domingo, 16 de fevereiro de 2014

INDICADOS AO OSCAR 2014: ATRIZ

Amy Adams (Trapaça) Faz tempo que Amy Adams merecia um lugar entre as indicadas ao prêmio de Melhor Atriz, afinal ela já foi lembrada quatro vezes na categoria de atriz coadjuvante (Retrato de Família/2005, Dúvida/2008, O Vencedor/2010 e O Mestre/2012). Sem ter levado nenhum para casa, a atriz foi indicada na categoria principal por encarnar um papel mais sexy do que estamos acostumados a vê-la. Na pele de uma golpista adoravelmente sedutora, Amy já levou para casa vários prêmios (incluindo o Critic's Choice Awards de Atriz de Comédia e o Globo de Ouro na mesma categoria). Única no páreo sem ter uma estatueta na estante, somente ela pode surpreender e derrotar a favorita na categoria. 

Cate Blanchett (Blue Jasmine) A atriz australiana andava sumida, dedicava-se somente ao teatro de sua terra natal, mas quem poderia rejeitar o convite de encarnar uma das complexas personagens femininas de Woody Allen? Cate tem levado vários prêmios pela socialite que tem a vida virada de cabeça para baixo. Cate defende a personagem que poderia ser insuportável com uma sobriedade que a torna simplesmente a favorita da noite. A atriz tem um Oscar de coadjuvante por O Aviador (2004) e já concorreu antes na categoria principal por Elizabeth (1998) e a continuação Elizabeth - A Era de Ouro (2007) - além de coadjuvante por Notas sobre Um Escândalo (2006) e por ser a melhor encarnação de (pasmem!) Bob Dylan em Não Estou Lá (2007)

Judi Dench (Philomena) A veterana completa 80 anos em dezembro e arrebatou sua sétima indicação ao Oscar na pele de uma personagem real que teve o filho levado à adoção e que depois de muito tempo resolve ir à procura dele. Um filme pequeno e que agradou em cheio o público, principalmente pela tocante atuação de Judi. Filmando desde 1959, chega a ser curioso como o Oscar descobriu essa dama do teatro inglês somente na década de 1990! Judy concorreu ao Oscar pela primeira vez por Sua Majestade, Mrs Brown (1997) mas ganhou a estatueta somente no ano seguinte como coadjuvante em Shakespeare Apaixonado (1998). Depois, ela concorreu como coadjuvante em Chocolate (2001) e atriz principal por Srª Henderson Apresenta (2005) e Notas Sobre um Escândalo (2006). 

Meryl Streep (Álbum de Família) Precisa apresentar a atriz mais indicada ao Oscar de todos os tempos? Somando 17 indicações (3 como coadjuvante e 14 como principal), a atriz já levou o Oscar três vezes para casa, respectivamente coadjuvante por Kramer vs. Kramer (1979), atriz principal por A Escolha de Sofia (1982) e A Dama de Ferro (2011). Desta vez ela está no páreo por conta da mãe desequilibrada, viciada em remédios e abandonada pelo marido que tem que lidar com os parentes em sua casa. Há quem considere sua atuação exagerada, mas quem já assistiu a atriz fazendo megeras, sabe como ela adora encarnar esse tipo de mulher. 

Sandra Bullock (Gravidade) Bullock foi bastante criticada quando foi agraciada com o Oscar de Melhor Atriz por Um Sonho Possível (2009), por incrível que pareça, ter um Oscar recente na estante pode prejudicar a força dessa sua merecidíssima segunda indicação pelo longa de Alfonso Cuarón, da mesma forma, foi depois de sua primeira indicação que o diretor a convidou a encarnar a astronauta que se perde no espaço (e que precisa carregar o filme sozinha nas costas a maior parte do tempo). Bullock consegue contaminar a plateia com suas emoções numa resultado mais do que memorável. Ter ajudado a chamar atenção para uma produção arriscada já merece um prêmio!

A ESQUECIDA: Emma Thompson (Walt nos Bastidores de Mary Poppins) Se os americanos tivessem acesso ao nome em português eu diria que a culpa foi de quem o escolheu. No papel da criadora de Mary Poppins, Emma prova que ainda tem talento para empolgar as plateias por muito tempo - faltava-lhe apenas um papel de peso. Thompson estava fora do radar das premiações há tempos -  desde que recebeu o Oscar pelo roteiro de Razão e Sensibilidade (1995). A atriz também tem no currículo um Oscar de melhor atriz por Retorno à Howards End (1992) e indicações ao prêmio de atriz por Vestígios do Dia (1993) e Razão e Sensibilidade (1995), além de coadjuvante por Em Nome do Pai (1993). Indicada a vários prêmios da temporada (incluindo o Globo de Ouro e BAFTA), a atriz ficou de fora do ápice da temporada de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário