domingo, 9 de fevereiro de 2025

INDICADOS AO OSCAR 2025: Atriz Coadjuvante

Ariana Grande (Wicked) muito crítico renomado se surpreendeu quando viu a performance da estrela pop nesta adaptação de sucesso do musical da Broadway. Obviamente que a surpresa não foi pelo canto da artista, mas por sua desenvoltura cômica. Seu timing perfeito ajudou a relembrar que antes de se aventurar pela música, Ariana estrelou programas de TV desde os 16 anos, como o sucesso ICarly (2010-2013) e Sam & Cat (2013-2014). Ariana está cotada para o prêmio e já concorreu nas categorias de coadjuvante em todos os prêmios da temporada, mas ainda não levou nenhum. Sua primeira indicação ao Oscar já garante a audiência dos fãs - e se ganhar o delírio é garantido!

Felicity Jones (O Brutalista) a talentosa atriz britânica aparece fácil entre as melhores de sua geração, mas ela ainda não é muito conhecida do grande público apesar da indicação ao Oscar de melhor atriz por A Teoria de Tudo (2014) e do sucesso Rogue One (2016). A atriz agora concorre ao prêmio de coadjuvante por seu trabalho como Erzsébet Tóth, a esposa do arquiteto judeu húngaro sobrevivente do holocausto e que emigra para os EUA em busca de uma vida melhor. Embora seu papel no filme seja pequeno, sempre destacavam que ela tem algumas cenas que a colocaria na mira do Oscar. Longe de ser a favorita na categoria, suas chances nunca podem ser descartadas. 
 
Isabella Rossellini (Conclave) finalmente conseguiu sua primeira indicação ao Oscar! Quem diria que a musa dos anos 1980 e 1990 não receberia o devido reconhecimento da Academia até completar 72 anos de idade! Alguns dirão que era um caso em que a beleza da juventude atrapalhava, outros de que o problema era ser filha de dois ícones do cinema (Ingrid Bergman e Roberto Rossellini), o fato é que Isabella já merecia ter sido indicada ao menos por seus trabalhos em Veludo Azul (1986) e A Morte Lhe Cai Bem (1992). Agora, vivendo uma freira que se depara com os segredos da eleição de um novo Papa, ela tem poucas cenas, mas rouba o filme nos momentos em que aparece. Será que ela leva a estatueta pra casa?
 
Monica Bárbaro (Um Completo Desconhecido) é a menos conhecida entre os indicados, mas desde que o filme sobre Bob Dylan começou a ser exibido ao final do ano passado, muita gente apontava a intérprete da icônica Joan Baez era uma forte candidata na categoria de coadjuvante. Com o filme fresquinho na cabeça dos votantes, ela conseguiu sua primeira indicação ao Oscar. Atuando no cinema desde 2013, entre filmes e séries de TV seu trabalho mais conhecido foi como a esperta Natasha Trace de Top Gun: Maverick (2022). Muito elogiada por seu trabalho, ela já está escalada para o próximo filme do diretor Bart Layton (Amimais Americanos/2018) e para a série Army of the Dead: Lost Vegas. 
 
Zoe Saldaña (Emilia Pérez) favorita na categoria (já levou o Globo de Ouro, o Critics Choice e o prêmio de atuação em Cannes junto de suas colegas de elenco), a atriz ficou famosa por sua participação em franquias de sucesso como Guardiões de Galáxia, Avatar e Star Trek. Se antes ela já demonstrava talento para ação e para o drama, agora ela prova que pode cantar e dançar na telona. Sua performance na canção El Mal já lhe valeria a indicação, mas ela faz muito mais na pele da advogada que se torna braço direito de um traficante que resolve mudar de vida. Embora o filme seja bastante problemático, a atuação de Zoe continua digna de atenção na temporada.   
 
A ESQUECIDA: Danielle Deadwyler (Piano de Família) ela já ficou de fora quando era a favorita para ganhar a estatueta por Till (2022), agora era apontada como o grande destaque do elenco desta ótima adaptação da peça de August Wilson pelas mãos de Malcolm Washington - mas a Academia a ignorou novamente. Em mais um trabalho marcante, Danielle vive a descendente de escravos que convive com um piano relacionado à sua ancestralidade. Entre conflitos com o irmão e os fantasmas do passado que persistem em assombrar a casa, Danielle se torna responsável pela cena mais arrepiante no ato final. Embora não tenha recebido a desejada indicação, a atriz junta prestígio para indicações futuras compensem a estranha rejeição que sofre da Academia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário