domingo, 14 de fevereiro de 2016

10+: Leonardo DiCaprio e o Oscar

Parece que no dia 28 de fevereiro finalmente Leonardo DiCaprio levará seu Oscar de melhor ator para a casa por sua atuação em O Regresso, filme que rendeu sua quarta indicação à estatueta! Nos últimos anos o ator tem procurado papéis cada vez mais desafiadores, mas precisamente depois que fez sucesso com Titanic (1996) e precisou provar que era mais do que o Jack da Rose. Essa lista lembra dos dez filmes que deixaram o ator na mira do Oscar, ou pelo menos, deveriam...

Gilbert Grape (1993)
Leonardo DiCaprio tinha dezoito anos quando viveu Arnie Grape, o irmão autista do personagem do título. Sua atuação foi tão perfeita que foi o colocou automaticamente entre os melhores atores de sua geração. Vale lembrar que era seu terceiro filme e  o jovenzinho foi indicado ao Oscar na categoria de ator coadjuvante (mas perdeu para Tommy Lee Jones de O Fugitivo).

2 Gangues de Nova York (2002)
Depois do sucesso colossal de Titanic/1996 as coisas não goram fáceis para Leo. Fugindo do estigma de galã, seus filmes seguintes não fizeram sucesso. Ele percebeu que era tarde demais para voltar a fazer filmes indies e restava conseguir ser escalado para esse filme de Martin Scorsese! Ele conseguiu! Indicado para dez Oscars, os maiores elogios foram para a atuação de Daniel Day Lewis (que foi indicado ao Oscar de Melhor Ator). Leo ficou de fora. 

3 Prenda-me se For Capaz (2002)
Outra chance que Leo tinha era por sua parceria com Steven Spielberg na inacreditável biografia de Frank Abagnale Jr - um homem que ficou famoso por picaretagens desde a juventude. O filme deu ao ator o Globo de Ouro de melhor ator em filme de comédia, mas o Oscar preferiu a atuação de Christopher Walken (indicado ao prêmio de coadjuvante) e a trilha sonora de John Williams. Com dois filmes importantes no currículo, o ator foi esquecido por ambos. 

4 O Aviador (2004)
Ainda que muitos o considerassem jovem demais para o papel, DiCaprio foi escolhido por Scorsese para dar vida à Howard Hughes, o milionário apaixonado por aviões, produtor de cinema e que manteve romances com estrelas como Avar Gardner e Katharine Hepburn (além de Transtorno Obsessivo Compulsivo). Dez anos depois o Oscar lembrou dele e o indicou ao prêmio de melhor ator (uma das onze indicações conquistadas pelo filme), mas o ator perdeu para Jamie Foxx em Ray. 

5 Diamante de Sangue (2006)
Em 2006, DiCaprio teve sua terceira parceria com Scorsese em Os Infiltrados (que ganhou quatro estatuetas das cinco que concorria - filme, diretor, edição e roteiro), mas a Academia achou que Leo estava melhor em Diamante de Sangue do diretor Edward Zwick - onde vivia o contrabandista Danny Archer em meio a um conflito em Serra Leoa na África. Ironicamente, o ator perdeu o Oscar para Forrest Whitaker (que vivia o ditador Idi Amin de Uganda em O Último Rei da Escócia).  

6 Foi Apenas um Sonho (2008)
Embora tenha participado de Rede de Mentiras de Ridley Scott, a maior expectativa era por conta do reencontro de Leo com Kate Winslet (seu par em Titanic/1996) neste filme de Sam Mendes. O romance melancólico sobre o naufrágio de um casamento na década de 1950 concorreu aos globos de Ouro de filme dramático, direção, ator (Leo) e deu o prêmio de melhor atriz em drama para Kate. Mas o Oscar premiou a atriz por outro filme (O Leitor), enquanto Foi Apenas um Sonho ficou no páreo de ator coadjuvante (Michael Shannon), direção de arte e figurinos. Não foi dessa vez, Leonardo!

Ilha do Medo (2010)
A terceira parceria com Scorsese rendeu a maior bilheteria em toda a carreira do renomado diretor. Muitos consideravam que DiCaprio seria lembrado na categoria de melhor ator no Oscar, mas ele acabou esquecido nas premiações como o detetive perturbado Teddy Daniels. Pelo menos o Oscar lembrou de seu outro filme do ano, A Origem dirigido por Christopher Nolan (que foi indicado a oito prêmios e ganhou cinco). Porém, o astro do ano ficou de fora mais uma vez!

J. Edgar (2011)
Gosto muito do filme de Clint Eastwood sobre uma das figuras mais importantes (e controversas) da história do FBI: John Edgar Hoover. O filme aborda como foi construído o mito em torno dessa figura histórica, sem perder de vista quem estava ao seu redor (principalmente o parceiro Clyde Tolson). No entanto, os aspectos mais polêmicos de Hoover deixaram o longa fora das indicações ao Oscar. Pelo menos, o ator foi lembrado no Globo de Ouro.

Django Livre (2012)
O filme de Quentin Tarantino tem tantas atuações interessantes que canibalizaram umas as outras. Os coadjuvantes Christoph Waltz, Samuel L. Jackson e Leonardo DiCaprio estão excelentes em cena. Indicado ao Globo de Ouro pelo sanguinário fazendeiro Calvin Candie, Leo acabou perdendo para Waltz na categoria. Isso enfraqueceu sua indicação ao Oscar, que o deixou de fora mais uma vez. Até eu achei que a coisa já estava virando pessoal... e Waltz acabou levando o Oscar de coadjuvante...

Esqueça o desastroso O Grande Gatsby de Baz Luhrman! O filme que levou o ator às grandes premiações do cinema do ano foi a biografia de Jordan Belfort, o homem que enriqueceu de formas pouco lícitas e teve a vida regada à sexo e drogas variadas. Dessa vez foi DiCaprio que convidou Scorsese para participar da empreitada - um verdadeiro devaneio sobre o lado mais pirado do capitalismo. Leo levou para casa o Globo de Ouro de ator de comédia (mais uma vez) e foi lembrado na categoria de melhor ator no Oscar (e perdeu para Matthew McConaughey por Clube de Compras Dallas). O filme concorreu em outras quatro categorias (incluindo filme e direção) - mas perdeu todas. 

Será que em 2016 o Oscar vai para o ator?

Nenhum comentário:

Postar um comentário