segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

PREMIADOS OSCAR - 2016

Os atores premiados: acertei todos!

Ontem aconteceu a entrega do maior prêmio do cinema americano: o Oscar. Interessante perceber que depois de toda a polêmica sobre racismo entre os votantes, a Academia resolveu ironizar a si mesma - o que era a melhor coisa  a se fazer, tendo em vista que o apresentador era o comediante Chris Rock (famoso por sua acidez) que fez um longo monólogo sobre o tema (e o Oscar usou a temática em filminhos bem divertidos). Sobre isso, resta dizer que toda a confusão liderada por Spike Lee e maximizada por Will Smith (que com a carreira patinando queria uma indicação seu filme Concussion... mas não aconteceu - e serviu de chacota até num filminho malvado com Angela Bassett), porém a maior ausência foi Idris Elba (Beasts of No Nation) na categoria de ator coadjuvante (mas ele é um sujeito tão elegante que preferiu não alimentar as polêmicas... e sacrificar futuras indicações). Como é de costume entre os apresentadores, Rock começou animado... mas depois foi perdendo a graça. No entanto, senti que o Oscar estava antenado e cheio de vontade para agradar, do clipe inicial passando pelas participações de dos robôs de Star Wars, minions, Buzz Lightyear e Cowboy Wood no palco, além de belas inserções para efeitos visuais, figurino, direção de arte, som.... Entre belas surpresas e outras nem tanto, os premiados estão abaixo, com meus acertos (sinalizados por ) e o placar do ano logo abaixo. 

Foi uma grande surpresa! Quando todo mundo esperava que O Regresso ganharia (ou até Mad Max: A Estrada da Fúria). A sensação só não foi maior por não haver, de fato, um favorito para o maior prêmio da noite -  havia um verdadeiro empate técnico nas especulações (e muita gente deve ter chorado pelos bolões de aposta com os amigos por conta disso). 

Diretor: Alejandro G. Iñárritu (O Regresso) 
Pelo terceiro ano consecutivo, um mexicano ganhou o Oscar de direção e isso é mais político do que se imagina (não é Donald Trump?). O trabalho de Alejandro é realmente o mais impressionante do ano (e ano passado ele também era com o premiado Birdman). Iñárritu é o terceiro diretor na história dos 88 Oscars a ganhar na categoria consecutivamente. 

Atriz: Brie Larson (O Quarto de Jack
Apesar de ser veterana, Larson era uma completa desconhecida da maioria dos votantes. Quando o filme foi exibido no Festival de Toronto começou a se especular as chances de indicação. Além de talento no papel da mãe confinada ao lado do filho (que precisa se readaptar ao mundo após sete anos de isolamento), a atriz demonstrou seriedade e serenidade em toda estressante campanha rumo ao Oscar - e ganhou todos do ano. 

Ator: Leonardo DiCaprio (O Regresso
Finalmente, Leo ganhou seu Oscar! Precisa dizer mais alguma coisa? 

Atriz Coadjuvante: Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa
Nasce outra estrela! Acho que para além do filme, ela também teve a sorte de estar excelente em Ex-Machina e ter chances concretas de ser indicada pelos dois. Nem vou mencionar a cara de babão do namorado Michael Fassbender. Boa sorte, Alicia (mas eu ainda preferia a Kate Winslet por Steve Jobs)!

Ator Coadjuvante: Mark Rylance (Ponte dos Espiões
Um dos maiores nomes dos palcos britânicos (e a melhor coisa do filme de Spielberg) provou que o talento ainda pode se sobrepor às campanhas de marketing. Sem Idris Elba no páreo, ele era realmente o que mais merecia, especialmente por fazer tanto com tão pouco. 

Filme Estrangeiro: O Filho de Saul (Hungria) 
Era o favorito - e não tem jeito: filme em língua estrangeira sobre holocausto já tem 99% de chance de levar a categoria para casa. 

Animação: Divertida Mente
Um dos melhores filmes de 2015! Engraçado, terno, genial! Clássico! Alguém ficou surpreso?

Melhor roteiro original: Spotlight - Segredos Revelados 
Não acho que era o melhor no páreo, mas aqui já começava a se desenhar a tendência da Academia para o maior prêmio da noite. Diante disso, foi bastante coerente. 

Roteiro Adaptado: A Grande Aposta 
Era o favorito para a categoria e foi merecido - levando em consideração a forma lúdica e irônica com que apresenta um tema que costuma distanciar a maioria dos mortais. 

Canção Original: "Writing's On The Wall" (007 Contra Spectre)
Ainda não acredito que essa música medíocre foi premiada. Sinceramente, Sam Smith... nem adianta convocar a comunidade GLSBT para apoiar. Sua música foi o pior tema de James Bond de todos os tempos. 

Fotografia: O Regresso 
Emmanuel Lubezki ganha pelo terceiro ano consecutivo - e foi merecido. 

Documentário: Amy
Nada mais pop do que premiar uma colagem sobre uma diva recente. Não era o melhor no páreo e a Academia perdeu a chance de abraçar um dos melhores filmes negros do ano passado (WhatHappened, Miss Simone?).

Achei um exagero premiar o filme nessa categoria, mas não chega a ser uma injustiça.

Trilha sonora:  Os Oito Odiados 
Ennio Morricone merece todas as glórias, só a música que introduz o filme de Tarantino já me fez querer ver o filme inteiro.  

Não acho o melhor no páreo, mas é preciso reconhecer a qualidade de um trabalho que mantém um ritmo frenético do início ao fim.

Direção de Arte: Mad Max: A Estrada da Fúria 
Muito justo, acho a verdadeira alma do filme. 

Efeitos Visuais: Ex-Machina
A melhor surpresa da noite! Dormi feliz pelo reconhecimento das sutilezas do filme (e destaco mais uma vez como Alicia Vikander dá vida a esses elementos). Chorei ao ver um filme cult ser reconhecido na categoria. 

Edição de Som: Mad Max:Estrada da Fúria 
Justo.

Mixagem de Som: Mad Max:Estrada da Fúria 
Justo. 

Maquiagem e Penteado: Mad Max:Estrada da Fúria 
E com isso, Mad Max se tornou o mais premiado da noite com seis estatuetas (todas técnicas). 

Curta-metragem: Stutterer 
Entre tantos filmes densos, ganhou o mais leve e bem humorado. Guarde o nome do diretor/roteirista Benjamin Cleary, você irá ouvir de novo em breve. 

Animação Curta-metragem: Bear Story 
O mais fofo e bem realizado - e fica ainda mais interessante se levarmos em conta que 2015 foi o ano do urso na telona, não é Leo? O primeiro Oscar para o Chile!!! Parabéns, hermanos!

Documentário Curta-metragem: A Girl in the River: The Price of Forgiveness 
Acho que eu nunca acertei todos os curtas... isso compensa os meus erros nos palpites desse ano rsrs

Placar: 
Mad Max Estrada da Fúria - 06
O Regresso - 03
Spotlight - 02
A Grande Aposta - 01
O Quarto de Jack - 01
Ponte dos Espiões - 01
A Garota Dinamarquesa - 01
Ex-Machina - 01
Divertida Mente - 01
Os Oito Odiados - 01
007 contra Spectre - 01

18 acertos em 24 categorias! Um novo recorde!!!
Ano que vem eu prometo melhorar! 

Um comentário: