domingo, 12 de fevereiro de 2023

INDICADOS OSCAR 2023: Atriz Coadjuvante

Angela Bassett (Pantera Negra: Wakanda para Sempre) Parece que a temporada de prêmios já tem sua favorita. A veterana de 64 anos atua desde os anos 1970 e é conhecida por vários de seus papéis no cinema e na televisão. Bassett já trabalhou com cineastas importantes do porte de Spike Lee, Kathryn Bigelow, Robert Zemeckis e Wes Craven, mas sua primeira indicação ao Oscar veio somente por sua energia magnética ao viver a estrela Tina Turner em Tina (1993) de Brian Gibson. Ao assumir o peso de carregar metade da continuação de Pantera Negra, Angela já levou os principais prêmios da temporada e deve fazer história ao ser a dona do primeiro Oscar de atuação da Marvel Studios. 

Hong Chau (A Baleia) Pouca gente deve lembrar, mas a atriz de 43 anos esteve cotada para ser indicada ao Oscar por seu trabalho em Pequena Grande Vida (2017), mas a acabou ficando de fora da categoria. De lá para cá, ela teve papéis marcantes em produções variadas como a minissérie Watchmen (2019) da HBO e o recente O Menu/2022. Agora, ela está no páreo de atriz coadjuvante pelo papel da amiga preocupada com o amigo com obesidade mórbida. Filha de vietnamitas e nascida na Tailândia, Chau desbancou suas colegas de elenco Samantha Morton e Sadie Sink ao ser lembrada pela Academia. 

Jamie Lee Curtis (Tudo em Tudo Lugar ao Mesmo Tempo) recentemente começou em Hollywood um papo sobre os "nepo babies" ou filhos de celebridades que seriam favorecidos ao ingressarem na carreira artística. Pensando em Jamie Lee Curtis, não vejo muita profundidade nesta crítica que diz menos do que pretende. Jamie é filha de Tony Curtis e Janet Leigh. Sua estreia na televisão foi em 1977, quando tinha apenas 19 anos e sua indicação ao Oscar só veio agora aos 64 - depois de fazer filmes que fizeram sucesso e outros nem tanto (como tantas outras nepo babies ou não). Aqui ela se despe de toda vaidade para viver uma auditora da receita federal que inferniza a vida a protagonista (na maioria dos multiversos...). 

Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin) A atriz irlandesa faz filmes desde 1999 e apesar de já ter trabalhado em filmes de Alan Parker e Paolo Sorrentino, o grande público não faz ideia de que já ouviu a voz dela em várias produções. Kerry é a responsável pela voz de Sexta-Feira, o sistema operacional dos filmes da Marvel. No novo filme de Martin McDonagh (com quem ela trabalhou no oscarizado Três Anúncios para um Crime/2017) ela é a única personagem que parece ter algum discernimento na ilha de Inisherin enquanto observa seu irmão ser totalmente ignorado pelo ex-melhor amigo. Com frases de efeito e personalidade perspicaz, muitos apontam a atriz como a única capaz de surpreender na categoria durante a cerimonia. 

Stephanie Hsu (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) debaixo de toda originalidade caótica do filme dos Daniels, o que sustenta toda a narrativa é o relacionamento entre as pessoas de uma família. Portanto, nada mais justo que a filha da trama seja lembrada no Oscar de atriz coadjuvante. Apesar de ter feito vários trabalhos para televisão e alguns para o cinema (como Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis/2021), a californiana Hsu não era muito conhecida do público, mas foi celebrada por sua performance no filme que a colocou entre as grandes revelações. Pelo trabalho que mistura drama e comédia, seu maior problema é a divisão de votos com sua colega de elenco na mesma categoria. 

A ESQUECIDA: Jessie Buckley (Entre Mulheres) Com tantas atuações femininas marcantes, esperava-se que uma das atrizes do filme de Sarah Polley marcassem presença no Oscar. Tendo Rooney Mara, Jessie Buckley, Claire Foy e Frances McDormand nos créditos, parece que o estúdio investiu para que todas tivessem chance nas premiações. O que houve foi a divisão de votos, deixando todas de fora. Quando o Critics Choice conseguiu destacar o trabalho de Jessie, esperou-se que o Oscar pudesse captar a mensagem e concretizar uma indicação de atuação para a produção. No entanto, o filme acabou indicado somente à Roteiro Adaptado e Melhor Filme. Nem a indicação a melhor elenco no prêmio do sindicato (SAG Awards) ajudou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário