sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

INDICADOS AO OSCAR 2023: ATOR

Austin Butler (Elvis) Depois de colecionar elogios e prêmios na temporada, o então novato de Hollywood chega com força para levar para casa seu prêmio pela perfeita personificação do Reio do Rock. Se o filme de Baz Luhrman está longe de ser perfeito, podemos dizer que o trabalho de Butler é uma unanimidade entre os indicados. Nada mal para um rapaz de 31 anos que passou desapercebido em séries de TV e em filmes como Era uma Vez em Hollywood (2019) e Os Mortos não Morrem (2019). Pelo trabalho o ator californiano já levou o Globo de Ouro para casa. 

Bill Nighy (Living) Muita gente ficou surpresa quando descobriu que o veterano ator inglês de 72 anos recebeu somente agora sua primeira indicação ao Oscar. Com participação em mais de cem produções, Bill é um rosto bastante conhecido do público após sua participação em filmes como Questão de Tempo (2013), O Exótico Hotel Marigold (2011) e sua antológica participação em Simplesmente Amor (2003). Nesta adaptação de Ikiru de Akira Kurosawa para Londres dos anos 1950, Bill vive um homem que decide mudar os rumos de sua vida após receber um preocupante diagnóstico. Será que o veterano leva?

Brendan Fraser (The Whale) O favorito na categoria é este ator que já colecionou sucessos no cinema até mergulhar numa fase complicada por conta de ter sofrido um assédio (que só veio a público muito tempo depois). Fraser ganhou apoio de muita gente e retomou sua carreira aos poucos na TV. Seu primeiro grande papel nas telonas depois de muito tempo é neste drama do diretor Darren Aronofsky sobre um homem com mais de duzentos quilos que tenta colocar sua vida em ordem. Indicado aos principais prêmios da temporada, Brendan já recebeu o Critic's Choice pelo papel. Esta é a primeira indicação do ator que já merecia uma indicação pelo ótimo trabalho em Deuses e Monstros (1998) ao lado de Ian McKellen. 

Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin) Esta também é a primeira indicação do ator irlandês que já é bastante conhecido em Hollywood. Colin sempre foi considerado um bom ator, mas seu temperamento já lhe rendeu críticas (e suas sobrancelhas já foram motivo de piada),  nos últimos anos se tornou um dos artistas mais respeitados do cinema. Em sua retomada com a parceria com o diretor Martin McDonagh (eles já trabalharam juntos em Na Mira do Chefe/2008), ele interpreta um homem comum que subitamente descobre que seu melhor amigo não quer mais ser amigo dele. O ponto de partida simples se torna o ponto de partida para uma comédia dramática que se tornou um dos favoritos ao Oscar 2023. 

Paul Mescal (Aftersun) Antes da Academia divulgar suas indicações, a quinta vaga da categoria ainda era considerada um mistério. No fim das contas, quando Paul foi anunciado, os fãs do filme indie queridinho da temporada foram ao delírio. Paul ficou famoso por seu trabalho na minissérie Normal People (2020) e agora deve aparecer em cada vez mais projetos interessantes após dar vida a Calum, o jovem pai que, em férias com a filha, tenta disfarçar seu desânimo perante a vida. Esse é o terceiro filme do ator irlandês de 28 anos que teve uma pequena participação em A Filha Perdida (2021) e está em God's Creatures (2022) ao lado de Emily Watson. 

O ESQUECIDO: Hugh Jackman (The Son) Havia grande expectativa para saber quem pegaria a última vaga ao páreo de melhor ator. Houve quem apostasse em Tom Cruise pelo hit Top Gun: Maverick, mas após Jackman aparecer no páreo do Globo de Ouro de ator dramático, imaginou-se que ele seria lembrado pela Academia. O seu maior problema é que o filme sobre a relação problemática do pai com seu filho do primeiro casamento foi mal de público e crítica. No fim das contas, o ator australiano acabou ficando de fora, mas nada que desmereça sua atuação. Com a idade chegando, Hugh deverá fazer cada vez mais filmes sérios, mas segue até agora somente com sua indicação de melhor ator por Os Miseráveis (2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário