sábado, 9 de março de 2024

INDICADOS AO OSCAR 2024: Melhor Filme

"Anatomia de Uma Queda" é o ganhador da Palma de Ouro em Cannes2023 e não foi o escolhido da França pela vaga de filme estrangeiro, mas conquistou cinco indicações ao Oscar: filme, direção, atriz (Sandra Hüller) roteiro original e montagem. Se a elogiada produção não é a favorita ao principal prêmio da noite, o roteiro tem fortes chances após ser lembrado em outras premiações da temporada (como o Globo de Ouro). Justine se tornou a oitava mulher a ser indicada ao Oscar na categoria de direção, não mais do que merecido pelo excelente trabalho de um drama de tribunal que não se contenta em ser só isso, explorando, de forma bastante complexa, a forma como construímos verdades perante as informações que recebemos. Mesmo que não leve o prêmio para casa, já se tornou um dos filmes mais marcantes do século XXI. 

"Assassinos da Lua das Flores" de Martin Scorsese tinha chances de ser a pedra no sapato do grande favorito da noite, mas com o tempo o filme perdeu fôlego, especialmente após ficar fora da categoria de melhor roteiro adaptado (não pela qualidade do texto, mas por mudar o foco do livro em que se inspira). Ainda assim, o filme concorre em dez categorias: filme, direção, atriz (Lily Gladstone), ator coadjuvante (Robert De Niro), fotografia, montagem, design de produção, figurinos, trilha sonora e canção original. A história da nação Osage vítima de crimes camuflados na virada do século XX se tornou um filme de tirar o fôlego do ano. Scorsese demonstra uma energia invejável aos 81 anos. Indicado como diretor e produtor do filme, Scorsese acumula 16 indicações ao Oscar, mas tem apenas uma estatueta na estante pela direção de Os Infiltrados (2006). Dá para acreditar?
 
"Barbie" de Greta Gerwig se tornou o grande hit do ano e bastava ver todo o movimento de pessoas vestindo rosa para assistir ao filme nos cinemas. É verdade que muita gente torce o nariz, acusando o filme de ser superficial nos temas que aborda, mas gente, o ponto de partida do filme era um brinquedo - e olha o que Greta Gerwig consegue fazer! Greta acabou de fora da categoria de melhor direção, mas foi lembrada na categoria de roteiro adaptado (ao lado do esposo, Noah Baumbach). Margot Robbie também ficou de fora do prêmio de melhor atriz, mas concorre como produtora do filme. O longa ainda concorre a duas indicações a melhor canção (pelas favoritas What I was Made for e I'm Just Ken), ator coadjuvante (Ryan Gosling), design de produção e figurino. A torcida do filme deve garantir alguns números de audiência para a Academia.
 
Ficção Americana de Cord Jefferson é adaptado do livro de Percival Everett e foi aclamado como o melhor do Festival de Toronto. Ganhando fôlego nas premiações na reta final, o longa se tornou um dos indies mais queridos da temporada. A trama do escritor que precisa fingir ser outra pessoa para ter seu talento reconhecido  se tornou um dos comentários raciais mais interessantes dos últimos tempos. O filme concorre em cinco categorias: filme, roteiro adaptado, ator (Jeffrey Wright), ator coadjuvante (Sterling K. Brown) e trilha sonora. Infelizmente o filme não é favorito em categoria alguma, mas tem chances na disputa acirrada na categoria de melhor roteiro (categoria que serviu de consolação para o diretor que ficou de fora da categoria de direção em seu ótimo trabalho de estreia).
 
Maestro de Bradley Cooper é o filme (chatinho) da Netflix que caiu no gosto da Academia. Contando a história do maestro Leonard Bernstein (vivido pelo próprio diretor) ao lado da esposa Felicia Montealegre (Carey Mulligan), o longa é tecnicamente impecável, mas deixa bastante evidente o desespero de Bradley para ganhar um Oscar. Ao longo da carreira o astro já concorreu nove vezes (seja por atuação, produção ou roteiro) ao Oscar  e com seu novo trabalho atrás das câmeras,  recebeu mais três nomeações: produção, ator e roteiro original. O filme concorre em outras quatro categorias: atriz (Carey Mulligan), maquiagem, som e fotografia, num total de sete nomeações. Embora não seja apontado como favorito em categoria alguma, o longa tem chances na categoria de maquiagem e penteados, mesmo com a polêmica por algumas próteses utilizadas pelo ator.
 
