O'Hara & Cia: Dignos (mesmo) de Oscar.
Ainda não descobri motivos plausíveis para a dificuldade de ter contato com os filmes do diretor Christopher Guest no Brasil. Eles não entram em cartaz por aqui, são difíceis de encontrar em locadoras ou lojas que vendam DVD e o pior de tudo é que as comédias do esposo de Jamie Lee Curtis são mais engraçadas do que todos os filmes de Adam Sandler juntos (e os filmes de Sandler sempre entram em cartaz por aqui). Dia desses encontrei perdido na locadora seu último filme: Por trás das câmeras. Infelizmente o título em português não consegue ser tão esclarecedor quanto o título em inglês: For your consideration (ou em bom português "para sua consideração"), quem acompanhou a confusão em que Melissa Leo se meteu na prévia do Oscar deste ano sabe exatamente do que se trata. Leo sempre foi cotada como favorita ao Oscar de coadjuvante deste ano, mas nas semanas que antecederam a premiação a atriz sucumbiu ao desespero e saiu pagando anuncios em revistas com a frase "for your consideration" destinados aos votantes da Academia. O estúdio chiou com o marketing pessoal, já que Melissa passou por cima das regras de bom tom que pautam esta disputa. Ela deu uma de desintendida e acabou sendo mesmo premiada por sua performance em O Vencedor. Antes do caso de Leo, Guest já usava esse estresse e burburinho antes do Oscar como matéria prima deste divertido filme. Expert em contruir documentários de mentirinha (os ditos mockumentary) o diretor criou uma história em torno de uma produção independente de pequeno porte: Home for Purim . Onde acompanha uma família judia às voltas com a matriarca moribunda e os conflitos com o retorno da filha lésbica e do filho marinheiro. O filminho é um melodrama dos bons e nem seus atores estão acreditando muito no potencial do filme, até que dizem ter lido na internet que a atriz que interpreta a matriarca, Marilyn Hack (a ótima Catherine O'Hara) tem uma atuação digna do Oscar. Aos poucos o boato cresce chamando a atenção da mídia e rendendo prestígio para outros atores da produção, entre eles o veterano Victor Allan Miller (Harry Shearer) - que interpreta o marido de carregado sotaque sulista - e Callie Webb (a sempre eficiente Parker Posey) - uma comediante que busca credibilidade no papel da filha. Tanta repercussão garante aos astros presença em programas de TV, especulações, guerra de egos e boas gargalhadas para o público. O interessante é que Guest tem um olhar carinhoso sobre seus personagens cinematográficos que sonham com a consagração (isso inclui até Christopher Moynihan que interpreta o filho marinheiro ofuscado pelos demais, a produtora que nunca parece entender o que está acontecendo e os roteiristas que nunca recebem a atenção devida), mas Guest demonstra um pezinho atrás com o pessoal da TV que é mostrado de forma pouco generosa (com uma mãozinha e tanto de Jane Lynch como uma apresentadora pra lá de artificial). Não satisfeito com o que o vírus do Oscar provoca na produção (corações partidos, títulos alterados, um querendo roubar a cena do outro) o diretor ainda avacalha mais ainda quando as indicações se aproxima e vale tudo para sua estrela chamar atenção por outros motivos que não seja o talento (e O'Hara faz a festa em momentos de pura caricatura). Ao fim da sessão o diretor ainda mostra os rumos destes personagens que buscavam a fama e aprenderam que às vezes especulações são apenas especulações. Talvez o filme seja uma grande piada sobre as próprias expectativas do diretor, que vê suas comédias espertas serem desprezadas ano após ano pela Academia, pelo menos anos atrás lembraram da canção de A Might Wind (2003) que rendeu um dos melhores números musicais da história do Oscar com a participação de O'Hara e Eugene Levy, que ao lado de Parker Posey completam a patota do cineasta.
Por trás das câmeras (For your consideration/EUA-2006) de Christopher Guest com Catherine O'Hara, Parker Posey, Harry Shearer, Christopher Moynihan, Eugene Levy, Jane Lynch, Stephen Ranazzisi, Jennifer Coolidge. ☻☻☻
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