domingo, 13 de outubro de 2013

APOSTAS PARA O OSCAR 2014 - CAPÍTULO I

Chega à temporada de outono do final do ano começam as especulações sobre quem terá um lugar na temporada de ouro que se anuncia. Sobre os palpites, vale ressalta que nos primeiros cinco palpites do Oscar 2011, todos os comentados receberam indicações, sendo que eu acertei quatro indicados ao prêmio de Melhor Filme e mencionei quatro futuras indicadas ao prêmio de melhor atriz (incluindo a ganhadora daquele ano). No ano seguinte (2012), minha sorte com as atrizes continuou - e acertei três das cinco indicadas logo de primeira (incluindo a ganhadora mais uma vez), mas o ganhador do Oscar daquele ano só veio no palpite posterior. Já em 2013 o grande vencedor da noite aparecia entre meus primeiros palpites. E para o ano que vem? Será que algum ganhador está nessa lista? As estatísticas parecem dizer que sim:

Gravidade (Gravity) 
Já que é para começar do começo, vamos iniciar do primeiro forte candidato que apareceu nos cinemas brasileiros. Gravidade de Alfonso Cuarón se tornou numa espécie de unanimidade desde que foi exibido no Festival de Veneza. A ficção científica intimista sobre a astronauta que se perde no espaço coleciona elogios - e tem indicação certeira para melhor atriz para Sandra Bullock (o que é bastante merecido já que a presença de uma estrela do seu quilate ajudou a viabilizar um projeto arriscado em 3D). Mesmo que o tom aventuresco espetacular não faça sucesso na votação final da Academia, dificilmente o filme será ignorado (as categorias técnicas já são uma barbada).

American Hustle
Jennifer Larence? Amy Adams? Bradley Cooper? Robert DeNiro? Parece uma reedição dos indicados do ano passado, mas não é. Trata-se de American Hustle, filme de David O. Russell sobre a história real de um golpista (Christian Bale) e sua amante (Amy Adams) que são forçados a trabalhar com um estranho agente federal (Bradley Cooper) para desmascarar mafiosos, vigaristas e políticos corruptos. A confusão está armada com o acréscimos de Jeremy Renner como um político que se envolve na história. Drama, romances, suspense e traições se misturam no decorrer do filme  que tem o maior número de já indicados ao Oscar por metro quadrado da temporada. 

Dallas Buyer's Club
Se alguns colecionam indicações, outros lutam para conseguir a sua primeira consagração. Matthew McConaghey se esforça desde o ano passado e dessa vez, parece que a coisa vai. Ao seu lado está Jared Leto, que retoma seu estilo de transformações físicas para mostrar que não é só um rostinho bonito. O diretor Jean-Marc Vallée conta com esses dois atores de grande apelo ao público feminino para contar uma história ambientada no início da propagação da AIDS na década de 1980. McConaghey é Ron Woodroof, um ninguém que vive de pequenos golpes e que contraiu o HIV no uso de seringas compartilhadas. Woodroof acaba se metendo num esquema de compra de remédios ilegais junto com outros soropositivos - que inclui o travesti Rayon (Leto). Embora o filme corra o risco de descambar para a militância, a dupla central transpira carisma e tem chances nas premiações. 

Doze Anos de Escravidão (12 Years a Slave)
Grande vencedor no Festival de Toronto, 12 Years Slave é a terceira parceria do diretor Steve McQueen com o ator Michael Fassbender. A trama conta a história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um sujeito casado e educado que via para assumir um emprego em Washington é enganado e termina sendo escravizado. Sua liberdade agora depende das cartas que escreve para esposa e que chegam até ela com a ajuda de um abolicionista. Ao contrário dos outros filmes de McQueen, o filme tem a maior cara de Oscar e já está cotado como um dos favoritos ao prêmio. 

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)
Leonardo DiCaprio se entrega mais uma vez à direção de Martin Scorsese e comprova a tendência de história reais no Oscar 2014! O filme acompanha a trajetória de um corretor da bolsa de valores que passou quase dois anos preso por delitos de manipulação durante a década de 1990. A seu favor, o longa tem os créditos ilustres - mas o fato de ter que lidar com inúmeros filmes semelhantes sobre o cotidiano de Wall Street, o filme pode perder o fôlego na reta final. Ainda assim, ver Leonardo DiCaprio visivelmente mais envelhecido pode ser interessante - especialmente para esquecer o fracasso de O Grande Gatsby de Baz Luhrman. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário