sábado, 5 de agosto de 2023

Pódio: Cillian Murphy

Bronze: o bravo sobrevivente.

3º Extermínio (2002) Cillian Murphy nasceu em Cork na Irlanda em 1976 e começou a carreira em 1997, mas recebeu destaque neste filme de zumbi moderno de Danny Boyle. Ele vive Jim, um rapaz que acorda do coma em meio a um mundo devastado por um vírus que transforma os humanos em zumbis. Cillian imprime bastante energia ao personagem num filme que revolucionou os filmes do gênero. O papel abriu as portas do ator em Hollywood e lhe rendeu convites de diretores importantes como Wes Craven, Sally Potter, Ron Howard e Christopher Nolan. Murphy ainda teve a ousadia de ter a primeira aparição para o grande público do jeito que veio ao mundo. Coragem.

Prata: a trans destemida.
2º Café da Manhã em Plutão (2005) Indicado ao Globo de Ouro e ao Satellite Awards pelo papel de Kitten, uma mulher trans que se envolve com o Exército Republicano Irlandês várias vezes ao longo dos anos 1970, Cillian provou que era um ator bastante versátil. O diretor Neil Jordan capricha na construção de uma atmosfera fabulosa para a vida da personagem soando como um Forrest Gump LGBTQIA+. Cillian está perfeito na pele desta personagem real e arrasa em uma interpretação em que transborda naturalidade. No meio de todas as desventuras, ela ainda parte para Londres para encontrar a mãe que a abandonou. Surpreendente (e ele não ficou a cara da Emily Blunt na foto?). 

Ouro: o líder calculista. 
1º Peak Blinders (2013-2021) Oppenheimer que me desculpe, mas embora a importância do papel em sua quinta parceria com Christopher Nolan seja indiscutível, a melhor atuação da carreira de Cillian Murphy está na pele de Thomas Shelby, o mais perigoso membro da família Shelby. Sobrevivente da Primeira Guerra Mundial, o personagem se torna uma pessoa fria e calculista que lidera os irmãos na luta pelo controle da cidade de Birmingham, mas sua ambição quer sempre mais. A cultuada série aumentou consideravelmente a popularidade do ator e preencheu seis anos de sua carreira enquanto o cinema parecia não dar muita bola para ele. Pelo trabalho, o ator foi indicado a vários prêmios, incluindo o BAFTA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário