segunda-feira, 6 de novembro de 2017

10+: Holly Hunter

#10 "Crash - Estranhos Prazeres" (1996) de David Cronenberg
Holly Hunter nunca esteve muito interessada em fazer personagens convencionais, prova disso é que depois de ter um Oscar na estante ela escolheu a proposta de trabalho mais estanha possível: uma mulher que tem fetiche por pessoas marcadas por acidentes de carro. 

Aqui ela é um  anjo da guarda hardcore, afinal é o primeiro filme americano do diretor de Trainspotting. Em dupla com Delroy Lindo ela confundiu muitos espectadores que acharam que os dois eram assassinos profissionais na trama (e na concepção original a ideia era esta mesmo). 

#08 "E aí, Meu Irmão, Cadê Você?" (2000) de Joel e Ethan Coen
Quem seria melhor para viver Penélope na transposição de A Odisseia para o sul americano? Holly Hunter, claro! Obviamente que sua Penélope, ou melhor, Penny, não ficou o tempo todo costurando esperando o marido, mas preparando cada fala que ele iria ouvir... e ele ouviria muito... muito...

#07 "A Firma" (1993) de Sydney Pollack
Ah, os anos 1990! Naquela época os livros de John Grisham eram disputados pelos estúdios a peso de ouro! Neste aqui, protagonizado por Tom Cruise, a atriz viveu a secretária esperta (e cafona) que serve de alívio cômico para a história -  e foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante. 

O filho de Gabriel Garcia Marquez estreou como cineasta juntando um grupo de ótimas atrizes em tramas paralelas que se cruzam. Holly Hunter foi responsável por encarnar Rebecca, uma mulher solitária em dúvida sobre o que fazer com uma gravidez indesejada. 

#05 "Aos Treze" (2003) de Catherine Hardwicke 
Indicada ao Oscar de coadjuvante mais uma vez, a atriz interpreta a mãe de uma adolescente que enfrenta problemas com sexo, drogas e crimes ao lado de uma problemática melhor amiga. O filme marcou a estreia de Evan Rachel Wood no cinema e se tornou um polêmico sucesso nos cinemas. 

#04 "Nos Bastidores da Notícia" (1987) de James L. Brooks
Há quem considere que este filme envelheceu mal com o passar do tempo, mas eu continuo rindo sempre que revejo o olhar ácido sobre os telejornais americanos - com um triângulo amoroso no meio. Holly é a ponta do tal triângulo e você nunca irá esquecer a "terapia do choro" da personagem (que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz).  

O fato é que Holly Hunter tem uma das vozes mais marcantes do cinema e basta fechar os olhos para saber que a Srª Incrível, ou Mulher Elástica, é responsável por uma das melhores interpretações da atriz. O filme irá render a primeira continuação da carreira dela. 

#02 "Arizona Nunca Mais" (1987) de Joel e Ethan Coen
Contando a história de uma policial e um bandido que se apaixonam na delegacia você até imagina o que pode acontecer: eles irão roubar um bebê. Esta talvez seja a comédia mais emblemática da carreira dos irmãos Coen - e Holly está saborosamente cômica como a policial Edwina. 

O filme de Jane Campion é motivo para que a atriz seja constantemente lembrada entre as melhores atuações da história do cinema. Sua performance como Ada, mulher que parte para os cafundós da Nova Zelândia para se casar contra sua vontade é de uma beleza ímpar - e ainda tem aquela cena que fica na sua memória para o resto da vida que lhe rendeu o Oscar daquele ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário