domingo, 24 de março de 2019

§8^) Fac Simile: Ben Affleck

Benjamin Géza Affleck-Boldt
Faz algum tempo que Ben Affleck lida com os altos e baixos de Hollywood. Atua, escreve, dirige, produz e já tem dois Oscars na estante (pelo roteiro de Gênio Indomável/1997 e pela produção de Argo/2012) ainda que nunca tenha sido indicado ao prêmio de ator. Ele já fez todo tipo de filme, das viagens cerebrais de Terrence Mallick à correria explosiva de Michael Bay, sendo o único ator que já encarnou Superman em Hollywoodland (2006) e Batman, além do herói da Marvel Demolidor. Já namorou as mulheres mais cobiçadas do cinema e já flertou com o que o mundo da fama tem de mais tóxico. Enfim, Ben tem muita história para contar e foi num rápido encontro com nosso repórter imaginário que ele respondeu cinco perguntas nesta entrevista que nunca existiu:

§8^) Primeiramente quero dizer que fiquei muito triste quando deixou de ser o Batman nos filmes da DC Comics! Ainda considero o seu Homem-Morcego o melhor de todos. 

Ben Realmente agradeço o seu elogio. Estou tão acostumado à imprensa pegando no meu pé que fico realmente surpreso. Obrigado mesmo, de coração. Eu estava muito animado para viver o Batman! Afinal, ele é o melhor super-herói que temos! Ele não é uma alienígena, um mutante, um deus ou coisa parecida. Ele é um homem de carne e osso que luta por justiça. Foi este aspecto que tentei trabalhar nos filmes. Era isto que eu gostaria de fazer no meu projeto para ele, mas as coisas foram tomando rumos diferentes e percebi que não me encaixava mais ali. As pessoas não entendem mas, quando um ator mergulha em qualquer projeto ele investe muito de suas emoções ali e quando tudo muda de configuração pode ser um pouco frustrante. Eu me sentia inadequado naquela nova concepção do herói na telona, mas tenho certeza que a DC está buscando o melhor para os seus personagens e os fãs vão perceber isso. 

§8^) Você disse que a imprensa costuma pegar no seu pé, você faz ideia de qual o motivo disso?

Ben Não sei. Sei que já fiz muitos filmes ruins, mas já fiz muita coisa interessante. Alguns filmes são massacrados quando chegam ao cinema e passa alguns anos as pessoas elogiam e percebem que foram muito duras com eles. Sou um ator que busca um tipo de interpretação mais intimista, sei que às vezes me perco e as pessoas reclamam, mas não sou de exageros, de atuações expansivas, caricatas... gosto mais de personalidades mais internas, sutis e alguns costumam falar que sou mecânico, inexpressivo, frio, sem emoção... lamento dizer, mas aquele na tela não era eu, mas o personagem interpreto. 

§8^) Seu irmão Casey Affleck faz uma linha parecida e levou um Oscar de ator para a casa (por Manchester à Beira-Mar/2016) enquanto isso, o Oscar nunca indicou nenhuma interpretação sua...

Ben Exatamente. Já fui indicado ao BAFTA de melhor ator por Argo e ao Globo de Ouro por Hollywoodland, que inclusive me rendeu o prêmio de atuação no Festival de Veneza. Acho que a Academia não entende minhas interpretações, ou o meu trabalho em geral. Se você pensar, quando dirigi Argo ele foi todo indicado ao Oscar, mas eu fiquei fora do páreo de melhor direção. O filme levou o prêmio de Melhor Filme e o diretor não estava nem entre os cinco melhores do ano. O filme se fez sozinho? Em alguns aspectos, os prêmios não podem ser levados tão a sério. 

§8^) Sua vida amorosa e pessoal foi por muito tempo alvo de tablóides, este assédio da imprensa te irrita muito?

Ben Bastante. Já disseram todo tipo de coisa sobre eu e Matt Damon, sobre meu casamento com a Jen, mas a pior época foi quando eu estava com a J.Lo, naquele tempo as coisas ganharam uma proporção insuportável. Houve também aquela época que namorei a Gwyneth (Paltrow) logo depois que ela terminou com o Brad Pitt e ficavam dizendo que eu não era tão bonito quanto Brad... eu sempre fico rindo com este tipo de bobagem. Eles achavam que eu me olhava no espelho e me comparava com outros atores? KKKKKK. A última foi o alvoroço quando meu pênis aparecia rapidamente em Garota Exemplar/2014 e todos me perguntavam mais sobre isso do que qualquer outra coisa do filme. A coisa mais ridícula era me perguntar sobre ele como se fosse alguma novidade para mim. Uma vez eu cheguei a dizer: "sim, ele é meu e o conheço desde que nasci". 

§8^) Foi difícil ficar sem roupa diante da câmera?

Ben Eu sou sem roupa, né? Todos nós somos. Debaixo de tudo isso tem um corpo, um corpo de homem como outro qualquer. Sei que o fato de eu ser famoso gera especulações e fantasias... mas ainda fico impressionado quando em pleno século XXI descobrem numa sala de cinema o que um homem tem entre as pernas. Sinceramente, não tenho do que me envergonhar. Além disso era uma cena tão simples e natural. 

§8^) Quando comecei a trabalhar para o Diáriw Cinéfilo a Jennifer Garner foi minha primeira entrevistada... 

Ben Eu sei. Ela me disse coisas horríveis sobre você. 

§8^) Sério? Eu adorei falar com ela...

Ben Sim, a Jennifer é realmente adorável. Ainda a considero o grande amor da minha vida, se respiro hoje é graças à ela. Pode escreve isto aí. Ela achou muita petulância sua teoria de eu ter um fetiche por Jennifers. 

§8^) E você tem?

Ben Acho que não... ou a Jennifer Lawrence já te contou alguma coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário