segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

10+: Jennifer Jason Leigh


Jennifer Lee Morrow
Celebrada por sua atuação no novo filme de Quentin Tarantino, Hollywood finalmente parece ter redescoberto uma de suas melhores atrizes lançadas na década de 1980. Por Os Oito Odiados, Jennifer Jason Leigh recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Mas nem só de Tarantino viveu seu bom ano de 2015, ela ainda está indicada ao Independent Spirit por sua atuação na animação Anomalisa de Charlie Kauffman. Depois de passar uma década participando como coadjuvante de filmes de pequeno orçamento, parece que a atriz finalmente recebe o devido reconhecimento da Academia. Para celebrar eu preparei essa lista com as dez atuações que considero as mais memoráveis da atriz no cinema:

#10 "Picardias Estudantis" (1982) 
de Amy Heckerling
A primeira vez que vimos Jennifer ganhar destaque na telona ela era assim, uma mocinha bochechuda de olhos intensos num rosto inocente. No papel da garçonete Stacy Hamilton, com os hormônios a flor da pele, Hollywood recebia a promessa de uma estrela. 

# 09 "Short Cuts" (1993) 
de Robert Altman
Jennifer já havia deixado claro que não tinha vocação para ser a mocinha de comédias românticas antes de aparecer como a dona de casa que trabalhava para uma linha de tele-sexo enquanto cuidava dos afazeres domésticos. A cena onde ela atende um cliente enquanto troca a fralda suja do bebê é uma das mais famosas de sua carreira. Ao lado de todo elenco foi premiada no Globo de Ouro e no Festival de Veneza. 

#08 "Georgia" (1995) 
de Ulu Grosbard
Cansada de esperar uma indicação ao Oscar, Jennifer resolveu produzir esse roteiro assinado por sua própria mãe, Barbara Turner. Leigh vive a problemática cantora Sadie Flood, que sempre viveu à sombra da irmã famosa Georgia Flood (Mare Winningham). Ironicamente quem foi indicada ao Oscar foi Mare e não Jennifer... a partir daqui a carreira da atriz tomou um rumo decrescente. 

#07 "Margot e o Casamento" (2007)
 de Noah Baumbach 
Pouca gente curtiu esse segundo filme de Baumbach (que na época era casado com Jennifer). A atriz vive Pauline, que prepara-se para casar com um músico quando recebe a visita da irmã amarga, Margot (Nicole Kidman). As personalidades opostas das manas colidem e geram situações de puro humor negro. Depois de viver vários personagens sombrios, a atriz faz de Pauline quase uma hippie.

#06 "Na Roda da Fortuna" (1994)
de Joel Coen & Ethan Coen
No início dos anos 1990, Jennifer estava na melhor fase de sua carreira, recebendo atenção dos grandes estúdios e de diretores renomados. Pena que a comédia dos irmãos Coen sobre a invenção do bambolê não fez o sucesso esperado. Leigh interpreta uma jornalista que percebe que existe algo de estanho na Indústria Hudsucker - e acaba se envolvendo com o ingênuo inventor vivido por Tim Robbins.

#05 "Eclipse Total" (1995) 
de Taylor Hackford
Quando essa adaptação do livro de Stephen King chegou aos cinemas, a crítica clamava por uma indicação ao Oscar de coadjuvante para a atriz, que vivia a advogada Selina St. George - que volta para a cidade natal para ajudar a mãe (Kathy Bates) a se livrar de uma acusação de assassinato. Mas mãe e filha tem outros problemas para resolver... ignorado nas premiações, o filme merece ser redescoberto. 

#04 "O Círculo do Vício" (1994) 
de Alan Rudolph 
Jennifer foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz dramática por sua atuação como a escritora Dorothy Parker - que participava de um curioso círculo de amigos onde todos se entregavam ao álcool (durante a lei seca de Nova York) e ao flerte. Jennifer tempera uma personagem real (de triste vida amorosa) com cinismo e algum desespero, no que muitos consideram a melhor atuação de sua carreira.  

#03 "Conquista Sangrenta" (1985) 
de Paul Verhoeven
O diretor de Instinto Selvagem/ já demonstrava seu gosto por ousadias nesse épico medieval sanguinário (e devasso) que marcou época quando as locadoras começaram a se tornar populares no país. Hutger Hauer é o líder de um bando de mercenários que, para se vingar do rei, resolve sequestrar a donzela Agnes (Jennifer), prometida do príncipe. Mas Martin e Agnes acabam vivendo um tórrido romance (e a química entre Hauer e Jennifer - com 23 anos - é tão explosiva quanto a de Sharon Stone com Michael Douglas). 

#02 "Mulher Solteira, Procura..." (1992) 
de Barbet Schroeder
Os diretores já tinham percebido a desenvoltura da atriz em viver papéis complicados quando escolheram ela para viver Hedra Carlson - uma moça tímida que responde ao anúncio para dividir o apartamento com a bem resolvida Alisson Jones (Bridget Fonda). O problema é que com Hedra chega também todos os seus problemas psicológicos. Esse deve ser o maior sucesso de bilheteria de  Jennifer Jason Leigh ao misturar duas tendências fortes dos suspenses noventistas: paranoia urbana e  psicopata.  

#01 "Noites Violentas no Brooklyn" (1989) 
de Uli Edel 
Hubert Selby Jr. também é autor do livro que deu origem à Réquiem Para um Sonho (2000) e o efeito da estreia dessa adaptação dirigida pelo  alemão Uli Edel teve efeito bastante semelhante ao longa de Aronofsky no final da década de 1980. Nele, um grupo de personagens vive situações limites entre a corrupção e a violência no bairro do título. Jennifer vive a jovem Tralala, que vê suas ilusões irem embora numa das cenas mais chocantes já vistas numa tela (e Jennifer está excepcional da primeira à última cena).

Nenhum comentário:

Postar um comentário