domingo, 28 de fevereiro de 2016

MOMENTO ROB GORDON: O Oscar de Dohmnall Gleeson

Invencível (2014)
Existem fortes chances de você não fazer a mínima ideia de quem eu estou falando, mas esse ator irlandês de 33 anos, filho do veterano Brendan Gleeson teve um ano realmente memorável! Afinal, ele começou o ano saboreando as três indicações  ao Oscar de Invencível de Anjelina Jolie - o filme concorreu aos prêmios de fotografia, mixagem de som e edição de som. No longa ele era o amigo mais "resistente" do protagonista. Depois, o ator lançou quatro filmes em 2016. Se o número já impressiona, imagina pensar que os quatro foram indicados ao Oscar 2016 (com destaque para dois entre os concorrentes de melhor filme). Por conta dessa proeza (que pouca gente se deu conta) que dedicamos essa lista ao ator. 

Ex-Machina (2015)
O filme de estreia do escritor Alex Garland como cineasta começou sua carreira no início de 2015 e logo recebeu elogios por sua trama cerebral envolvendo uma experiência com inteligência artificial. Gleeson vive o jovem funcionário de uma empresa sorteado para participar de um experimento - onde ajudará seu recluso chefe a testar sua nova invenção: a bela Ava. A graça do filme é nunca saber muito bem o que está acontecendo até... o final. No filme, o ator faz par novamente com Alicia Vikander, sua parceira em Anna Karenina (2012). Ex-Machina recebeu indicações aos Oscars de roteiro original e efeitos especiais no Oscar 2016.

Brooklyn (2015)
Lançado em novembro nos Estados Unidos, no exato momento em que os pesos pesados da temporada cobiçam suas indicações, Brooklyn colocou o ator como o pretendente irlandês da protagonista vivida por Saoirse Ronan. Embora seja a última vértice a aparecer no triângulo romântico, sua atuação rende torcida entre alguns espectadores. O drama romântico dirigido por John Crowley agradou a Academia que o indicou nas categorias de melhor filme, atriz (Saoirse) e roteiro adaptado - e Gleeson provou que saber atuar com um papel bastante simples para desenvolver. 

Não bastasse os filmes de sucesso perante a crítica, o ator ainda conseguiu um papel num dos filmes mais concorridos do ano. J.J. Abrams realizou um retorno inspirado da legendária franquia, espantando todo o jeitão antiquado que George Lucas imprimiu na segunda trilogia. Gleeson vive um dos vilões, o General Hux - que deve receber mais destaque nos próximos filmes, parceiro de Kylo Ren para expandir o império. O Despertar da Força quebrou o jejum de Star Wars junto à Academia e foi indicado a cinco prêmios: edição, efeitos especiais, melhor trilha sonora, edição de som e mixagem de som. 

O Regresso (2015)
Para fechar o ano, Dohmnall apareceu no filme mais indicado desse ano. O longa de Alejandro González Iñárritu é marcado por atuações bastante sólidas de seu elenco masculino e, ainda que tenha ficado de fora das premiações, Gleeson está muito bem como o capitão do grupo do qual faz parte os personagens de Leonardo DiCaprio e Tom Hardy. O Regresso é um dos favoritos ao Oscar desse ano com 12 indicações: filme, direção, ator (DiCaprio), ator coadjuvante (Hardy), edição, figurino, maquiagem, mixagem de som, edição de som, direção de arte e efeitos especiais. Bom trabalho, rapaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário