." de Kelly Fremon Craig
Filme que deve receber uma campanha de lembrança rumo à temporada de ouro é essa comédia simpática baseada na aclamada obra de Judy Plume. No filme, Margaret (Abby Ryder Fortson) se muda da cidade para o subúrbio e passa a vivenciar uma outra vida - com destaque para suas indagações sobre religião. O filme estreou no primeiro semestre, mas seu roteiro permanece digno de elogios, assim como o trabalho das coadjuvantes vividas por Rachel McAdams e Kathy Bates. O tipo de filme simpático que garante a torcida dos fãs e que pode surpreender em roteiro adaptado.
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