"Oppenheimer" de Christopher Nolan tem tudo que a Academia adora, a começar pela escolha de uma figura histórica um tanto controversa pela construção da bomba atômica. O filme de Nolan patina em gelo fino quando tenta apresentar seu protagonista como herói pela construção de algo que causou tanto temor e destruição. Restava fazer o trabalho certo para as pessoas esquecerem as polêmicas e mirarem nas qualidades do filme. Eis que o filme se tornou o favorito na categoria com 13 indicações: filme direção, ator (Cillian Murphy), ator coadjuvante (Robert Downey Jr), atriz coadjuvante (Emily Blunt), roteiro adaptado, fotografia, montagem, figurino, design de produção, trilha sonora, som, maquiagem e penteados.  Com o filme, Nolan alcança oito indicações ao Oscar, entre elas sua segunda em melhor direção (concorreu antes por Dunkirk/2017) .
 
"Os Rejeitados" de Alexander Payne satisfaz a saudade que os cinéfilos estavam do diretor em sua melhor forma: histórias sobre pessoas comuns que misturam drama com bom humor. O longa se revela um dos melhores filmes natalinos feitos nos últimos tempos com a história de um trio de personagens que se conectam nos feriados de fim de ano. Paul Giamatti está perfeito como o professor mal humorado e ainda pode levar seu primeiro Oscar! Quem deve levar mesmo é Da'Vine Joy Randolph na categoria de coadjuvante que ganhou todos os prêmios da temporada. O filme também concorre ainda nas categorias de roteiro original e montagem. Quem também merecia ter sido lembrado é o estreante Dominic Sessa, que está ótimo como o aluno rejeitado que se aproxima do professor rabugento.
 
"Pobres Criaturas" de Yorgos Lanthimos em outros tempos dificilmente conseguiria cravar este filme no gosto da Academia, no entanto, nunca subestime o grego que colocou um filme feito Dente Canino (2009) no páreo de melhor filme estrangeiro. O ganhador do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza conta a história de Bella Baxter (Emma Stone) que é fruto de uma experiência, com o cérebro de um bebê no corpo de um mulher adulta, ela deseja conhecer o mundo e lida com o sexo de forma um tantinho diferente da sociedade do seu tempo. O filme concorre em 11 categorias: filme, direção, atriz (Emma Stone), Ator coadjuvante (Mark Ruffalo), roteiro adaptado, trilha sonora, fotografia, figurino, direção de arte, montagem, maquiagem e penteados. Yorgos já acumula cinco indicações ao Oscar, tendo concorrido anteriormente como diretor por A Favorita (2018).

"Vidas Passadas" de Celine Song talvez seja o indie mais querido do ano, tanto que ganhou vários prêmios ao longo do ano, incluindo o Independent Spirit de melhor filme e melhor direção. Celine bem que poderia ter entrado no páreo de melhor direção, mas foi lembrada na categoria de roteiro original. O longa conta a história de dois amigos de infância ao longo de vinte e quatro anos. Os dois acabam seguindo trajetórias diferentes ao longo da vida e um dia se reencontram contemplando as possibilidades de tudo o que poderia ter vivido. Apesar de não ser um filme biográfico, o filme de estreia da diretora traz muitos elementos pessoais que tornam a trama ainda mais sensível e verdadeira. Apenas com duas indicações ao Oscar, o filme poderia ter sido lembrado ainda nas categorias de atuação com as performances irretocáveis de de Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro. 
 
"Zona de Interesse" de Jonathan Glazer parecia ter sido coroado como um dos filmes mais importantes do ano já em sua estreia no Festival de Cannes. O longa ganhou o Grande Prêmio do Júri e desde então só colheu elogios com sua forma diferente de contar os horrores do holocausto. Mais do que emoldurar cenas que já vimos em vários filmes, o filme é ambientado na casa ao lado do campo de concentração de Auschwitz na Polônia. Nesta casa vive o comandante do campo e sua família que convive com todos os cheiros e sons assustadores do holocausto numa assombrosa história sobre a banalidade do mal. Favorito ao Oscar de Filme Internacional o filme ainda concorre aos prêmios de direção, roteiro adaptado e melhor som (que se levar em conta o design de som da produção o torna o grande favorito da categoria também). É a primeira vez que Glazer é lembrado no Oscar. 

O ESQUECIDO: Segredos de Um Escândalo de Todd Haynes foi aclamado por muitos como um dos melhores filmes do ano. Em determinado momento da temporada de ouro o filme foi tão badalado que era favorito a várias categorias no Oscar que se aproximava. No entanto, parece que conforme o filme se tornou conhecido, as polêmicas em torno do caso em que se inspira lhe custaram alguns votos entre os votantes da Academia. Embora muitos o considerem o melhor filme de Haynes e com a melhor atuação de Natalie Portman, ambos foram esquecidos, assim como Julianne Moore e Charles Melton - que revivem o caso da professora que se envolveu com seu aluno de 13 anos e constituiu uma família. Ainda assim, o filme foi lembrado na categoria de melhor roteiro original para os estreantes Samy Burch e Alex Mechanik. Parece que o tom jocoso do filme não agradou todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário