sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Pódio: Paul Giamatti

Bronze: o amante de vinho. 
Giamatti apareceu pela primeira vez no cinema em 1991 e desde então fez de tudo. Curiosamente muita gente só conheceu o ator neste sucesso do diretor Alexander Payne sobre dois amigos que cruzam os Estados Unidos para beber bons vinhos e... ser a última viagem de solteiro de um deles. Giamatti interpreta Miles, o simpático amigo do noivo, que tem lá os seus problemas para resolver entre um gole e outro de vinho. Muitos consideram que o ator merecia uma indicação ao Oscar pelo seu trabalho, mas foram os coadjuvantes Virginia Madsen e Thomas Haiden Church que foram lembrados pela Academia. Até hoje vejo um pouco de Miles em cada personagem que o ator faz. 

Prata: o senhor reflexivo
Este filme foi visto por meia dúzia de gatos pingados - e quando vi Giamatti entre os indicados ao Globo de Ouro por seu trabalho eu apostei que ele levaria o prêmio para casa. Levou mesmo! O ator interpreta Barney Panovsky, um homem bastante temperamental, que reflete aos 65 anos sobre sua vida, seus relacionamentos, casamentos, profissão... o olhar peculiar do livro de Mordecai Richler está presente o tempo todo e Paul interpreta um personagem difícil ao longo de várias décadas (além disso, a química com Rosamund Pike impressiona). Um belo trabalho que precisa ser redescoberto. O filme concorreu ao Oscar de melhor maquiagem. 

Ouro: o escritor rabugento. 
Giamatti foi indicado somente uma única vez ao Oscar - pelo fraquinho A Luta pela Esperança (2005), que o colocou no páreo de coadjuvante -, mas desde este aqui ele merecia este reconhecimento. Vai entender o motivo dos distribuidores brasileiros acharem que este título horroroso era mais interessante que o original American Splendor baseado na cultuada HQ de Harvey Pekar - onde o autor esmiúça a vida que levava no subúrbio americano. Giamatti está brilhante na pele de Pekar, com todo o seu mau humor habitual e impressiona dos momentos mais banais aos mais dramáticos deste filme que tem uma linguagem inovadora com animações ao longo da narrativa. O filme se tornou cult e ganhou uma indicação ao Oscar de roteiro adaptado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário