 |
Bronze: a poetisa sobrevivente
|
3º Um Lugar Silencioso: Dia Um (2024) Lupita Amondi Nyong'o nasceu na Cidade do México em 1983 e começou a carreira em Hollywood como assistente de produção. A atriz se tornou cada vez mais reconhecida por desaparecer nas personagens que interpreta, como é o caso de Sam, a paciente com câncer terminal que se depara com as criaturas de audição ultrassensível desta franquia milionária. Lupita carrega toda a dor da personagem no olhar desde a primeira cena, mas ao longo do filme a faz reencontrar a leveza de uma vida da qual deverá se despedir em breve. Um trabalho belo e sensível que demonstra mais uma vez que a atriz é uma das melhores de sua geração.
 |
Prata: a mulher duplicada |
2º Nós (2019) fazia um tempinho que Lupita não recebia um papel de destaque nos cinemas quando Jordan Peele a convidou para estrelar este filme de terror em que ela vive dois personagens. Uma é a mulher que precisa lidar com um trauma de infância, outra é o trauma personificado como seu duplo (e que quer tomar sua vida). A atriz tem uma performance assustadora na versão mais sombria da personagem e foi indicada ao
Critic's Choice,
People's Choice e ao
SAG Awards por sua performance e ainda foi celebrada como melhor atriz do ano por alguns prêmios regionais da crítica. Se houvesse justiça, a atriz teria sido lembrada no Oscar de melhor atriz por suas performances distintas no mesmo filme.
 |
Ouro: a mulher escravizada.
|
1º Doze Anos de Escravidão (2013) Lupita fez história no Oscar ao se tornar a primeira mexicana a ganhar o prêmio de atriz coadjuvante (e se levarmos em conta sua cidadania queniana, ela também se tornou a primeira queniana a receber o prêmio). No ganhador de Oscar de melhor filme, ela vive uma escrava que sofre os abusos sexuais do dono da fazenda e sobrevive a todo tipo de maus tratos ao longo do filme. Uma performance sofrida e comovente que caiu nas graças dos votantes da Academia. A atriz ganhou as capas de revista com seu estilo fashionista e fez escolhas bastante criteriosas em sua carreira desde então. Mesmo tento menos ofertas de trabalho do que merece, Lupita sempre entregou performances dignas de nota desde sua premiação, honrando sua estatueta até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário