sábado, 5 de abril de 2014

MOMENTO ROB GORDON: Lollapalooza & Cinema

É difícil ignorar completamente o maior festival de rock no Brasil, mesmo quando o assunto é cinema. Para ressaltar a ligação dos artistas do festival com a sétima arte, preparei essa lista:

05 Julian Casablancas
Apesar da carreira de Julian fora dos Strokes nunca vingar como deveria ele está no Lollapalooza. A maior ligação do cantor com o cinema é sua amizade com o diretor Roman Coppola (filho do Francis Ford, irmão de Sofia, sobrinho de Talia Shire, primo de Nicolas Cage e Jason Schwartzan...) que moldou a estética visual da banda. Obviamente que a voz de Casablancas colaborou em trilhas sonoras à frente do Strokes, sendo as mais célebres em Homem-Aranha  (2002) com When It Started e  Maria Antonieta (2006) com What Ever Happened. Não satisfeita com o apoio no filme de 2006, Sofia Coppola inseriu a minimalista I'll try Anything Once em seu filme seguinte (Um Lugar Qualquer/2010) e a canção se tornou uma espécie de arrepiante sinopse do filme.  

04 Johnny Marr
De nome você pode até não lembrar dele, mas com certeza já ouviu muito seus riffs. Famoso por ser um dos guitarristas mais elegantes de todos os tempos, Marr ficou famoso por tocar no The Smiths (e sempre brigar com o vocalista Morrissey). Apesar de nunca ter repetido o sucesso de sua banda dos anos 1980, Marr sempre cultivou outros projetos (o Electronic, ao lado de Bernard "New Order" Sumner é o mais famoso) e flerta constantemente com o cinema. Para além do uso de canções dos Smiths em infinitas trilhas (Curtindo a Vida Adoidado/1986, Closer/2004, 500 Dias com Ela/2009, As Vantagens de Ser invisível/2012...), Marr colabora em trilhas como em A Origem (2010) de Christopher Nolan (que foi até indicada ao Oscar) e até apareceu como ator em Powder (2011) de Mark Elliot, sobre uma banda emergente do Reino Unido. 

03 New Order
Sempre que vejo o New Order de hoje eu me espanto em ver que o tempo passou, mas a voz de bom rapaz de Bernard Sumner permanece a mesma. Quantas bandas podem se gabar de ter sua história contada em filmes? Pois é, o New Oder tem três filmes no currículo! Bem, na verdade os filmes não são sobre o NO, mas sobre a banda que deu origem a eles, o Joy Division. A história do Joy - e início do New - pode ser vista em A Festa Nunca Termina (2002), Control (2007) e no documentário Joy Division (2007), neles você fica conhecendo como a banda de Ian Curtis é fica para trás e tem início a nova sonoridade com os membros que restam. Além disso, New Order é um nome obrigatório em trilhas que retratam os anos 1980 e que ambicionam posar de moderninhas. Os caras podem ser ouvidos nos clássicos A Garota de Rosa Shocking (1986) e Trainspotting (1996) além de emprestar hits para Três Formas de Amar (1994), Psicopata Americano (2000), Maria Antonieta (2006), Ele Não Está Tão afim de Você (2009)...

02 Nine Inch Nails
Quase que o Nine Inch Nails ficou em primeiro lugar, afinal o NIN em pessoa - Trent Reznor e o parceiro Atticus Ross - tem até um Oscar na estante pela trilha sonora de A Rede Social (2010) e quase chegou lá com a trilha de Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2011) que foi indicada somente ao Globo de Ouro. O flerte do NIN com o cinema faz bastante tempo, já que a sonoridade da banda caiu como uma luva para embalar atmosferas sombrias, sendo assim canções como Burn, Closer e The Perfect Drug serviram com perfeição às intenções de (respectivamente)  Assassinos por Natureza (1994), Sev7en (1995) e A Estrada Perdida (1997). Talvez seja em A Estrada Perdida que o trabalho da banda tenha se tornado mais fascinante na telona, já que o mestre David Lynch parece ter feito um belo clipe de 134 minutos para a as canções que Trent compôs para o longa. Vou encarar essa medalha de prata como uma forma de pressionar Lynch a voltar e filmar algo inspirado num álbum da banda!

01 Arcade Fire 
Quando ouvi pela primeira vez essa banda canadense (com a música Wake Up de 2004, do álbum Funeral) ela se tornou automaticamente uma das minhas favoritas. De lá para cá eles lançaram outros três álbuns inesquecíveis (e nunca vou esquecer quando The Suburbs, de 2010, papou o Grammy de álbum do ano). As marcantes canções da banda logo serviram para embalar os trailers de O Curioso Caso de Benjamin Button/2008 (com My Body is a Cage) e Onde Vivem os Monstros/2009 (com Wake Up), isso sem contar a colaboração na celebrada trilha da finada série À Sete Palmos/2001-2005 (com Cold Wind). O que coloca o Arcade no topo da lista é que Spike Jonze criou um curta baseado nas canções de The Suburbs chamado Cenas do Subúrbio (que foi exibido, elogiado no Festival de Berlim e lançado como cd bônus junto ao álbum em alguns países). A parceria com Spike Jonze continuou no filme Ela (2013), para o qual a banda compôs três canções. A trilha de Ela, assinada pelo vocalista Will Butler e seu parceiro Owen Pallett, concorreu ao Oscar desse ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário