Parece que no dia 28 de fevereiro finalmente Leonardo DiCaprio levará seu Oscar de melhor ator para a casa por sua atuação em O Regresso, filme que rendeu sua quarta indicação à estatueta! Nos últimos anos o ator tem procurado papéis cada vez mais desafiadores, mas precisamente depois que fez sucesso com Titanic (1996) e precisou provar que era mais do que o Jack da Rose. Essa lista lembra dos dez filmes que deixaram o ator na mira do Oscar, ou pelo menos, deveriam...
1 Gilbert Grape (1993)
Leonardo DiCaprio tinha dezoito anos quando viveu Arnie Grape, o irmão autista do personagem do título. Sua atuação foi tão perfeita que foi o colocou automaticamente entre os melhores atores de sua geração. Vale lembrar que era seu terceiro filme e o jovenzinho foi indicado ao Oscar na categoria de ator coadjuvante (mas perdeu para Tommy Lee Jones de O Fugitivo).
2 Gangues de Nova York (2002)
Depois do sucesso colossal de Titanic/1996 as coisas não goram fáceis para Leo. Fugindo do estigma de galã, seus filmes seguintes não fizeram sucesso. Ele percebeu que era tarde demais para voltar a fazer filmes indies e restava conseguir ser escalado para esse filme de Martin Scorsese! Ele conseguiu! Indicado para dez Oscars, os maiores elogios foram para a atuação de Daniel Day Lewis (que foi indicado ao Oscar de Melhor Ator). Leo ficou de fora.
3 Prenda-me se For Capaz (2002)
Outra chance que Leo tinha era por sua parceria com Steven Spielberg na inacreditável biografia de Frank Abagnale Jr - um homem que ficou famoso por picaretagens desde a juventude. O filme deu ao ator o Globo de Ouro de melhor ator em filme de comédia, mas o Oscar preferiu a atuação de Christopher Walken (indicado ao prêmio de coadjuvante) e a trilha sonora de John Williams. Com dois filmes importantes no currículo, o ator foi esquecido por ambos.
4 O Aviador (2004)
Ainda que muitos o considerassem jovem demais para o papel, DiCaprio foi escolhido por Scorsese para dar vida à Howard Hughes, o milionário apaixonado por aviões, produtor de cinema e que manteve romances com estrelas como Avar Gardner e Katharine Hepburn (além de Transtorno Obsessivo Compulsivo). Dez anos depois o Oscar lembrou dele e o indicou ao prêmio de melhor ator (uma das onze indicações conquistadas pelo filme), mas o ator perdeu para Jamie Foxx em Ray.
5 Diamante de Sangue (2006)
Em 2006, DiCaprio teve sua terceira parceria com Scorsese em Os Infiltrados (que ganhou quatro estatuetas das cinco que concorria - filme, diretor, edição e roteiro), mas a Academia achou que Leo estava melhor em Diamante de Sangue do diretor Edward Zwick - onde vivia o contrabandista Danny Archer em meio a um conflito em Serra Leoa na África. Ironicamente, o ator perdeu o Oscar para Forrest Whitaker (que vivia o ditador Idi Amin de Uganda em O Último Rei da Escócia).
6 Foi Apenas um Sonho (2008)
Embora tenha participado de Rede de Mentiras de Ridley Scott, a maior expectativa era por conta do reencontro de Leo com Kate Winslet (seu par em Titanic/1996) neste filme de Sam Mendes. O romance melancólico sobre o naufrágio de um casamento na década de 1950 concorreu aos globos de Ouro de filme dramático, direção, ator (Leo) e deu o prêmio de melhor atriz em drama para Kate. Mas o Oscar premiou a atriz por outro filme (O Leitor), enquanto Foi Apenas um Sonho ficou no páreo de ator coadjuvante (Michael Shannon), direção de arte e figurinos. Não foi dessa vez, Leonardo!
7 Ilha do Medo (2010)
A terceira parceria com Scorsese rendeu a maior bilheteria em toda a carreira do renomado diretor. Muitos consideravam que DiCaprio seria lembrado na categoria de melhor ator no Oscar, mas ele acabou esquecido nas premiações como o detetive perturbado Teddy Daniels. Pelo menos o Oscar lembrou de seu outro filme do ano, A Origem dirigido por Christopher Nolan (que foi indicado a oito prêmios e ganhou cinco). Porém, o astro do ano ficou de fora mais uma vez!
8 J. Edgar (2011)
Gosto muito do filme de Clint Eastwood sobre uma das figuras mais importantes (e controversas) da história do FBI: John Edgar Hoover. O filme aborda como foi construído o mito em torno dessa figura histórica, sem perder de vista quem estava ao seu redor (principalmente o parceiro Clyde Tolson). No entanto, os aspectos mais polêmicos de Hoover deixaram o longa fora das indicações ao Oscar. Pelo menos, o ator foi lembrado no Globo de Ouro.
9 Django Livre (2012)
O filme de Quentin Tarantino tem tantas atuações interessantes que canibalizaram umas as outras. Os coadjuvantes Christoph Waltz, Samuel L. Jackson e Leonardo DiCaprio estão excelentes em cena. Indicado ao Globo de Ouro pelo sanguinário fazendeiro Calvin Candie, Leo acabou perdendo para Waltz na categoria. Isso enfraqueceu sua indicação ao Oscar, que o deixou de fora mais uma vez. Até eu achei que a coisa já estava virando pessoal... e Waltz acabou levando o Oscar de coadjuvante...
10 O Lobo de Wall Street (2013)
Esqueça o desastroso O Grande Gatsby de Baz Luhrman! O filme que levou o ator às grandes premiações do cinema do ano foi a biografia de Jordan Belfort, o homem que enriqueceu de formas pouco lícitas e teve a vida regada à sexo e drogas variadas. Dessa vez foi DiCaprio que convidou Scorsese para participar da empreitada - um verdadeiro devaneio sobre o lado mais pirado do capitalismo. Leo levou para casa o Globo de Ouro de ator de comédia (mais uma vez) e foi lembrado na categoria de melhor ator no Oscar (e perdeu para Matthew McConaughey por Clube de Compras Dallas). O filme concorreu em outras quatro categorias (incluindo filme e direção) - mas perdeu todas.
Será que em 2016 o Oscar vai para o ator?
Nenhum comentário:
Postar um comentário