domingo, 23 de maio de 2021

FILMED+: O Mensageiro

 
Fyodor e Anastasiya: adolescentes na União Soviética de Gorbatchev. 

Não lembro se já comentei aqui no blog que a Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), responsável por distribuir e comercializar os filmes do Estúdio MosFilm no Brasil, realiza até  final deste semestre a mostra anual Cinema Soviético Russo em Cena no Youtube. A Iniciativa teve início no ano passado, muito inspirada pela pandemia, e prosseguiu neste ano sempre exibindo um filme por semana, das 19 horas de sexta até as 19 horas de domingo (por vezes fica até o final de domingo, ou seja, dá tempo de você assistir esta pérola do cinema soviético). Diante dos filmes exibidos este ano, O Mensageiro chama a atenção por ser um filme diferente da grande maioria que integra a mostra. Sua temática não gira em torno de histórias de guerra, mas numa trama ambientada no período em que a Guerra Fria começava a perder força. Trata-se do início do governo de Mikail Gorbatchev - que ficou famoso pelo uso dos termos glasnost (transparência ) e perestroika (reestruturação) e gerou consequências irreversíveis para a história da União Soviética (prestes a se quebrar em vários países independentes). É neste ambiente de maior abertura do país que conhecemos a história de Ivan Mirosnikov (Fyodor Dunayevsky), que caba de enfrentar o divórcio dos pais e passa a viver somente com a mãe, com quem não parece ter muito diálogo. Ivan é adolescente, gosta de música, tem ambições, mas não faz faculdade e o serviço militar (de dois anos) está à sua espera. Ele passa a maior parte do dia andando por aí com os amigos, curtindo músicas e sem saber muito bem que caminho seguir na vida. Ou seja, ainda que seja um jovem de 1986, Ivan é em sua essência um adolescente muito parecido com tantos outros no dia de hoje e este ponto é fundamental para que o filme continue funcionando tão bem. A vida de Ivan começa a ter um pouco mais de sentido quando a mãe arranja um emprego de mensageiro em uma editora e ele conhece a filha de um professor, a bela Katya (Anastasiya Nemolyaeva) por quem se apaixona e se inspira a contar algumas mentiras por aí (e ela ao invés de rejeita-lo por conta disso, se aproxima cada vez mais). Com diálogos bem construídos e geralmente divertidos, O Mensageiro se torna a versão soviética dos inúmeros filmes de "coming of age" que tanto gostam de fazer sobre adolescentes em sua transição para a fase adulta. Aqueles que estão acostumados com os clássicos do cinema russo irão estranhar muito, não apenas pela trilha sonora pop e a jovialidade impressa em cada cena, mas por ver os adolescentes usando casacos da Adidas ou dançando break na rua. Os meus momentos favoritos estão na cena do jantar, não apenas pelo momento em que Ivan se atreve a cantar, como também pela explosão de Katya pelo peso das insatisfações ou pelos diálogos dos personagens mais velhos que refletem o que esperam da geração que dominaria o país no futuro. Ivan, por exemplo quer um salário decente, um carro, um apartamento no centro, uma casa de veraneio e... trabalhar menos.  Parece dito nos dias de hoje? Na verdade era o diretor  Karen Shakhnazarov (autor do livro em que o filme se inspira) captando a mudança irreversível que estava por vir em seu país (que explorou novamente em cores mais surrealistas em seu filme seguinte, Cidade Zero/1988 que também foi exibido na mostra deste ano). O Mensageiro recebeu o prêmio especial do júri ao ser exibido no Festival de Moscou e merece ser redescoberto. 

O Mensageiro (Kuryer/União Soviética - 1986) de Karen Shakhnazarov com Fyodor Dunayevsky, Anastasiya Nemolyaeva, Oleg Basilashvili e Inna Churikova ☻☻☻☻

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