terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Combo: Shakespeare Revisitado

Na década de 1990 se tornou moda adaptar Shakespeare de forma mais moderninha. Alguns preferem mudar o contexto histórico dos fatos, outros trazem as tramas para nossos dias ou optam por abordagens inusitadas da obra do bardo inglês. Este são os cinco filmes que considero os mais notáveis em suas releituras de Shakespeare.

05 Hamlet (2000) O texto mais famoso de Shakespeare já rendeu longas fiéis estrelados por Laurence Olivier (1948),  Kenneth Branagh (1996) e até Mel Gibson (1990), mas só um cineasta independente teria a ideia de transportar o algo de podre no reino da Dinamarca para... uma locadora?! O cineasta Michael Almereyda convidou Ethan Hawke para dar vida à uma versão moderninha do príncipe que não sabe se é ou não é! No filme Hamlet é um jovem aspirante à diretor de vídeos digitais. Seu pai que era diretor da Corporação Dinamarca com sede em Nova York morreu recentemente e seu tio Claudius (Kyle McLachlan) assumiu não apenas seu posto de diretor, mas o papel de esposo da viúva Gertrude (Diane Venora). As coisas complicam  mesmo quando Hamlet é assombrado pelo espírito do pai que clama por vingança! Entre angústias e desesperos o rapaz ainda encontra tempo para flertar com Ofelia (Julia Stiles em outra adaptação moderninha de Shakespeare). Apesar da modernizada, Almereyda também privilegia as falas originais do texto o que deixa Hawke visivelmente desconfortável, ainda assim o filme é interessante. 

04 Romeu + Julieta (1996) Se há quem enxerga méritos nas desventuras de Julie Taymor na obra de Shakespeare, esta pessoa deveria lembrar que Baz Luhrman fez o mesmo que ela, mas com resultado muito mais atraente neste filme com Leonardo DiCaprio (premiado no Festival de Berlim) e Claire Danes. Luhrman transporta o amor proibido dos personagens para Verona Beach e recheia os conflitos de Montéquios e Capuletos como se fosse uma briga de gangues. Apesar do visual moderninho (que inclui trilha sonora esperta com artistas que estavam no auge como Radiohead, Garbage e Cardigans) o diretor optou por manter o texto original na íntegra deixando muita gente boquiaberta ou simplesmente desconfortável. Apesar de todo o frenesi e ousadias narrativas (como o padre tatuado de Pete Postlethwaite e o Mercucio Drag Queen), Luhrman sabia exatamente os momentos certos de desacelerar e deixar DiCaprio e Danes viver os personagens mais famosos de Shakespeare. Atenção para Paul Rudd como pretendente de Julieta!

03 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) A Megera Domada deve ser o texto cômico mais famoso do bardo inglês e Hollywood foi bastante esperta ao fazer essa versão para adolescentes - com menção honrosa para quem teve a ideia de escalar Julia Stiles (que anda sumida, mas que foi considerada uma  revelação na época)  para ser Katherina (ou melhor Kat) e o australiano Heath Ledger (logo alçado ao posto de maior promessa de Hollywood) para ser Petruchio (oops, quero dizer, Patrick). A trama é bem simples: Bianca (Larisa Oleynik) só pode namorar depois que sua irmã mais velha, também namorar. Sendo assim, a caçula tenta arrumar um namorado para Kat. Ela tenta ajeitas as coisas com Cameron (Joseph Gordon-Levitt) mas Kat é uma garota de opiniões fortes e que detesta o óbvio! Talvez seja por isso que seu coração bata mais forte quando se mete em intrigas e discussões com o rude Patrick. Adaptando a trama para uma autêntica High School americana o filme de orçamento modesto rendeu o dobro nas bilheterias!

02 Gnomeu e Julieta (2011) Nem Franco Zefirelli ou Baz Luhrman consequiriam ter uma ideia tão descolada do que fazer uma animação no clássico Romeu e Julieta - e o mais legal, utilizando enfeites de jardim! O filme é prova de que manter-se fiel ao texto shakesperiano pode acontecer das formas mais inusitadas. Gnomeu (voz de James McAvoy) e Julieta (Emily Blunt) são anões de jardim cujas famílias são vizinhas e rivais e terão de enfrentar vários obstáculos para viver seu amor. O resultado é um filme simpático ainda que voltado especialmente para o público infantil (o que prova que a obra do escritor transcente tempos e espaços, pertencendo à cultura pop mundial). Destaque para a trilha de Elton John (uma delas, a simpática "Hello Hello" chegou a concorrer ao Globo de Ouro e está cotada para o Oscar).  Despretensioso e divertido o filme foi um grande sucesso nos cinemas.

01 Ricardo III  (1995) Pegue uma adptação Shakesperiana e coloque Ian McKellen como protagonista seguido de coadjuvantes do porte de Annete Benning, Maggie Smith, Kristin Scott Thomas e Robert Downey Jr. Parece bom? E se eu disser que a trama transporta um usurpador traiçoeiro do trona da época vitoriana para a ascenção fascista na Europa? Sir McKellen já havia levado esta versão escrita por ele mesmo aos palcos londrinos e recebeu elogios e prêmios - a adaptação para o cinema era inevitável. O resultado é um filme de cores fortes, pulsantes e audaciosas ao exibir um protagonista sem escrúpulos (em mais um desempenho espetácular de Ian) que é capaz até de conversar com a câmera enquanto planeja suas atrocidades. Moderno e nada recitado, Ricardo III foi premiado em Berlim pela direção precisa de Richard Loncraine e levou dois prêmios BAFTA dos cinco a que concorria. O filme anda meio esquecido, mas vale ser visto por sua coragem de não ter medo de ser denso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário