segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Pódio: Molly Ringwald

Bronze: A Aniversariante Esquecida
Gatinhas e Gatões (1984)
Molly Ringwald tinha 14 anos quando estreou no cinema em Tempestade/1982 de Paul Mazursky. Dois anos depois John Hughes a escolhia para ser o rosto de uma geração em seus filmes para adolescentes. Era uma escolha um tanto diferente, já que a atriz parecia uma adolescente comum e por isso mesmo funcionava tão bem (e ela era adolescente mesmo). Seu ar mal-humorado caía como uma luva em personagens incompreendidas que não conseguiam entender o famigerado mundo teen das escolas americanas. Seu primeiro triunfo foi no meio das trapalhadas deste filme divertido, onde ela sonha com o bonitão da escola enquanto um pirralho está apaixonado por ela e... ninguém lembra que os dezesseis anos dela se aproxima. 

Prata: A Patricinha Legal.
Clube dos Cinco (1985)
Como se trata de uma lista criada por atuação, este clássico de John Hughes ficou em segundo lugar! Este clássico dos anos 1980 conta a história de um grupo de jovens que teve como medida disciplinar ir para a escola num sábado de manhã para realizar uma tarefa. Hughes utiliza este ponto de partida para descascar os estereótipos bastante presentes nos filmes teen americanos (que perduram até hoje). Da aluna esquisita, passando pelo nerd, o atleta da escola e o projeto de delinquente, o papel que coube à Molly foi a garota popular e educada que, assim como os demais, está de saco cheio de como os outros a enxergam. 

Ouro: A Jovem Mãe.
A Cegonha Não Pode Esperar (1988) 
Ao final dos anos 1980, Molly já havia conquistado vários sucessos de bilheteria e era um rosto mais que conhecido em Hollywood. No entanto, ela já estava buscando papéis mais sérios que pudessem lhe render presença em premiações. Com o crescimento da gravidez na adolescência na Terra do Tio Sam, o roteiro deste filme lhe proporcionou material suficiente para que tivesse uma papel mais maduro perante os outros que interpretara até então. Se os prêmios americanos não apareceram, pelo menos ela saiu do Paris Film Festival com prêmio de melhor atriz pelo papel da adolescente que engravida antes do planejado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário