sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

INDICADOS AO OSCAR 2012: ATRIZ COADJUVANTE

Bérénice Bejo (O Artista) 
Apesar de ter no currículo vários filmes franceses, Bérénice nasceu na Argentina e chegou a participar do bobinho Coração de Cavaleiro (2001) ao lado de Heath Ledger numa breve passagem por Hollywood. Casada com o diretor de O Artista, a atriz conseguiu sua indicação pelo papel da atriz de cinema mudo que está em ascensão em pleno período de transição do cinema mudo para o falado. Sua indicação é o reconhecimento de que sua excelente expressão facial e corporal deram conta de um personagem complicado num filme mudo e em preto e branco. Apesar de ser um marco em sua carreira, Bejo não está muito cotada para levar o prêmio para casa mas não deve se importar. 

Janet McTeer (Albert Nobbs)
Pouca gente lembra de Janet, mas ela já possui um Globo de Ouro de atriz na estante pela dramédia Tumbleweeds (1999) que ainda lhe rendeu uma indicação ao Oscar de atriz - mas que não teve grande efeito em sua carreira que permaneceu presente em pequenas produções, especialmente na Inglaterra. No filme de Rodrigo Garcia, Janet é Hubert Page, que assim como o protagonista Albert (Glenn Close) é uma mulher que se veste de homem para viver no século XIX. É Page que serve de inspiração para Albert vestir-se de mulher para arranjar um emprego.  Sua atuação acabou ofuscando a da própria Glenn Close. Entre as concorrentes da categoria, Janet é a única com uma indicação anterior no currículo. 

Jessica Chastain (Histórias Cruzadas) 
A atriz precisou de apenas um ano para fazer filmes capazes de a colocar entre as mais requisitadas de Hollywood. Não deve ter sido fácil decidir qual longa deveria render uma indicação para esta ruiva até então desconhecida e que poderia estar concorrendo por filmes como O Refúgio e Árvore da Vida nesta mesma edição do Oscar. Em Histórias Cruzadas, Jessica interpreta uma patroa no melhor estilo Marilyn e que sofre preconceito por seu estilo de vida na comunidade conservadora em que vive. A participação em diversos filmes importantes do ano podem servir de bônus para atriz frente às suas concorrentes. 

Melissa McArthy (Missão Madrinha de Casamento) 
Conhecida como a fofa Molly do seriado Mike & Molly da Warner, Melissa ficou famosa por fazer um personagem totalmente diferente no filme escrito e estrelado por Kristen Wiig (que também concorre ao prêmio de roteiro original). Na pele da sem frescuras Megan, a atriz roubou várias cenas de suas colegas de elenco. O filme foi a surpresa do ano e rendeu mais de 300 milhões de bilheteria e já tem uma continuação engatilhada - mas corre o boato que por problemas de cachê Wiig e parte do elenco não deve retornar o que deixaria o caminho livro para Melissa. Essa indicação veio mesmo a calhar para uma atriz de vários papéis em seriados e participações especiais em filmes como Plano B (2010) e A Vida de David Gale (2003)

Octavia Spencer (Histórias Cruzadas
Na ativa desde sua estreia como uma enfermeira de Tempo de Matar (1996), Spencer é conhecida pelo senso de humor entre seus colegas. Foi esse senso de humor que deu corpo e alma para a doméstica Minny Jackson que fala o que pensa (entre outras coisas) para se vingar do preconceito sentido na pele por conta de sua patroas. Pela atuação, Octavia já levou o Globo de Ouro para a casa e tornou-se a grande favorita da categoria no Oscar. Pelo visto as participações pequenas em filmes como Quero Ser John Malkovich (1999) e Sete Vidas (2008) ficarão definitivamente para trás!Com ou sem Oscar a atriz possui três filmes para estrear neste ano.

A ESQUECIDA: Shailene Woodley (Os Descendentes) 
Apesar de aparentar ser mais nova, Shailene completa 21 anos em novembro e tem no currículo várias participações em seriados americanos (especialmente em A Vida Secreta de Uma Adolescente Americana em exibição desde 2008), mas não foi dessa vez que Woodley recebeu sua indicação ao careca dourado. Mas pelo papel de filha adolescente rebelde de George Clooney em Os Descendentes a atriz concorreu ao prêmio do sindicato e ao Globo de Ouro.  Reconhecida como uma das melhores de sua geração, a primeira indicação de Woodley deve surgir em breve se permanecer tão dedicada aos seus papéis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário