domingo, 20 de setembro de 2020

§8^) Fac Simile: William Zabka

William Michael Zabka
Nosso repórter imaginário ficou tão animado com a estreia de Cobra Kai na Netflix que retornou no meio da pandemia para entrevistar Johnny Lawrence, ou melhor, o ator William Zabka que ficou famoso nos anos 1980 como o inimigo do herói juvenil Daniel Larusso. Nascido em Nova York, filho de imigrantes da Checoslováquia, Zabka trabalhou desde então como ator, produtor e roteirista. Nesta entrevista por vídeo chamada, que nunca aconteceu, Fac deixa este veterano contar o seu lado da história:

§8^) Como foi ficar famoso por viver um dos maiores vilões dos filmes juvenis de todos os tempos?

Zabka Foi terrível! Minha estreia no cinema foi com Karatê Kid (1984) e apareci com este visual tcheco perseguindo um rapaz franzino... eu tinha só dezenove anos na época e o Ralph Macchio tinha 22, mas eu era enorme! Enquanto as revistas ressaltavam minha pinta de galã, os filmes só me chamavam para viver rapazes malvados. Haja terapia...

§8^) Mas boa parte do apelo de Cobra Kai é mostrar o lado do seu personagem nesta história. O fato de ter perdido a namorada, ter um sansei abusivo, problemas com o padrasto... ele se torna quase o herói da história, não é?

Zabka Quase... apesar de todos os tropeços, eu percebo que Jonny envelheceu, mas ainda não aprendeu algumas lições com a vida. É a relação dele com os alunos que faz ele repensar sua postura perante o mundo. Some isso às dificuldades financeiras e emocionais que ele atravessa na série... fica fácil se identificar com ele. Você imagina que ele merece uma segunda chance e torce para que as coisas se resolvam. Claro que ele chuta qualquer coisa politicamente correta para o espaço, ele era o bad boy da história. Não por acaso, isso confere muito humor ao personagem e as pessoas até dizem que não sabiam que eu podia ser engraçado. 

§8^) Mas e a teoria de que o Daniel Larusso é o grande vilão da história?

Zabka Claro que ele é! Eu mesmo quando li o roteiro me toquei disso. O cara chega na cidade, rouba a namorada do Johnny, faz um monte de trapaças e no final ainda vence a luta com aquele golpe ilegal! Muita gente está revendo o filme e percebendo que ele não era um rapaz tão inocente assim. Na série isso se torna ainda maior, o Daniel tem tudo e basta ver o Johnny conseguir alguma coisa para tentar destrui-lo. Não vale nada aquele garoto... [risos]

§8^) Outra marca importante para os fãs é o passar do tempo para os personagens do filme. Foi difícil envelhecer?

Zabka Acho este ponto um dos mais legais da série. Quando fiz o filme eu era um adolescente, agora estou com 54 anos! Este envelhecimento é fundamental para que se altere o olhar que temos do Johnny. Ele é um homem crescido, maltratado, sozinho e até perdido quando a trama começa. Acho que as rugas ajudaram muito nesta composição. Não tenho problemas com a idade, sempre estive trabalhando, me cuido, casei, tenho dois filhos, voltar tentando ter a mesma carinha de vinte anos seria um desastre. Nas cenas de luta a coisa complica um pouco, mas eu me esforço [risos]

§8^) Pouca gente sabe, mas você tem uma indicação ao Oscar no currículo...

Zabka É verdade! Foi por um curta que eu e meu amigo Bobby Garabedian fizemos em 2004! O pessoal anda falando da Elisabeth Shue voltar na próxima temporada, alardeando que ela tem uma indicação ao Oscar de melhor atriz e tal... pois é, eu também tenho! Vai perguntar para o Ralph se ele tem uma... ops... tira esta parte da entrevista por favor [risos]. 

2 comentários:

  1. Eu tava numa empolgação que essa entrevista era real aí vi que nunca aconteceu. Eu queria ver ele falar tudo isso mesmo kkkkkkkk

    ResponderExcluir