quarta-feira, 5 de junho de 2013

MOMENTO ROB GORDON: Irmãos Brothers

5 - Bob Farrelly & Peter Farrelly
Faz tempo que os diretores americanos Farrelly não emplacam um sucesso da magnitude de Quem Vai Ficar com Mary (1998), mas eles ainda são conhecidos pela comédia escrachada. Se a versão deles para Os Três Patetas (2012) não agradou eles ainda podem se gabar de ter no currículo algumas das comédias debochadas sem compromisso com o politicamente correto com os que estão acima do peso em O Amor é Cego (2001) ou múltipla personalidade em Eu, Eu Mesmo e Irene (1998) - e não podemos esquecer os manos siameses de Ligado em Você (2000). Agora eles estão preparando a continuação de seu filme de estreia:  Debi e Lóide (1994), será um retorno aos velhos tempos da dupla em que formavam a dupla mais rentável de Hollywood?

4 - Andy Wachowski & Lana Wachowski 
Os americanos nascidos em Chicago começaram a chamar a atenção pelo roteiro engenhoso de Assassinos (1995) com Silvester Stallone. Talvez por considerarem o resultado convencional demais precisavam convencer os estúdios que seriam capazes de dirigir projetos inovadores. Foi assim que fizeram o independente Ligadas pelo Desejo (1996). O resultado convenceu Hollywood a bancar a trilogia Matrix (1999/2003) capitaneada pela dupla. Juntos os filmes da trilogia renderam mais de um bilhão de dólares.  Se o resultado de Speed Racer (2008) não empolgou, eles não se importaram e abusaram da pretensão narrativa em A Viagem (2013), épico de ficção científica onde seis tramas se entrelaçam entre passado, presente e futuro. O filme pode não ter alcançado o sucesso esperado, mas marcou a mudança na assinatura de Larry Wachowski para Lana Wachowski em grande estilo

3 - Vittorio Taviani & Paolo Taviani 
Nascidos em San Miniato, os irmãos italianos prestam serviços ao cinema desde a década de 1950. Com 22 filmes no currículo - o último deles César Deve Morrer/2012, onde um grupo de guardas de presídio encenam Shakespeare, rendeu à dupla o Urso de Ouro em Berlim e o prêmio ecumênico no mesmo. A dupla é responsável por títulos cultuados como Pai Patrão (1977) e A Noite de São Lourenço (1987). Com mais de 47 prêmios internacionais eles não se acomodam nem quando se rendem à inevitável polêmica de adaptar Goethe em As Afinidades Eletivas (1996) sobre um casal e seus amantes. 

2 - Luc Dardenne & Jean-Pierre Dardenne
Nascidos na Bélgica durante a década de 1950, os irmãos dirigem desde 1978 - assinando um total de 16 filmes. Cinco deles foram premiados no Festival de Cannes e renderam 36 prêmios internacionais para a dupla. Famosos pelo olhar que lançam sobre as relações familiares, elas estão presentes nos premiados O Garoto de Bicicleta (2011), A Criança (2005), O Filho (2002) e Rosetta (1999). Em seus filmes, o uso de atores desconhecidos e outros famosos constroem um universo em que a câmera tenta registrar a vida como ela é. A direção sem firulas dos diretores tem seguidores fiéis, mas poucos conseguem a espontaneidade da obra dos Dardenne. Atualmente estão trabalhando em um novo projeto, mais uma vez filmado na França, com a estrela Marion Cotillard.    

1 - Joel Coen & Ethan Coen
Os outros manos que me desculpem, mas a primeira dupla de irmãos diretores que vem à cabeça quando toco no assunto são os Coen. Nascidos em Minnesotta a dupla passou do cinema independente para consagração em Hollywood com 4 Oscars (cada um) na estante - um pelo roteiro original de Fargo (1996) e três respectivamente pela direção, produção e roteiro adaptado de Onde os Fracos Não tem Vez (2007). Apesar do marcante humor negro da dupla, o mais engraçado é que desde o primeiro filme (Gosto de Sangue/1984) as pessoas sabiam que os manos faziam de tudo juntos na produção (fotografia, trilha, edição, direção...) mas Joel assinava a direção, Ethan a produção e o resto era feito com pseudônimos. Ethan e Joel só assinaram a primeira direção juntos no pouco querido Matadores de Velhinha (2004). Recentemente lançaram Inside Llewyn Davis em Cannes que deve aparecer na temporada de ouro 2013! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário