terça-feira, 11 de junho de 2024

CICLO DIVERSIDADESXL: O Outro Lado da Cidade Proibida

Si Han: perseguição ao desejo proibido.

Pode se dizer que o cineasta Zhang Yuan estava disposto a fazer barulho quando começou a idealizar O Outro Lado da Cidade Proibida, uma co-produção entre França e China, filmada de forma clandestina devido à forte repressão do governo chinês. O filme foi lançado no Festival de Cannes de 1997 e chamou atenção na Mostra Un Certain Regard, mesmo que o diretor não pudesse estar presente devido à suspensão de seu passaporte por toda polêmica em torno do longa. O filme ficou conhecida como a primeira produção chinesa a falar abertamente sobre homossexualidade e causou escândalo por conta disso, ao ponto de ser proibida de ser exibido no país. A trama conta a história de um jovem escritor (Si Han) que procura parceiros sexuais em um parque em Beijing, perto dos banheiros públicos da cidade, que se tornou ponto de encontro  de homossexuais. O local de vez em quando era alvo de rondas policiais que repreendiam os rapazes presentes por ali com uso de violência física e verbal, além de, por vezes, o levarem para a delegacia para registro daquele "comportamento inadequado". Em uma dessas ações policiais, o escritor conhece um policial (Hu Jun), por quem passa a nutrir uma atração que é logo selada com um beijo. Os dois irão se reencontrar e irão travar uma longa conversa na delegacia. A conversa começa como um interrogatório, mas depois de torna um relato sobre episódios marcantes da história do escritor (que envolvem diretamente a perseguição aos homossexuais e uma vida sexual clandestina). Sobre estes relatos, o policial ouvinte demonstra uma relação ambígua. As narrativas servem para humanizar a figura daquele personagem que lhe parecia tão diferente quanto indigno, mas também para que o próprio policial se depare com alguns desejos que preferia manter escondido. Num processo complexo de identificação e negação, os dois mergulham em um duelo incômodo envolvendo a atração que sentem um pelo outro, mas também jogos de poder e dominação. A utilização de um único cenário ressalta a ideia claustrofóbica daquele encontro e promove um verdadeiro embate entre as identidades dos dois personagens que é ressaltada pelos ângulos escolhidos para emoldurar toda a interação entre os dois. O texto e a direção borram propositalmente algumas questões, especialmente quando apresenta um dos personagens vestido de mulher desencadeando atitudes imprevisíveis na dinâmica entre os dois. Ali prevalece a ideia de um desejo que pode parecer confuso, mas porque não consegue ser explicado ou legitimado, mas apenas sentido e, ao mesmo tempo, precisa ser silenciado por modelos de conduta já estabelecidos. O desfecho do filme deixa bastante evidente os conflitos do policial com sua sexualidade e as ações que isso desencadearam durante o filme. Vale lembrar que pessoas que fugiam do padrão heteronormativo foram criminalizadas na China até 1997 (um ano após toda polêmica do filme), desde então, embora atos homossexuais sejam permitidos no país. O casamento entre pessoas do mesmo sexo permanece proibido no país. 
 
O Outro Lado da Cidade Proibida (Dong gond xi Gong/França - China /1996) de Zhang Yuan com Si Han, Jun Hu, Jing Ye e Wei Zhao.

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