Sabe quando você assiste o filme de um cineasta e fica curioso para ver seus trabalhos anteriores? Foi isso que senti ao ver A Despedida (2019) de Lulu Wang, um dos meus filmes favoritos lançados por aqui no ano passado. Logo depois descobri que Wang havia dirigido apenas um longa-metragem anteriormente, Póstumo (que está disponível na Globoplay). Em primeiro lugar, se você viu o segundo filme da diretora, vá ao primeiro sem esperar a mesma atmosfera pessoal e intimista do seguinte, já que não tem nenhuma semelhança com a obra posterior. Póstumo começa bem, mas lá pela metade se perde na estranha necessidade de se tornar mais uma comédia romântica. O filme conta a história de Liam Price (Jack Huston) um artista plástico que está longe de ter o reconhecimento que deseja. Sempre perdendo espaço em galerias e não sendo levado a sério, ele cansou de ser ofuscado por artistas que fazem qualquer bobagem e ganham mais atenção da mídia. É logo depois de perder a paciência com o dono de uma galeria que sua carreira terá uma reviravolta inesperada. Após um ladrão morrer com seus documentos, todos acreditam que Liam está morto. Logo a "tragédia" valoriza suas obras e ele passa a se aproveitar disso, mas a necessidade de ter novas obras para gerar mais dinheiro fazem com que o artista de complique ainda nas mentiras que precisam contar. As alfinetadas sobre o mundo da arte ajudam a manter o interesse em um roteiro sobre mentira que cresce cada vez mais, só que conforme a jornalista McKenzie Grain (Brit Marling) se aproxima cada vez mais da história e de Liam a coisa começa a perder força para virar um romance água com açúcar. O que ele possuía de mais original começa a aguar gradativamente. Se Lulu Wang não trazia nenhuma novidade em seu trabalho de estreia ela pelo menos consegue fazer do ponto de partida algo interessante para prender a atenção do espectador. Quando o filme termina, fica claro porque a cineasta enveredou por um caminho completamente diferente em seu filme seguinte. Lembrei até de uma entrevista em que Wang ressalta os conselhos que recebeu para contar histórias mais conectadas à si mesma e ver como o resultado seria completamente diferente. Póstumo merece ser visto pela curiosidade, só por isso. Diante do tom aconchegante de A Despedida, fica evidente como Póstumo era um filme a ser superado, no entanto traz um elemento em comum: a morte como geradora de histórias.
Póstumo (Posthumus/ EUA - Alemanha / 2014) de Lulu Wang com Jack Huston, Brit Marling, Lambert Wilson, Tom Schilling, Alexander Fehling e Nikolai Kinski. ☻☻
Nenhum comentário:
Postar um comentário