domingo, 6 de novembro de 2016

Combo: Deus?

05 O Novíssimo Testamento (2015) Inspirado pela Bíblia afirmar que Deus fez a humanidade a sua imagem e semelhança, imagino que os cineastas devem quebrar a cabeça quando precisam escolher um ator para viver o Criador. Nessa comédia provocativa feita pelo belga Jaco Van Dormael, ele preferiu escolher o conterrâneo Benoît Poelvoorde para viver um Deus rabugento, que vive em Bruxelas e que é claramente inspirado no velho testamento: irascível, raivoso e capaz de fazer quem está ao redor ser temente a ele. Se para ele o filho falhou na missão por ser bondoso demais, você pode imaginar o resto...

04 Êxodo: Deuses e Reis (2014) O filme de Ridley Scott é cheio de altos e baixos ao recontar a história de Moisés (aqui vivido pelo galês Christan Bale) e foi muito criticado por ter apenas atores caucasianos vivendo personagens egípcios. No entanto, em meio às polêmicas e efeitos especiais desta super produção, talvez a ideia mais bem sacada foi colocar o pequeno Isaac Andrews vivendo a personificação Divina que conversa com Moisés durante o filme. Ainda que novato no cinema, Andrews consegue dar conta do personagem de forma marcante e imponente, alcançando bons resultados em cada cena que aparece. 

03 Dogma (1999) Lembro como se fosse hoje a polêmica danada que Kevin Smith conseguiu quando disse que em seu filme sobre anjos rebeldes (vividos por Ben Affleck e Matt Damon quando começavam a virar astros) Deus seria encarnado pela cantora canadense Alanis Morissette. Alanis ainda estava no auge com o CD Jagged Little Pill quando topou a empreitada e, quando o filme estreou, sua performance causou menos polêmica do que esperavam. Smith disse ter escolhido a cantora por conta de sua voz emotiva, no entanto, o mais legal da iniciativa foi colocar uma mulher no papel do Todo Poderoso. 

02 Deus é Brasileiro (2003) Pois é, tem brasileiro na lista de Deuses cinematográficos: Antonio Fagundes! Baseado no conto de João Ubaldo Ribeiro, o filme de Cacá Diegues conta o que acontece quando Deus se cansa de lidar com a humanidade e resolve tirar merecidas férias! Só que antes de descansar (afinal, ele não descansa desde o sétimo dia após a criação do mundo!) ele precisa encontrar alguém para substituí-lo. Não por acaso ele vem para o Brasil, país marcado pela religiosidade, tendo como guia o pescador Taoca (Wagner Moura) que o ajudará na busca. O filme se tornou um sucesso graças à química entre a dupla de atores! 

01 Todo Poderoso (2003) Morgan Freeman tem mais de cem filmes no currículo, já foi herói, vilão, motorista, presidente, presidiário e Deus em pessoa nesta comédia estrelada por Jim Carrey. Carrey vive Bruce Nolan, um jornalista que começa a questionar Deus e a forma como ele conduz o mundo. Isso é suficiente para que o criador do céu e da terra apareça para ele e lhe dê o poder de governar o mundo por um dia. Acontece que Bruce descobre que ser Deus é mais difícil do que ele imagina... por isso mesmo ninguém melhor que Morgan Freeman para ser tão convincente como o ser Divino (por isso mesmo, o ator reviveu o papel em Todo Poderoso 2)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário