quinta-feira, 9 de agosto de 2018

10+ : Robin Williams

Robin Williams nos deixou em 2014, mas seus vários trabalhos permanecem. Sua filmografia tem trabalhos e atuações para todos os gostos - e aqui eu destaco as dez interpretações favoritas deste ator americano que marcou época:

#10 "Gênio Indomável" de Gus Van Sant (1997)
Eu confesso, o filme que deu o Oscar de coadjuvante a Willians não é o meu trabalho favorito do ator. Aqui ele interpreta mais uma vez o mentor que ajuda o protagonista a superar os seus problemas - algo que já fez várias vezes, mas desta vez a Academia notou que ele realmente nasceu para este tipo de papel. 

#09 "Uma Babá Quase Perfeita" de Chris Columbus (1993)
Esqueça que o filme não convence de que um Robin disfarçado conseguiria enganar a esposa e os filhos que era uma babá exemplar.... mas o filme é divertido e Robin até que se saiu muito bem ao bancar uma senhora diante da câmera (uma boa mostra de sua habilidade corporal). 

#08 "Desconstruindo Harry" de Woody Allen (1997)
Robin foi responsável por um dos personagens mais geniais da filmografia de Allen: um ator que nunca consegue ter foco numa filmagem. A situação inusitada parece uma maldição e Robin consegue transparecer esta angústia  com maestria em um dos seus trabalhos mais interessantes. 

#07 "A Gaiola das Loucas" de Mike Nichols (1996)
É preciso ter coragem para aceitar embarcar na refilmagem de um clássico cultuado da comédia europeia. Sorte que além de coragem, Robin tem talento suficiente para fazer a versão americana de Armand um dos seus personagens mais carismáticos (e muito bem acompanhado por Nathan Lane). 

#06 "Sociedade dos Poetas Mortos" de Peter Weir (1989)
Sei que este é o filme favorito de Robin para muita gente. Com ele o ator conseguiu sua segunda indicação ao Oscar e satisfez muita gente que ainda duvidava de sua habilidade de fazer um papel sério. Ele era de fato o melhor ator para interpretar um professor fonte de inspiração. Carpe Diem! 

#05 "Bom Dia, Vietnã" de Barry Levinson (1987)
Pela história verídica de um radialista que procurava entreter as tropas americanas em meio à Guerra do Vietnã, Williams conquistou sua primeira indicação ao Oscar. Foi o trabalho ideal para utilizar seu carisma misturando drama e comédia - e a constroversa história de Adrian Cronauer comove até hoje. 

#04 "Moscou em Nova York" de Paul Mazursky (1984)
Robin foi indicado pela primeira vez ao Globo de Ouro por um papel no cinema pelo papel do russo Vladimir Ivanoff - que se muda para os Estados Unidos e percebe que se adaptar à Terra do Tio Sam será mais difícil do que imagina. Um ótimo filme que vale a pena ser redescoberto. 

#03 "Retratos de Uma Obsessão" de Mark Romanek (2002)
Na ótima estreia de Romanek nos cinemas, Robin interpreta um personagem sombrio: um atendente que desenvolve uma obsessão por uma família - o que revela cada vez mais sua estranha personalidade. A atuação intimista valeu uma indicação ao Critic's Choice Awards de melhor ator. 

# 02 "O Mundo Segundo Garp" de George Roy Hill (1982)
Ótimo filme baseado na obra de John Irving,! Foi o segundo longa de Robin nos cinemas (o primeiro foi o fiasco Popeye/1980) e lhe rendeu elogios por viver um personagem da adolescência até a vida adulta. Destaque para o elenco de apoio - com Glenn Close e John Lithgow (ambos indicados ao Oscar). 

#01 "Tempo de Despertar" de Penny Marshall (1990)
Desculpem quem curte Patch Adams/1998, mas o meu médico favorito interpretado pelo ator é o doutor Malcolm Sayer que ajuda um grupo de pessoas catatônicas a recuperarem os movimentos e o gosto pela vida. Filme emocionante que foi indicado a 3 Oscars (mas Robin ficou de fora). Filmão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário