Ainda Estou Aqui é o primeiro filme brasileiro a concorrer na categoria de melhor filme no Oscar! Um feito incrível para um filme que começou sua carreira com o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e levou mais cinco milhões de pessoas aos cinemas brasileiros e arrecadou mais de 140 milhões de bilheteria global. Fazia tempo que um filme nacional não chamava tanta atenção ao redor do mundo. A história de Eunice Paiva (Fernanda Torres) para descobrir o paradeiro de seu esposo enquanto cuida dos cinco filhos durante a ditadura militar no Brasil recebeu um tratamento impressionante do diretor Walter Salles e teve suas forças no Oscar ampliada após o prêmio de Fernanda no Globo de Ouro. Indicado ainda nas categorias de melhor atriz e melhor filme internacional, o filme tem pode surpreender ainda mais na noite do dia 02 de março.
Anora o ganhador a última Palma de Ouro do Festival de Cannes conseguiu
manter seu prestígio até a temporada de ouro ao final do ano e, o feito
mais incrível, é que nas últimas semanas despontou como o grande
favorito ao prêmio principal do Oscar. Anora foi o grande vencedor do
PGA (o prêmio do Sindicato dos Produtores) e DGA (o sindicato dos
Diretores), fortes indicadores de quem pode levar o maior prêmio da
noite. Além disso, surpreendeu ao levar o Critic's Choice algumas
semanas atrás e ainda foi considerado o melhor filme no Independent
Spirit Awards. O longa de Sean Baker sobre o casamento de uma dançarina
erótica com o herdeiro de um oligarca russo (e suas caóticas consequências)
também concorre aos prêmios de direção, atriz (Mikey Madison), ator
coadjuvante (Yura Borisov), roteiro original e montagem.
A Substância quebrou paradigmas desde a sua estreia no Festival de Cannes. A diretora Coralie Fargeat começou a carreira do seu filme de horror corporal recebendo o prêmio de melhor roteiro entre os concorrentes da mostra. O filme foi comprado pela MUBI (que não tinha experiência em campanhas para premiações) e se tornou um sucesso nos cinemas com sua história sobre uma atriz descartada por conta de sua idade (Demi Moore), mas que resolve participar de um misterioso procedimento que a transformará em uma versão mais jovem chamada Sue (Margareth Qualley). Nem tudo sai como o esperado. Fazia tempo que um filme de terror não chamava tanta atenção no Oscar! Favorito ao prêmio de melhor atriz, o filme também concorre a melhor roteiro, direção e maquiagem e penteados. Seu reconhecimento se torna um marco na história do Oscar.
Conclave chega ao Oscar com o prestígio de ter conquistado os prêmios de melhor elenco no Critics Choice e no SAG Awards (o prêmio do Sindicato dos Atores), além de ter sido eleito o melhor filme do ano e melhor filme britânico no BAFTA. Será que essas credenciais indicam que o filme será o grande vencedor da noite? O longa de Edward Berger capricha no tom austero para apresentar todas as discussões em torno da eleição de um novo Papa. Entre segredos e intrigas em uma atmosfera de conspiração constante, mostra-se o que está em jogo diante da escolha da maior autoridade de um grupo religioso. O filme tem chances na categoria de melhor ator (Ralph Fiennes) e roteiro adaptado, mas também concorre a atriz coadjuvante (Isabella Rossellini), montagem, design de produção e figurino.
Duna - Parte 2 se tornou um dos grandes sucessos do ano, especularam muito sobre sua presença no Oscar e o longa de Denis Villeneuve cravou outras quatro categorias técnicas: melhor som, efeitos especiais, fotografia e design de produção. Embora muitos considerem este episódio da saga do jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet) mais empolgante que o anterior, a Academia aumenta cada vez mais a sensação de que poderá premiar o terceiro episódio da franquia para coroar o sucesso das produções. Imaginavam que Villeneuve fosse indicado na categoria de melhor direção e que alguém do elenco poderia até receber o reconhecimento de seus pares, mas a campanha da Warner pode ter soado equivocada ao fazer os votantes imaginarem que valia a pena esperar o próximo da franquia. O longa tem chances em melhor som e efeitos especiais.
Emilia Pérez é o mais controverso entre os indicados - e o mais indicado, já que concorre em treze categorias! Nenhum filme de língua não inglesa alcançou feito tão marcante. Lançado no Festival de Cannes, o filme ganhou fama por dividir o prêmio de melhor atriz entre seu elenco feminino, no entanto, conforme o filme era mais assistido, as polêmicas se empilharam. O filme é filmado na França ambientando ser o México para contar a história de um traficante que muda de vida ao mudar de sexo e o roteiro só se complica perante os temas que escolhe para ser um musical! O longa concorre ainda a melhor direção, atriz (Karla Sofía Gascon, a primeira atriz trans indicada ao Oscar), roteiro adaptado, maquiagem e penteados, trilha sonora, fotografia, montagem, som, filme internacional, duas indicações a melhor canção e continua como favorito na categoria de atriz coadjuvante (Zoe Saldaña).
O Brutalista estreou no Festival de Veneza conquistando o prêmio de melhor direção do Festival. Depois, foi considerado o melhor filme de drama no Globo de Ouro e colecionou prêmios para seu protagonista Adrien Brody. Brady Corbet também foi premiado com o Globo de Ouro e o filme caminhava como grande favorito da categoria até ser instaurada uma polêmica sobre uso de IA para ajustar os sotaques dos atores. Particularmente acho que isso não tira em nada o mérito do filme esteticamente impressionante que custou apenas dez milhões de dólares e apresenta uma exuberância que poucos são capazes de ostentar. A trama sobre a vinda do arquiteto Laszlo Toth para os EUA e descobrindo que o sonho americano pode ser bastante amargo concorre ainda nas categorias de direção, ator (Brody), atriz coadjuvante (Felicity Jones), roteiro original, ator coadjuvante (Guy Pearce),
O Reformatório Nickel é baseado no premiado livro de Colson Whitehead e conta a história assustadora de dois amigos que se conhecem em um famoso reformatório dividido entre as alas de meninos brancos e meninos pretos. Com o passar do tempo, histórias assustadoras sobre a realidade daquele local começam a emergir. O diretor RaMell Ross iniciou a carreira como documentarista (e até foi indicado ao Oscar por Hale County This Morning This Evening em 2019), ele realiza uma estreia contundente na direção de atores e foi reconhecido no Oscar em duas categorias: melhor filme e melhor roteiro adaptado. É o longa com menos indicações entre os concorrentes, mas colheu bastante elogios desde a sua estreia. Mesmo que saia de mãos vazias da premiação, o longa (do Prime Video) deve chamar atenção do público e render novos projetos para os envolvidos.
Um Completo Desconhecido foi um dos últimos filmes a chamarem atenção ao final do ano passado e surpreendeu ao galgar cada vez mais reconhecimento na temporada de ouro. O longa sobre os primórdios da carreira de Bob Dylan se tornou o longa obrigatório para quem curte música da temporada. Repleto de composições e histórias lendárias de Bob com outros artistas que o cercavam, o filme de James Mangold ganhou ainda mais fôlego recentemente com o prêmio de Melhor Ator para Thimothée Chalamet dado pelos seus pares no prêmio do sindicato. O ator que investiu na produção e se preparou por cinco anos para viver o icônico artista sacudiu a corrida pela estatueta de melhor ator. O longa ainda concorre nas categorias de direção, atriz coadjuvante (Monica Barbaro), ator coadjuvante (Edward Norton), som, roteiro adaptado e figurino, aparecendo em oito categorias.
Wicked ocupa o posto de maior hit entre os indicados a melhor filme. A adaptação do musical da Broadway para as telonas pelas mãos de Jon M. Chu se tornou um sucesso mundial e desde sua estreia começaram as especulações de sua indicação ao Oscar. Dito e feito. A história que lê nas entrelinhas da história da Bruxa Má do Oeste está presente em dez categorias e não apenas técnicas. Indicado a melhor filme, melhor atriz (Cynthia Erivo), atriz coadjuvante (Ariana Grande), trilha sonora, efeitos especiais, figurino, maquiagem e penteados, montagem, design de produção e melhor som. O filme pode até não levar para casa a categoria principal, mas tem fortes chances de ser o mais premiado da noite. A história da amizade entre Elphaba (Erivo) e Glinda (Ariana) na escola de bruxaria Shiz na Terra de Oz ainda vai render uma das sequências mais aguardadas dos próximos anos.
O ESQUECIDO: Sing Sing era considerado um dos filmes favoritos ao Oscar de melhor filme quando começou a ser exibido. No entanto, a bilheteria foi modesta e falava-se cada vez menos sobre a história do homem preso injustamente que encontra um novo sentido na vida ao participar de um grupo de teatro dentro da famosa prisão que dá nome ao filme. Embora as premiações voltadas para o cinema indie ajudassem no reconhecimento do filme, o longa de Greg Kwedar, inspirado em uma história real, foi lembrado em três categorias: canção original, roteiro adaptado e melhor ator (Colman Domingo). Se ficou de fora da categoria principal, ao menos o longa conseguiu ser lembrado em outras categorias, ao contrário de outros cotados como O Quarto Ao Lado de Pedro Almodóvar, que foi considerado o melhor filme no Festival de Veneza e perdeu cada vez mais lugar para os então derrotados O Brutalista e Ainda Estou Aqui, conquistando zero indicações. Temporada de Ouro é uma caixinha de surpresas!
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