Pearce e Moss: Dois perdidos num espelho sujo
Ainda lembro a primeira vez que vi Amnésia de Christopher Nolan e tive a impressão de que não iria entender nada até o fim da projeção. Por sorte eu entendi tudo e além de ver um bom filme, ainda aumentei a minha auto-estima (rs)! Muita gente considera este filme como o primeiro do diretor, mas na verdade ele possui um anterior (Falling, do qual só ouvi falar recentemente por possuir a semente de A Origem. O roteiro é inspirado num conto nunca publicado de Johnatan Nolan (irmão de Chris e parceiro constante) e o resultado na tela é mais pulsante do que a mídia impressa poderia supor. Ao acompanharmos o protagonista que não sofre de amnésia, mas de um distúrbio que impede que registre informações recentes por muito tempo, o diretor busca, através da edição, reproduzir no expectador o mesmo efeito. Muita gente pode ficar tonta, alguns podem não entender muito bem o que se passa, principalmente quando se percebe que ao fim das contas o filme não é só de trás para frente, mas possui cenas de seu desfecho (ou seria início) entremeada em em cenas em preto e branco. A narrativa dispõe ainda de artifícios interessantes para compensar a angústia de seu personagem principal (vivido pelo australiano Guy Pearce), como a utilização de tatuagens e fotografias para substituir a sua memória. Pena que em sua busca pelo assassino de sua esposa, estes elementos sejam menos confiáveis do que ele julga ser - e a presença de dois personagens intrigantes (uma mulher vivida por Carrie Anne Moss e um bigodudo interpretado por Joe Pantoliano) e que inspiram pouca confiança. O filme deixa claro que as intenções de Nolan é transcender fazer filmes apenas para serem assistidos, mas proporcionar aos seus fãs experiências únicas dentro de uma sala escura, aspecto que manteve intacto em seus filmes seguintes, mesmo nos de sucesso modesto (como o seguinte Insonia com al Pacino) ou blockbusters (como Batman - O Cavaleiro das Trevas). Depois de Amnésia outros filmes se aventuraram pela forma invertida de contar histórias, como o pesadelesco Irreversível de Caspar Noè e O Amor em Cinco Tempos de François Ozon, mas nenhum deles alcançou a mesma repercussão.
Amnésia (Memento, EUA-2000) de Christopher Nolan com Guy Pearce, Carrie Anne Moss, Joe Pantoliano e Jorja Fox. Disponível em DVD. Cotação: ☻☻☻☻☻
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