Mitchel e Chao: preciosa pérola de Ang Lee. |
Desde o horroroso Projeto Gemini (2019) o diretor taiwanês está sem dirigir um filme (reza a lenda que ele está desenvolvendo Thrilla em Mannila, mas até agora o que se sabe é somente o título da produção). Ao longo de sua carreira, Lee mostrou-se um dos diretores mais versáteis de sua geração, por conta disso tem dois Oscars de melhor direção na estante filmes completamente diferentes, Brokeback Mountain (2005) e As Aventuras de Pi (2012). Embora sejam merecidos, ambos parecem prêmios de consolação, já que foram laureados por longas indicados ao Oscar de Melhor Filme e perderam. No entanto, quem acompanha a carreira do diretor desde o início, sabe que ele caiu no radar na Academia enquanto ainda filmava no oriente, e não estou falando de O Tigre e Dragão/2000 (que lhe rendeu a primeira indicação ao prêmio de direção e levou a estatueta de filme estrangeiro). Lee caiu no radar da Academia com seu segundo longa-metragem, O Banquete de Casamento. Lançado em 1993 o filme fez sucesso em um tempo em que falar sobre casais gays em grandes produções de estúdio era uma raridade, se fosse abordar casamento entre pessoas do mesmo sexo... a coisa complicaria mais ainda (a prática foi legalizada nos EUA somente em 2015). O filme conta a história de Wai-Tung (Winston Chao), um rapaz que foi estudar nos Estados Unidos e conheceu Simon (Mitchell Lichtenstein), os dois se apaixonaram e começaram a viver juntos em Manhattan. No entanto, os pais de Wai-Tung não sabem que ele é gay e insistem para que ele se case e lhe dê um neto. Obviamente que a ideia está fora de cogitação para o moço, mas quando Wei Wei (May Chin), uma amiga estudante de arte, corre o risco de ser deportada, Simon tem a ideia de que a moça se case com seu parceiro (que tem cidadania americana), resolvendo o problema dela e amenizando a ansiedade dos pais de Wai-Tung. No entanto, após se prepararem para todas as burocracias com o greencard o trio não imaginava que Sr. e Srª Gao (Ah Lei-Gua e Sihung Lung) querem uma festança de casamento com parentes a amigos, e não apenas no cartório. Além disso, os sogros resolvem ficar na casa deles por um longo período, tornando a farsa mais complicada de ser convincente, o que afeta diretamente o relacionamento de todos os envolvidos. Lee realiza aqui uma deliciosa comédia de costumes e consegue manter a leveza mesmo nos momentos mais complicados da história, deixando sempre que a afetividade entre seus personagens fale mais alto. Existem aqueles momentos de dar gargalhada (as brincadeiras tontas no casamento ou a discussão entre Simon e Wai-Tung no café da manhã sem que os pais entendam o motivo) e outros de marejar os olhos (como os segredos que o casal de visitantes resolvem esconder um do outro ou a cena de despedida) e o resultado é irresistível. O elenco está excelente, em uma sintonia perfeita ao longo de toda a trama, convincentes tanto nas partes mais cômicas quanto nas mais emotivas. Atento a cada detalhes entre seus personagens (olhares, gestos, tom de voz...), o filme serve de registro de um tempo em que a maioria dos relacionamentos homossexuais precisavam ser escondidos, mas Lee acena com uma esperança de que mudanças estavam por vir. Outro detalhe importante é que a produção se tornou um dos raros filmes com personagens homossexuais que termina de forma otimista. Para muitos, o filme se tornou o mais lucrativo de seu ano de lançamento, já que custou cerca de um milhão de dólares e rendeu mais de vinte e três milhões mundialmente! Na época, Lee não esperava que uma das espectadoras do filme, a atriz Emma Thompson, lhe convidaria para fazer uma adaptação da obra de Jane Austen que se tornaria um marco referencial do gênero. Lee dirigiu Razão e Sensibilidade (1995), ajudou Thompson a levar o Oscar de roteiro adaptado e o viu ser indicado em outras seis categorias (incluindo melhor filme), mas o cineasta ficou inexplicavelmente de fora do páreo de melhor direção. O Banquete de Casamento se tornou um divisor de águas na carreira do diretor que apresentou aqui sua capacidade de abordar sentimentos bastante íntimos de forma deliciosamente sutil.
O Banquete de Casamento (Xi Yan - Taiwan / EUA - 1993) de Ang Lee com Winston Chao, Mitchell Lichtenstein, Ah Lei Gua, Sihung Lung, Dion Birney e Neal Huff. ☻☻☻☻☻
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